Objetivos do Ensino da Língua

Portuguesa

Profª Maria Fernanda B.Daniel
Alencastro

UCDB

Desenvolver:  Competência Comunicativa  Competência gramatical ou lingüística  Competência Textual .I.

. adequando o ato verbal às situações de comunicação.1Competência Comunicativa  Capacidade que deve ter o usuário de empregar adequadamente a língua em diversas situações de comunicação.I.

Quem é o usuário da língua?  O leitor  O ouvinte  O falante .

frase) elaborar um aceitáveis como número infinito construção da de frases língua.I. (oração. gramaticais .2 Competência Gramatical e Lingüística  Gerar  Com base na seqüências capacidade de lingüísticas utilizar as regras gramaticais da língua.

I.3 Competência Textual Desenvolver a Competência Textual gerando situações de interação comunicativa na produção e compreensão de textos bem formados. valendo-se de capacidades textuais básicas tais como: -FORMATIVA -TRANSFORMATIVA -QUALIFICATIVA .

. avaliando a boa ou má formação de um texto dado.Capacidade Formativa  produção e compreensão textual.

.reformular .Capacidade Transformativa  Modificar de diferentes maneiras um texto: .parafrasear -resumir com diferentes fins um texto -julgar se o produto dessas modificações está adequando-se ao texto.

Capacidade Qualificativa  Distinguir a que tipologia pertence um dado texto ( romance. conto.  A capacidade qualificativa tem a ver com a capacidade formativa à medida que possibilita ao usuário ser capaz de produzir um determinado texto. . discurso político. narração. sermão religioso). reportagem.

Segundo Fonseca e Fonseca: à “pluralidade dos discursos”. ou seja. .II Como trabalhar essas capacidades? 1-Propiciar o contato do aluno com a maior variedade possível de situações de interação comunicativa (análise e produção de enunciado). realizando a abertura da aula. abertura da escola à vida. a integração da escola à comunidade.

 Levar o aluno a dominar a norma culta na língua padrão  Ensiná-lo a pensar. a raciocinar. .Cont.

.  Segundo Perini. “campo do desenvolvimento das habilidades de observação e de argumentação acerca da linguagem”.  Ensinar o raciocínio. o modo de pensar científico.Cont.