TRABALHO DE

FILOSOFIA

Mitologi
a

ou seja. Poderiam. Mitologia egípcia No Egito e seguiam uma Antigo. As cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor. por exemplo. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. estar presente em vários locais ao mesmo tempo. as pessoas religião politeísta. que recebia oferendas e pedidos da . assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. acreditavam religião em vários deuses.

. Ao nascer. Enquanto Nut se tornava o céu que cobre o mundo. E Shu permaneceu entre os filhos. representando o ar que as pessoas respiram. Este empurrou Nut para cima e pressionou Geb para baixo. O Mito da Criação Os primeiros filhos de Rá foram Shu (deus do ar) e Tefnut (deusa da umidade). formando outro casal. os netos de Rá se juntaram num abraço. Geb virou a terra em que vivemos.  Rá não gostou muito desta história e ordenou a Shu que ele separasse os filhos. os irmãos formaram uma casal e tiveram como filhos Geb (deus da terra) e Nut (deusa dos céus). Como é comum nesta mitologia.

Rá – o deus Egípcio dodeus Sol. sendo do Rá (do português Ré) é a principal divindade da Sol religião egípcia. O culto ao deus Sol foi muito próspero no Egito. em função da luz no cultivo dos alimentos. e. os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância. sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. . As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza.

OSÍ Descendente direto RIs de Rá (o deus da criação). . Osíris virou o deus supremo e o juiz do mundo dos mortos. Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Isso até ser assassinado por seu irmão Seth. A partir daí. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro faraó do Egito.

O rio Nilo nasceu das lágrimas que ela derramou quando Osíris morreu. protetora e S piedosa. ÍSI Dona de poderes mágicos. . a irmã- esposa de Osíris era muito popular – foi a última divindade egípcia a ser adorada na Europa antes da chegada do cristianismo.

direto do “Além”. HÓ RU Filho de Osíris e Ísis. tem cabeça de falcão S e é o protetor dos faraós e das famílias. Quando perdeu o pai. . lutou contra Set pelo trono de principal deus do Egito. os demais deuses aclamaram Hórus como líder supremo. Após intervenção de Osíris.

mas perdeu a supremacia do Egito para o sobrinho Hórus. Matou o irmão. Osíris. Tem a forma do porco- formigueiro – animal raro da África. Se O deus do caos é th o responsável pelas guerras e pela escuridão. .

Os aprovados viveriam para sempre em um paraíso similar a terra na companhia dos deuses. o morto era encaminhado para um julgamento final perante Osíris. Nessa conversa. Osíris podia até aliviar a punição de quem tivesse o coração reprovado na balança.  Após ter o coração pesado. que o questionava sobre diversas passagens da vida. Án Toda pessoa ao morrer era recebida ubi pelo deus Ánubis. Ele tinha a missão de pesar o coração dos mortos em uma s balança. Os reprovados eram . uma espécia de avaliação de como a pessoa havia se comportado em vida.

quando o coração dos mortos era pesado. Sua forma incorporava três dos animais mais temidos do antigo Egito: cabeça de crocodilo. Devoradora dos Mortos. Se o morto tivesse levado uma vida má e não estivesse em condições de sobreviver no outro mundo. ela comia seu coração. daí vinha seu título. na entrada do t outro mundo. corpo de leão e quarto . Am A deusa Ammut ficava ao mu lado da balança.

Após o processo ser concluído são chamadas de múmias. os corpos são colocados em sarcófagos e envoltos por faixas de algodão ou linho. dificultando assim a sua decomposição. além do cérebro do cadáver. Após 40 dias o corpo era lavado com água . Mumi A Mumificação é uma forma ficaçã de preservar o corpo utilizada egípcios em que o os passa-se por um processo em que retiram-se principais órgãos. Geralmente.

com www.c om mitologia.br www.britannica. com.freevar. com.info escola.suapesquisa .espiritualis mo.todamateria.br www.infoescola. Fon tes www.

Créditos Marcos Teixeira Felipe Nº: 16 3º ano B Raf .