Diagnóstico Psicopedagógico

 As provas projetivas psicopedagógicas foram organizadas pelo professor Jorge Visca e. . para a compreensão de variáveis emocionais que condicionam. dentre outros. de forma positiva ou negativa a aprendizagem. são recursos. segundo ele.

Aparecem aqui. . manifestações inconscientes com marcas deixadas pelas vivências dos sujeitos. através de estímulo. Através das provas projetivas pretende-se que haja a manifestação do inconsciente. sem medos ou repressões.

 Avaliar a capacidade do pensamento para construir. Verificar as significações do ato de aprender e as relações vinculares que se formam com o conhecimento e as figuras ensinantes. no relato ou no desenho. . uma organização que veicule e elabore a emoção.

e as que provocam uma escolha de objeto. As provas projetivas mais comuns são: as que solicitam desenho. as que demandam relato inspirado em lâmina ou nos relatos inclusos. .

 Investigar em que etapa do desenvolvimento o sujeito se encontra.  Interpretar as características apresentadas nos desenhos. Avaliar os recursos simbólicos do sujeito.  Mensurar o desenvolvimento cognitivo não- verbal. .

.

. 4ª série. 7 anos. 10 anos. próximo ao nível na média para sua idade. D. sexo C. 1ª série. masculino. falta 75% para Percentil 94. sexo feminino.M.J. superior.. Percentil 24..R. está desenvolvimento.B. finalizando o finalizar o desenvolvimento.

Várias crianças que sofreram abusos sexuais fizeram desenhos acompanhados por especialistas. que interpretaram as imagens. “Os monstros da minha casa“ foi uma exibição que aconteceu em Outubro de 2010. . na Espanha.

Ele desenhou o pai como um demônio em um bar. bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. que conseguiu fazer ele se recuperar bem. sente raiva quando mencionam o pai perto dele. e agora mora com a mãe. Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. F. .

 Ela desenhou a posição que tinha que ficar quando o seu pai abusava dela. .

. permite investigar a estrutura de personalidade da criança. É composto por algumas lâminas com figuras diversas que. as defesas e o modo dinâmico de reagir e enfrentar os problemas. através dos relatos da interpretação das histórias narradas.

. O relato é uma projeção que denuncia o vínculo de aprendizagem do conteúdo apresentado e a sua relação com o desenho.

 Possui aplicação em diagnóstico clínico.  Procedimentos. Teste projetivo que tem como instruções pedir que a criança faça três escolhas e três rejeições com suas respectivas explicações. permitindo a identificação de elementos básicos da personalidade. .

ao mesmo tempo desejado. . desde que possa negar que lhe agrada. Os objetos nos quais o sujeito não quer se transformar podem ser entendidos como aquilo que o indivíduo tem maior deficiência. portanto. Dessa forma o sujeito pode entrar em contato falando e conhecendo os objetos citados os quais repudia.

 3) Perturbações de identidade e negação. organização e integração da fantasia. 1) Recursos simbólicos utilizados para representação.  2) Modalidade do inventário. .

. Tree.  HTP (House. Person).  O Desenho da Família. O Desenho do Par Educativo.

Esse trabalho contribui para diagnósticos mais precisos e com um olhar clínico de melhor qualidade. .  A Psicopedagogia se apropria desse mecanismo como auxílio para identificar a modalidade de aprendizagem ou os problemas que impedem que ela aconteça. Os testes projetivos são instrumentos usados com a finalidade de proporcionar um meio de avaliar as crianças através de conteúdos que estão presentes em seu inconsciente.