Ciências da Natureza e suas

Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 8º Ano
A organização do corpo humano, enfatizando
a célula como a unidade básica de sua organização

Ciências- 8º Ano do Ensino Fundamental
A organização do corpo humano, enfatizando a célula
como a unidade básica de sua organização

A ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO, ENFATIZANDO A
CÉLULA COMO A UNIDADE BÁSICA DE SUA ORGANIZAÇÃO

Imagem: Animal cell structure pt/ Mariana Ruiz/ Public Domain

Ciências- 8º Ano do Ensino Fundamental
A organização do corpo humano, enfatizando a célula
como a unidade básica de sua organização

PARA INÍCIO DE CONVERSA......

A Terra abriga mais de 6 milhões de seres humanos. Cada pessoa é um ser único,
diferente de todos ou outros seres em muitos aspectos, como é o caso da
aparência externa. Mas o corpo humano é formado basicamente pelas mesmas
estruturas e somos todos influenciados pelo ambiente em que vivemos.

Imagem: The Earth seen from Apollo 17/ NASA/ Public Domain

8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. Ele é mais que uma caixa em que são abrigados as emoções e pensamentos. Ele reflete a história de vida da pessoa e desenvolve-se sofrendo influências.Ciências. O corpo humano é mais complexo e mais amplo que nosso organismo. RELAÇÕES MEIOS SOCIAL CULTURA AFETIVAS . enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização DESTAQUE • Outro ponto importante é que não somos apenas um conjunto de estruturas biológicas que funcionam de maneira integrada.

Algumas células migraram. Cada uma dessas células Imagem: Sperm-egg/ Unknown/ Public Domain repetiu a divisão. quando houve o encontro entre o espermatozoide e o óvulo era apenas uma. de acordo com a forma que assumiram e as funções que iriam desempenhar. 1-O que aconteceu com essa célula? A primeira célula de seu corpo. célula ovo ou zigoto. foram constituindo os tecidos. as sobreviventes continuaram a se dividir.Ciências. sofreu uma divisão e se transformou em duas células-filhas. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização PARA REFLETIR : De onde vieram todas as células de seu corpo? Hoje são trilhões. Um dia. . outras morreram. e as células seguintes continuaram a fazê-lo. e assim.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

Ciências. que se encontram associadas no organismo formando os órgãos.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. NIAID. todas com organização semelhante. (b) Sedimented red blood cells/ MDougM/ Public Domain . Há muitos tipos diferentes de células. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização O ser humano tem seu corpo composto por um número muito grande de células. NIH/ Public Domain. Analisando o formato das células: as células representadas nas figuras têm o mesmo formato? Será que o formato da célula está relacionado à função que ela exerce no corpo do ser vivo? Há semelhanças entre essas células? (a) (b) Imagem: (a) EscherichiaColi NIAID/ Rocky Mountain Laboratories.

Ciências.Para que possuímos tantos órgãos? CURIOSIDADE : organismos como as esponjas do mar.No interior do útero materno.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. discuta as questões abaixo e anote-as no seu caderno. 1. 2. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização PENSANDO SOBRE O ASSUNTO: • Reunido com seu grupo. que chegam a atingir mais de 1 metro. não o possuem. inicia-se a Imagem: Andrew c / Public Domain formação de nossos órgãos e sistemas. Quais são as vantagens do desenvolvimento dos diversos órgãos de nosso corpo? . Observe a imagem e faça uma legenda para cada uma delas.

8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.Ciências. complexo golgiense. . retículo endoplasmático e ribossomos são comuns para os dois tipos de células. da célula animal por apresentar parede celular e cloroplastos. fundamentalmente. (b) Plant cell structure pt/ LadyofHats/ Eucarionte/ Mariana Ruiz LadyofHats/ Public Imagens da esquerda para direita: (a) Célula Public Domain DIFERENÇA ENTRE A CÉLULA ANIMAL E VEGETAL A célula vegetal distingue-se. Mitocôndrias. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL Domain.

(b) Phylogenetic tree/ Eric Gaba/ Public Domain . são pluricelulares. são unicelulares.em/ Mariana Ruiz Villarreal. Imagens da esquerda para direita: (a) Average prokaryote cell. LadyofHats/ Public Domain.Ciências. As plantas e os animais são constituídos de numerosas células.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. Há seres vivos que apresentam uma só célula. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização CONCEITO DE CÉLULA::a célula é a unidade básica dos seres vivos. É o caso dos seres pertencentes aos reinos Monera e Protista.

