UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Usinagem de Ultraprecisão
Bruno Ordonio Praeiro Silva
Thiago Rodrigues Alexandria
Luís Paulo Nogueira
Gessé Neto

JOÃO PESSOA – PB
2016

INTRODUÇÃO .

OBJETIVOS .

USINAGEM DE ULTRAPRECISÃO .

elementos ópticos para CD’s. lentes de contato. Adicionalmente. microestruturas. APLICAÇÕES Pesquisas nos últimos anos possibilitaram o emprego deste processo de fabricação de precisão para uma série de materiais que há poucos anos ainda tinham como única opção de trabalho a seqüência clássica de fabricação de elementos ópticos transmissivos. obtidas pela rotação de uma curva em torno de um eixo. . a lapidação e o polimento. na área de elementos reflexivos destacam-se espelhos para impressora laser. aerofotogrametria. aplicações infravermelhas. Exemplificando o emprego do processo. com precisão submicrométrica. No campo dos elementos transmissivos tem-se o uso em lentes para células solares. cilindros para fotocopiadoras. que seria a retificação. tornou-se possível a fabricação de superfícies complexas. tal como anesferas. mancais aerostáticos. Como elementos mecânicos compreendem os discos rígidos para computadores.

. APLICAÇÕES Componentes e suas tolerâncias na usinagem de ultraprecisão. conforme máquina-ferramenta desenvolvida por Stoeterau (1999).

usado também no corte de ranhuras e de formas convencionais e especiais. . Se o ponto central da ferramenta de corte pode ser movido livremente no espaço. Um ponto de contato é estabelecido se a interação entre a aresta de corte e a peça é restrito a um elemento de superfície pequena e é periodicamente interrompido. APLICAÇÕES Alguns processos de Usinagem de Ultraprecisão: Fly-cutting. também conhecido como fresagem de ponto único. Métodos de ponto de contato são caracterizados por tempos de usinagem longos. mas também por terem o potencial de usinagem de formas quase arbitrárias. devido à rotação da ferramenta. geralmente a uma alta frequência. as matrizes de superfícies toroidais podem ser gerados. é um método bem conhecido para a geração de superfícies toroidais.

APLICAÇÕES Fly-cutting .

APLICAÇÕES Fly-cutting .

capaz de gerar micro refletores e outras geometrias de microestrutura óptica. O DMC (diamond micro chiseling) é um processo de usinagem com micro diamante que tem sido desenvolvido. Superfícies ópticas estruturadas e funcionais são componentes-chave em muitos sistemas ópticos. APLICAÇÕES Outros processos de Usinagem de Ultraprecisão: Contorno chato com ferramenta de diamante semiarco é um processo de ponto de contato que pode ser usado numa máquina de multi-eixo para gerar matrizes de esferas côncavas. . E a ultra usinagem de precisão abre muitas oportunidades para estas aplicações. Esse processo permite um maior grau de liberdade no desenho óptico para microestrutura.

APLICAÇÕES .

CONCLUSÃO .

REFERÊNCIAS .