You are on page 1of 38

EVOLUÇÃO DA

TECNOLOGIA
Disciplina: Introdução à Computação
Prof. Me. Renata Cristina Laranja Leite
Colaboração(Prof. MsC. Eliana Caus Sampaio)

Evolução Tecnológica dos Computadores
 Osdedos das mãos foram usados pelo homem para o
auxílio da contagem, dando origem à palavra
digital, pois dígito significa dedo na língua grega.
 Desde3000 a.C., houve um aperfeiçoamento dos
métodos de contagem, aparecimento assim o
ábaco, uma ferramenta capaz de auxiliar o
homem em cálculos aritméticos mais
complexos.

As Primeiras Máquinas
1642 – Na França Blaise Pascal construiu
sua primeira máquina de soma: a
Pascaline. Utilizava meios mecânicos,
através de engrenagens, para realizar
somas e apresentar resultados.
1671 - Gottfried Leibnitz aperfeiçoou a
máquina de Pascal para que pudesse
efetuar multiplicações através de somas
sucessivas.

. uma calculadora que usa uma engrenagem cilíndrica para pisar.As Primeiras Máquinas 1674 .Gottfried Leibniz constrói a "Calculadora de Pisar".

As Primeiras Máquinas 1801 – Jacquard construiu uma máquina de tecer com cartões perfurados. . introduzindo assim a ideia de programação.

A máquina se tornou a precursora dos computadores atuais. na Inglaterra. a máquina diferencial. Babage é hoje considerado o "pai da computação". a qual era baseada em automatização de operação e processo de cálculo. .As Primeiras Máquinas 1859 – Charles Babage inventou.

1a GERAÇÃO (a válvula)  1939 . princípio no qual se baseiam os computadores digitais. . Foi o primeiro a usar válvulas para circuitos lógicos e o primeiro a ter memória para armazenar dados.ABC (Atanasoff Berry Computer).

 Integrava conceitos de computadores digitais e analógicos.5 m de altura e 18 m de comprimento.  Uma calculadora eletromecânica muito grande. pois tinha sistema eletrônico e mecânico na mesma máquina. .  Foi considerado o primeiro projeto de computador. durante a II Guerra Mundial. media 2.  Utilizava muitas válvulas. construiu outras versões deste computador (Mark II a Mark IV).O Mark I foi criado entre 1937 e 1944.  Com o apoio da IBM e da Marinha dos Estados Unidos.1a GERAÇÃO (a válvula)  1944 . as operações internas eram controladas por relés e os cálculos eram realizados mecanicamente.

1a GERAÇÃO (a válvula) – Mark I .

 A entrada de dados baseada na tecnologia de cartões perfurados .  A programação era feita através de fios com pinos (como um painel de telefonista) e os dados eram armazenados na memória do computador. Sua memória podia registrar até 20 números de 10 dígitos cada.  Possuía 18. tinham um tempo de resposta lento e consumiam muita energia.ENIAC  1946 – o ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Calculator)  é considerado o primeiro computador eletrônico digital.1a GERAÇÃO (a válvula) . pesava 30 toneladas e ocupava 180 m2.000 válvulas.

1a GERAÇÃO (a válvula) .  Permaneceu operacional por mais de 10 anos. .ENIAC  Programas eram modificados através de reconfigurações no circuito.

os conceitos de programa e operações com números binários.  Os programas eram introduzidos através de cartões perfurados como se fazia com os dados. Os programas para os computadores eram feitos através de modificações nos circuitos.1a GERAÇÃO (a válvula)  John Von Neuman  Introduziu o conceito de programa armazenado.  Foi consultor no projeto ENIAC e conhecia os problemas da programação destas máquinas. .  Desenvolveu a lógica dos circuitos.

 Juntamente com o ENIAC. o IBM 650 (o 1º computador da IBM).. . para o IBGE. ainda com válvulas. impressoras.1a GERAÇÃO (a válvula)  O novo conceito de programação deu origem a outros projetos. e o UNIVAC (Universal Automatic Computer). como o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer).. ocorreu o desenvolvimento na área de periféricos de computador tais como as unidades de fita magnética. que foi o 1º computador a ser fabricado em linha.   Em 1961 chegou o primeiro computador no Brasil: um UNIVAC 1105. etc.

1a GERAÇÃO (a válvula) EDVAC UNIVAC .

1a GERAÇÃO (a válvula) BRASIL .

o transistor pode controlar a corrente que flui. sem a necessidade que as válvulas tinham de vácuo.2a GERAÇÃO (o transistor)  Por ser composto de um semicondutor. consumiam pouca energia.  Bem menores que as válvulas. eram mais rápidos e mais confiáveis que as válvulas e tendo vida longa. os transistores não aqueciam. .

2ª GERAÇÃO (o transistor)  1960 – A DEC introduz o PDP-1. Algol e Fortran). a fita magnética e os tambores magnéticos começaram a ser utilizados como memória. o primeiro computador comercial com monitor e teclado  Começaram como as linguagens de montagem (assembly) e algumas das chamadas de alta nível (Cobol.  A entrada de dados continuava sendo realizada através de cartões perfurados. .  Os núcleos de ferrite.

2ª GERAÇÃO (o transistor) PDP-1 .