Os produtos de proteção solar utilizados pela população brasileira ganharam novas regras para garantir a proteção da pele dos usuários. até então. . A partir de agora fica estabelecida uma metodologia específica para a comprovação contra raios UVA. proteção contra os raios UVA.gov. Uma das principais mudanças é que o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS) vai aumentar de 2 para 6. já o fator de proteção UVA mede a . enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TEXTO INFORMATIVO Uso de protetor solar passa a ter novas regras Terça.br/portalsaude/noticia/5440/162/uso-de-protetor-solar-passa-a-ter-novas-regras.saude. que.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. 05 de junho de 2012 22:20 Administrador A resolução publicada nesta segunda-feira (4) pela Anvisa.Ciências. também aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Para tais comprovações.1/3 do valor do FPS declarado. Fonte: http://portalsaude.no mínimo . e a proteção contra os raios UVA terá que ser .html Acesso em 15/07/2012. O FPS mede a proteção contra os raios UVB. as metodologias aceitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram atualizadas. não estava definida.

tumores malignos que podem surgir da intensa exposição aos raios ultravioletas do sol. 2-Imagine que você tivesse que criar uma campanha para alertar a população a respeito do câncer de pele. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização Baseado no texto: Bronzeamento artificial.Pesquise a respeito dos melanomas. Com seu grupo de estudo.Ciências. organizando os resultados para serem afixados em um mural na sala de aula: 1.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. responda às questões propostas em grupo. faça um folheto que oriente as pessoas a respeito da prevenção contra os banhos de sol em horários impróprios ou mesmo contra o bronzeamento artificial Imagem: Sunscreen lotion/ Stilfehler/ GNU Free Documentation License .

Ciências. distinguem-se quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial. No organismo humano. Esse material é abundante em alguns tecidos. tecido conjuntivo. tecido muscular e tecido nervoso. por material extracelular (b) Tejidos conjuntivos 2/ PePeEfe/ Public Domain produzidos por elas. Os tecidos são formados por células e também Imagens de cima para baixo: (a) Tejidos conjuntivos 1/ PePeEfe/ Public Domain. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização DEFINIÇÃO DE TECIDO Um grupo de células diferenciadas e dotadas de propriedades semelhantes constituem os tecidos. . mas chega a ser praticamente inexistente em outros.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO ADIPOSO É formado por células que armazenam gordura.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. Atua como reserva de energia. Imagem: Yellow adipose tissue in paraffin section .Ciências. uma vez que a gordura armazenada pode ser usada pelo organismo com fonte de energia.lipids washed out/ Reytan/ GNU Free Documentation License .

Sua substância intercelular. dura e resistente. GNU Free Documentation License chamada matriz óssea. é sólida.Ciências. .ground cross section/ Reytan/ nosso corpo.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO ÓSSEO Um dos tecidos que formam o esqueleto de Imagem: Compact bone .

mergulhadas num líquido viscoso.Ciências. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO CARTILAGINOSO Constitui a cartilagem e está presente em várias partes de nosso corpo: no nariz. Imagem: Cartilage/ Tvtb/ GNU Free Documentation License .8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. na orelha e na traqueia. Ajuda a dar forma e sustentação a essas estruturas. Apresenta células ovaladas.

8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO EPITELIAL •Pode ser encontrado fazendo o revestimento interno e externo de órgãos formando as glândulas. Todas as células que agrupam sem deixar espaços entre si como função de revestir o corpo e os órgãos. interna e externamente. constituem o tecido epitelial.Ciências. Imagem: Skinlayers/ Serephine/ Public Domain Imagem: PLANO E NO Q/ Soleil/ GNU Free Documentation License .

Imagem: Fibrous catilage/ Netha Hussain/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO CONJUNTIVO É o mais abundante no organismo. A substância extracelular é constituída de duas partes: as fibras do tecido conjuntivo e a matriz extracelular.Ciências.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. Suas células encontram-se separadas uma das outras por material intercelular sintetizado por elas.0 Unported . A riqueza em material intercelular é uma das mais importantes características desse tipo de tecido. também chamada substância fundamental.

cross section. . Essa capacidade proporciona os movimentos do corpo.Ciências. nerve bundle/ Reytan/ GNU Free Documentation License É formado por células alongadas com capacidade de contração e subsequente relaxamento. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO MUSCULAR Imagem: Skeletal muscle .8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

Além deles. o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células.Ciências. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização TECIDO NERVOSO As células do tecido nervoso são denominadas neurônios. . Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. cuja função é nutrir. como as células da glia. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o Imagem: Peripheral nerve. cross section/ Reytan/ GNU Free Documentation License cérebro e a medula espinhal. sustentar e proteger os neurônios. que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

Imagem: Complete neuron cell diagram pt/ Mariana Ruiz LadyofHats/ Public Domain . enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização CÉLULA DO TECIDO NERVOSO Os neurônios são células com prolongamentos especializadas em receber. .Ciências. gerar e transmitir os impulsos nervosos.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

O estômago.Ciências. Nele podemos reconhecer presença do tecido epitelial e do muscular. é um órgão do corpo humano. entre outros. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização ÓRGÃOS Os tecidos também se agrupam em nosso organismo.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. por exemplo. Um agrupamento de tecidos que interage forma um órgão. Imagem: Gray498/ Pngbot/ Public Domain .

