Processos de Produção Mecânica

-
Introdução

A ideia de produzir ou fabricar teve início há milhares de anos. Quando o frio chegava e o homem precisava se cobrir.. quando chovia e ele precisava se proteger e quando sentia fome.. precisava caçar para se alimentar… .O QUE FAZER? .

Esses atributos levaram o homem a fabricar instrumentos para ajudá-lo na caça e outras atividades. Até os macacos sabem usar a pedra para obter alimento. cérebro e mãos trabalhando em conjunto. ser racional. tendo como exemplo as armas e ferramentas. Atributos do homem: andar sobre duas pernas. ter olhos. .

O homem começou a utilizar a pedra para obter mais força e ajudá-lo em suas atividades. A pedra era afiada e muitas vezes utilizadas com cabos. .

. assim. os protótipos das máquinas- ferramenta. Surgiam. Para tornar sua produção cada vez maior. o homem começou a criar instrumentos capazes de repetir mecanicamente os movimentos que ele idealizou para obter as formas que queria.

podendo obter objetos com diversas formas. Foi o desenvolvimento da cerâmica que abriu ao homem as portas para o definitivo salto tecnológico: o processamento dos metais. O homem exercia o controle sobre a argila. .

depois o bronze e finalmente o ferro. Por volta de 4000 a. Para o acabamento da ferramenta. era necessário. Começando pelo cobre. inicialmente no cobre e depois nos outros metais. isto é. ele aprendeu a unir partes metálicas. o forjador dava ao metal a forma desejada.C. Por forjamento.. o que antes era impossível de ser obtido na pedra. em seguida. limá-la e afiá-la. martelando a massa aquecida de metal. o homem percebeu que podia fazer o mesmo com os metais. . Aplicando técnicas de soldagem. o homem foi vagarosamente dominando a tecnologia de utilização desses materiais metálicos.

adequados a cada tipo de trabalho. o homem desenvolvia novas ferramentas e novas técnicas para fabricá-las. formões e foles bem aperfeiçoados. A medida que as necessidades surgiam. Por volta de 500 a. .C. além de martelos de vários modelos. rodas hidráulicas. punções. os artesãos já eram capazes de elaborar uma grande variedade de ferramentas de ferro para seu próprio uso: tenazes.

inúmeras técnicas surgiram e.  Metalurgia do pó. . elas são classificadas em cinco grandes grupos:  Fundição.  Usinagem. Com a evolução da tecnologia.  Conformação mecânica. por isso.  Montagem.

Resumo O que é um processo de produção mecânica? É todo processo em que a matéria-prima é transformada em um produto acabado. .