A IBM anuncia o System/360.  A tecnologia dos CI tornou as máquinas mais robustas ao mesmo tempo que diminuía de tamanho e tornava- as mais baratas. .  1964 .3a GERAÇÃO (o circuito integrado)  São componentes desenvolvidos em uma pastilha de silício agrupando as funções de vários transistores.

 Passaram a se utilizar as memórias de semicondutores e os discos magnéticos. foram lançadas máquinas de menores dimensões e custos. com o nome de minicomputadores.  A linguagem COBOL surgiu como a grande vedete na programação de sistemas comercias.  Apareceram os primeiros discos magnéticos utilizados como dispositivos de memória auxiliar.3a GERAÇÃO (o circuito integrado)  Em 1966. . tornando o computador acessível às universidades. fábricas e empresas de médio porte e iniciando sua popularização.  O teclado substituiu as velhas perfuradoras de cartões na entrada de dados.

o PDP- 8. estes foram os primeiros computadores a utilizar um barramento único bidirecional para a interligação dos periféricos. permitia que agentes de viagens em qualquer lugar possam fazer reservas de linhas aéreas.O projeto Sabre de 7 anos da IBM.   1970 . .DEC cria o primeiro minicomputador.O drive de disquete foi criado.   1965 .3a GERAÇÃO (o circuito integrado)  1964 . memória e processador.

Válvula – Transistores – Circuitos Integrados .

 A tecnologia é a LSI (Large Scale of Integration) que permitiu a fabricação de microcomputadores e computadores pessoais e computadores compactos. que consiste na inclusão de toda a CPU de um computador em único circuito integrado.4a GERAÇÃO (O Chip)  Em 1971 aparece o microprocessador. .

.4a GERAÇÃO (O Chip)  A velocidade e capacidade de armazenamento cresceram de forma exponencial. É o início da utilização do disquete (floppy disk) como unidade de armazenamento.

"o computador em um chip".4a GERAÇÃO (O Chip)  1971 . Este processador destinava-se principalmente ao uso em calculadoras eletrônicas.Desenvolveram o microprocessador Intel 4004 .  .

4a GERAÇÃO (O Chip)  1972 foi lançado o primeiro microprocessador de 8 bits. o 8008. . que permitiu o processamento de dados em 8 bits. com agilização do processamento.

o 1º computador pessoal foi introduzido no mercado: o MITS Altair 8800. Foi um sucesso.4a GERAÇÃO (O Chip)  1976 . construído com o microprocessador Intel 8080. .

como o sistema operacional para seu novo PC.A IBM escolhe o PC-DOS.4a GERAÇÃO (O Chip)  1980 . da recém criada Microsoft. Este chip havia sido desenvolvido três anos antes pela Intel (1979). de 16 bits.a IBM anunciou seu 1º Computador Pessoal.77 MHz. . e freqüência de 4. o IBM PC. baseado no microprocessador 8088.  1981 .

O CD-ROM. baseado no microprocessador 80286.Com o desenvolvimento do Windows 1. a IBM lançou o microprocessador PC AT286. introduzido pela Sony e Philips. provê maior capacidade de armazenamento para dados digitais. a Microsoft traz as características do Macintosh para os computadores DOS compatíveis. desenvolvido pela Intel 2 anos antes.  1985 . .  1984 . 16 bits.4a GERAÇÃO (O Chip)  Em 1984.0.

4a GERAÇÃO (O Chip)  Em 1986. e 25 MHz. . de 32 bits. a Compaq lançou o 1º PC baseado no processador 80386DX.

5a GERAÇÃO (o RISC)  CISC (Computação por Conjunto de Instruções Complexas – Complex Instruction set Computing) e já vinha atingindo seus limites máximos de performance.  .  Surge na década de 80 a tecnologia RISC (Computação por Conjunto de Instruções Reduzidas – Reduce Instruction Set Computing )  Maior velocidade de processamento ao reduzir ao mínimo o número de instruções executadas pelo processador.

5a GERAÇÃO (o RISC)  No final da década de 80 as grandes empresas testavam seus primeiros processadores RISC.  Em 1989 a Intel lançou o multitarefa 80486DX. com 1.200. . que tinha a novidade de um co-processador matemático embutido nele.000 transistores.

 DEC produziu o multitarefa.  Em 1994  a Intel ampliou sua família de processadores lançando os multitarefas de 64 bits Pentium de 90 e 100.5a GERAÇÃO (o RISC)  Em 1993  Intel lançou o processador multitarefa Pentium de 64 bits.000.  No mesmo ano a AMD lançava o Am486 com 1.000 de transistores.   .

. mas não consegui fazer frente aos Pentium da Intel. que lançou em 1995 o processador Pentium Pro.5a GERAÇÃO (o RISC)  Em 1995  a Cyrix lançou o processador 6x86 visando recuperar parte do mercado perdido com o 5x86. de 5. que havia sido apresentado em 1994.5 milhões de transistores.

.  maior capacidade de memória.  menor dimensão física. A cada geração há uma procura por :  maior velocidade de processamento.RESUMO  A geração é o resultado da tecnologia aplicada na área de eletrônica.  menor custo.

.

. Vamos assistir um vídeo.

 Até a próxima aula!!! .