8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. Imagem: Abdomen between pages 4 and 5/ H.Ciências. Public Domain . Esse conjunto de órgãos associados forma um sistema. Dixon.M. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização SISTEMAS Vários órgãos interagem no corpo humano. desempenhando determinada função no organismo.

.Ciências. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização DA CÉLUA AO ORGANISMO Conjunto de sistema que funciona. para manter a sobrevivência do organismo.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. plate 1-143/ Brian Boru/ Public Domain harmonicamente. Imagem: Encyclopédie de Diderot.

Ciências. Comunidades Populações Indivíduos Órgãos Células Moléculas . enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização DO ORGANISMO À BIOSFERA Biosfera Biomas Paisagens A união de todos os sistemas Ecossistemas forma o organismo.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

• D.referem-se ao sistema nervoso e a glândulas endócrinas.relacionam-se com a conservação da espécie.Ciências. a circulação.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. .Reprodução .compreendem a locomoção. • B. a respiração.Relação. os sentidos e a fonação. • C-Coordenação . a excreção e a defesa do organismo.Nutrição -incluem a digestão. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização FUNÇÕES NO ORGANISMO • Os sistemas exercem funções específicas que podem ser reunidas em 4 tipos: • A.

/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported . é possível identificar diferentes níveis de organização que atuam nos processos vitais. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização RESUMINDO • No nosso corpo.Ciências.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.B. Podemos resumir essa organização por meio do seguinte esquema: Células -------> a tecidos -------> a órgãos -------> a sistemas -------> a organismo Imagem: Anatomical Levels of Organization/ Jill D.

3) Combinar a escala a ser seguida por todos.Aprimorar o trabalho por meio de uma escala. . 2) Conversar com os alunos sobre a necessidade de se utilizar uma escala para representação. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização ATIVIDADE EM GRUPO COM OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Objetivos -Identificar os níveis de organização dos seres vivos. iniciando pelo átomo e chegando ao organismo humano. Estratégias 1) Informar os alunos sobre os níveis de organização. -Desenvolver o trabalho em equipe. régua. diferentes papéis. . cola.Ciências. Materiais: cartolina.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

a molécula e uma organela presente na célula animal.desenhar a célula eucariótica animal. -tecido : 24 centímetros. -órgãos : 48 centímetros. .8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. -sistema : 96 centímetros. com diferentes organelas em seu interior.desenhar o corpo humano.desenhar um tecido e um órgão correspondente. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização SUGESTÕES DE MEDIÇÃO -átomo : um centímetro. 5) Numerar os grupos e orientá-los.desenhar o sistema relacionado ao órgão anterior. Grupo 2. 4) Solicitar que os alunos se organizem em grupos com quatro integrantes. Grupo 4. -molécula: três centímetros. conforme sugestões que seguem : Grupo 1. Grupo 3. -organelas: seis centímetros. -célula : doze centímetros. -organismo :192 centímetros.Desenhar o átomo. Grupo 5.Ciências.

Acesso em 07-07-12 .Em cada figura.com. a fim de possibilitar a retirada ou acréscimo de níveis durante a explicação.Ciências. poderá ser colocada uma fita adesiva.br/planos-aula/níveis -organização-seres vivos. Fonte: http://educacão. DICA: .jhtm .uol.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano. A representação poderá ser ampliada até a biosfera. utilizando os desenhos elaborados. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização 6) Discutir com os alunos os níveis de organização.

Ciências e Interação: 8º ano. Carlos .Ciências.2006. São Paulo: FTD. Curitiba: Positivo.  GOWDAK.Demétrio. Ciências: Novo Pensar: 8º ano. ROBERTO. Ciências: O corpo Humano: 8º Ano.2006. 2006. Eduardo. São Paulo: Ática. . Alice. enfatizando a célula como a unidade básica de sua organização REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  BARROS. MARTINS. wilson.  COSTA.8º Ano do Ensino Fundamental A organização do corpo humano.

