You are on page 1of 24

CAP.

1 “E TUDO COMEÇA A
PARTIR DE UM PONTO”
ARTES - 7º ANO

PROFESSOR: BRUNO CARNEIRO DE ALMEIDA

Pontilhismo- Neo-Impressionismo
ou Divisionismo

com pintores como Georges Seurat e Paul Signac. É uma pintura técnica que consiste na colocação de pontos coloridos muito próximos uns dos outros em vez de fazer a mistura das cores na paleta. no século XIX. . Também ficou conhecido como Neo-Impressionismo ou Divisionismo.O Pontilhismo surgiu na França. seus principais teóricos.

. na análise da luz e da cor.As bases do Pontilhismo encontram-se tanto nas ideias de vários físicos do fim do século XIX. como na Psicologia e na filosofia da visão. entre os quais Hermann Von Helmholtz. Sua característica central é a decomposição tonal mediante minúsculas pinceladas nitidamente separadas. e na influência da própria pintura Impressionista.

.

.

.

vistos à distância.Pontos de cores distintos somam-se numa outra cor visível pelo fenômeno óptico. amarelo e preto) a impressora faz uma infinidade de outras cores apenas por aproximação desses pontos que. ciano. possibilitam vermos cores diferentes. Com apenas quatro cores (magenta. semelhantes aos que temos hoje em dia em nossas impressoras em jato de tinta. Essa técnica possibilitou a invenção dos pontos de impressão. .

.

.

Paul Signac P A U L S I G N A C .

PAUL S I G N A C .

Suas composições eram altamente formalizadas. .O pontilhismo possuía um rigor formal e controle das emoções. Diferença entre Pontilhismo e o Impressionismo: mais técnico e menos espontâneo. com pinceladas calculadas para melhor atingir os efeitos cromáticos pretendidos e poses calculadas.

. Esse movimento exerceu grande influência sobre os artistas modernistas do século XX. Artistas como Picasso e Braque foram impressionados pelos trabalhos de George Seraut.

ajuda a entender o pontilhismo de Seurat e como funcionam os pixels em uma câmera digital. Imagine que cada copo de café com leite é um ponto de impressão ou um pixel. .Uma obra de arte contemporânea. Um exemplo é uma Mona Lisa feita com copos de café com leite. bem curiosa.

Mona Lisa feita de copos de café com leite Foram utilizados 3. Seurat faleceu em 1891 sem que tivesse qualquer noção das conseqüências de seus estudos na arte gráfica do século XX. .como no pontilhismo e nos pixels. na invenção da televisão e da imagem digital. Em quantidades diferentes para criar tons e semitons.604 copos de café com leite.

.

.

.

.

Topiarias inspiradas no pontilhismo. .