Ps.

Antony Cueva Arroyo

PORTUGUÉS INTERMEDIO I

L/O/G/O

. É o temor ou aversão exagerada ante situações objectos. animais FOBIA ou lugares.

Síntomas Ansiedade Batimento cardíaco acelerado Ondas de calor ou de frio Engasgo. desmaio Necessidade de fugir da situação Ataque de pánico . sensação de sufocamento Tremores Tontura.

onde o indivíduo não possa retirar.se de uma forma fácil ou despercebida . Os três tipos de fobia Agorafobia Medo de estar em lugares públicos concorridos.

ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público. Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a Fobia Social observação dos outros. .

cobras. etc. contrair uma doença. Fobias simples em 5 tipos: •Animais (aranhas. etc. etc. etc.) . andar de avião.) •Outros tipos (medo de vomitar. sapos. terremotos. andar de elevador.) •Aspectos do ambiente natural (trovoadas. Medo circunscrito diante Fobias Simples objectos ou situações concretas.) •Sangue injecções ou feridas •Situações (alturas.

.

.

Tratamento O tratamento mais indicado é a psicoterapia. Neste caso através de técnicas de relaxamento e controle da ansiedade procura-se dessensibilizar o indivíduo. Comportamental . . Cognitivo . Este objectivo é conseguido também através da aquisição de informação sobre o objecto ou a situação fóbica.Ajuda-se a reestruturar os pensamentos anómalos.A exposição controlada e progressiva ao objecto fóbico.

Obrigado L/O/G/O .