wikimedia.svg 8a Célula Eucarionte/ Mariana Ruiz LadyofHats/ http://commons.org/wiki/File:Sperm.wikimedia.wikimedia.svg . NIH/ Public Domain Coli_NIAID.wikimedia.gif 9a Average prokaryote cell.org/wiki/File:The_Earth_ 10/09/2012 Domain seen_from_Apollo_17.wikimedia.org/wiki/File:Average_pr 11/09/2012 Villarreal.jpg 6b Sedimented red blood cells/ MDougM/ Public http://commons.svg 3 The Earth seen from Apollo 17/ NASA/ Public http://commons.org/wiki/File:Animal_cell 10/09/2012 Domain _structure_pt.org/wiki/File:C%C3%A9lu 11/09/2012 Public Domain la_Eucarionte.org/wiki/File:Plant_cell_s 11/09/2012 Domain tructure_pt. LadyofHats/ Public Domain okaryote_cell-_en.wikimedia.jpg 5 Sperm-egg/ Unknown/ Public Domain http://commons.wikimedia.svg 9b Phylogenetic tree/ Eric Gaba/ Public Domain http://commons.org/wiki/File:Escherichia 10/09/2012 Laboratories.org/wiki/File:Phylogeneti 11/09/2012 c_tree.em/ Mariana Ruiz http://commons. NIAID.wikimedia. 10/09/2012 egg.wikimedia.jpg 7 Andrew c / Public Domain http://commons.org/wiki/File:Sedimented 10/09/2012 Domain _red_blood_cells.JPG 8b Plant cell structure pt/ LadyofHats/ Public http://commons.wikimedia.jpg 6a EscherichiaColi NIAID/ Rocky Mountain http://commons. Tabela de Imagens n° do direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do slide Acesso 2 Animal cell structure pt/ Mariana Ruiz/ Public http://commons.org/wiki/File:Fetus_prop 09/11/2012 osal.

png 13 Yellow adipose tissue in paraffin section .jpg 12a Tejidos conjuntivos 1/ PePeEfe/ Public http://commons.wikimedia.j 11/09/2012 License pg?uselang=de 16a Skinlayers/ Serephine/ Public Domain http://commons.0 tilage.org/wiki/File:PLANO_E_ 11/09/2012 Documentation License NO_Q.org/wiki/File:Yellow_adi 11/09/2012 lipids washed out/ Reytan/ GNU Free pose_tissue_in_paraffin_section_- Documentation License _lipids_washed_out.jpg Unported .png 12b Tejidos conjuntivos 2/ PePeEfe/ Public http://commons.org/wiki/File:Compact_ 11/09/2012 Reytan/ GNU Free Documentation License bone_-_ground_cross_section. Tabela de Imagens n° do direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do slide Acesso 11 Sunscreen lotion/ Stilfehler/ GNU Free http://commons.wikimedia.wikimedia.wikimedia.org/wiki/File:Skinlayers.wikimedia.org/wiki/File:Tejidos_co 11/09/2012 Domain njuntivos_1.ground cross section/ http://commons.jpg 17 Fibrous catilage/ Netha Hussain/ Creative http://commons. 11/09/2012 png 16b PLANO E NO Q/ Soleil/ GNU Free http://commons.jpg 14 Compact bone .wikimedia.org/wiki/File:Sunscreen 11/09/2012 Documentation License _lotion.wikimedia.wikimedia.org/wiki/File:Fibrous_ca 11/09/2012 Commons Attribution-Share Alike 3.org/wiki/File:Tejidos_co 11/09/2012 Domain njuntivos_2.wikimedia.org/wiki/File:Cartilage. http://commons.jpg 15 Cartilage/ Tvtb/ GNU Free Documentation http://commons.

0 Unported ._cross_section.org/wiki/File:Gray498.pn 11/09/2012 g 22 Abdomen between pages 4 and 5/ H. Tabela de Imagens n° do direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do slide Acesso 18 Skeletal muscle .wikimedia.wikimedia.jpg Alike 3.org/wiki/File:Encyclop%C 11/09/2012 Boru/ Public Domain 3%A9die_de_Diderot.wikimedia.org/wiki/File:NiveauOrga 11/09/2012 Lamiot/ Creative Commons Attribution-Share nisationInt%C3%A9grationVivant. plate 1-143/ Brian http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Skeletal_ 11/09/2012 Reytan/ GNU Free Documentation License muscle_- _cross_section.wikimedia.org/wiki/File:Abdomen_ 11/09/2012 Dixon.jpg?uselang=it 19 Peripheral nerve./ http://commons._nerve_bundle.jpg 20 Complete neuron cell diagram pt/ Mariana http://commons.jpg 23 Encyclopédie de Diderot.wikimedia.jpg 24 NiveauOrganisationIntégrationVivant/ http://commons.0 Unported 26 Anatomical Levels of Organization/ Jill D.JPG 3. cross section/ Reytan/ GNU http://commons.svg 21 Gray498/ Pngbot/ Public Domain http://commons.B.org/wiki/File:Complete_n 11/09/2012 Ruiz LadyofHats/ Public Domain euron_cell_diagram_pt. http://commons.org/wiki/File:Peripheral_ 11/09/2012 Free Documentation License nerve. nerve bundle/ http://commons.cross section.wikimedia.M._plate_1-143. Public Domain between_pages_4_and_5.wikimedia.org/wiki/File:Anatomical 11/09/2012 Creative Commons Attribution-Share Alike _Levels_of_Organization.