You are on page 1of 12

2 Ts 2.

1-12

"a grande E. dor. de haver.14-18. "a hora da tribulação" (Ap 3.22) 110.5). se aqueles dias angústia" não fossem(Dn 12.10) e "grande tribulação" (Ap 7.O que é a Grande Tribulação?  É um período de grande sofrimento.21). desespero e perseguição sem paralelo em toda a história da humanidade (Mt 24. angústia.7). abreviados. serão "o diaabreviados da ira deaqueles dias.” (Mt nosso Deus" (Sl24. é chamada de: "grande aflição" (Mt 24. "a ira” carne nenhuma (Is 26.1).1-4).22).21.21.1- 4).14). .20).denem angústia de tampouco Jacó" há (Jr 30.  É identificada “Porque no AT haverá então como: grande "o dia aflição. do nunca como SENHOR" houve (Sf 1. "o dia se salvaria. desde Zc do o princípio 14.  No NT. dapor mas vingança" causa dos(Isescolhidos 63. mundo"tempo até agora.

e o seu fim será com uma inundação.As setenta semanas de Daniel  Deus deu a Daniel uma revelação de 70 sema- nas determinadas sobre Israel (Dn 9. sete semanas e sessenta e duas semanas. (69 = 483 anos).70depois angustiosos. e62darsemanas fim aos pecados. do templo: para extinguir 7 + a transgressão. AsE. e ungir o Santo  Ordem dos santos. semanas estão ordenadas das sessenta para será e duas semanas.para ordem Chegadaedo restaurar paraMessias: 25 d. e selar a visão e a profecia. um intervalo: masaem época temposda Igreja. “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre Desde a ordem a tua de restauração santa cidade.24-26) templo até o Messias tribulação . –a que há deTribulação.C.para Sabe restauração do templo: e entende: desde a saída da458 a. o edificar Jerusalém. Grande vir. Reconstrução do estão determinadas 69 Igreja assolações. e trazer a justiça eterna.C.24-27).” 1 Grande (Dn 9. até ao Messias.semana última e o povode do anos príncipe. e até ao fim haverá guerra. tirado Israelo eMessias restaráe não umaserá mais. Príncipe. de anose expiar a iniquidade. as  ruas Apóse aseste períodose tranqueiras háreedificarão. destruirá a cidade e o santuário.

5. eles metade. isso até à consumação. o Altíssimo. é uma semana de anos.27) sacrifício restaurado.”que (Dno7. fará e destruirá cessar o sacrifício e aos santosdedomanjares. oferta Altíssimo.” (Dn seja reconstruído e o9.15) e fará guerra contra eles (Dn 7.1. e o que com Israel (Dn e tempos.25) Templo o assolador.1-3. e metade será permitindo de derramado umsobre tempo. e.  Será “E dividida ele firmará um em duascom concerto partes de três muitos anossemana.14).2).27). .Na primeira eassolador.27). 12. profanará o Templo (Mt 24.e esobre cuidará a emdas asa mudar os temposvirá abominações e ao lei. a Quanto tempo durará?  A grande tribulação durará sete anos.25. por uma e meio “E (Ap 11.  Na segunda metade. onasAnticristo serãoeentregues suas mãos fará por aliança umestá tempo. Corres- ponde à última semana de Daniel (Dn 9. Ap 11.proferirá na metade palavras 13. determinado 9. contraAp da semana.

como se ele fosse deus (2 Ts 2. chama- do de “o homem do pecado. o seu 13. surgido do império “E romano adoraram reavivado o dragão que deu à(Dn 7.O tempo do Anticristo  Será o tempo da aparição do Anticristo.4.4) contenção do mal.8.8). e adoraram  Quandoa besta.  O anticristo reinará e exigirá adoração mundial. por meia dela.  Ele será um governante mundial.6.7. cessará (2 Ts 2. dizendo: a igreja Quem for tirada daé terra. semelhante à besta? a ação de Quem poderá batalhar contra ela?” (Ap 13.3). besta Ap poder. o filho da perdi- ção” (2 Ts 2. “o iníquo” (v8).7).4). Ap 13. exercida pelo espírito Santo. .

 A trindade satânica dominará os reis da terra (Ap 16.14). o falso profeta. Ap 13.O tempo do Anticristo  O anticristo reinará com poder recebido do diabo (2 Ts 2.16).9.  As taças da ira divina serão derramadas sobre a terra (Ap 15. que marcharão contra Israel. fará sinais em seu nome para enganar os homens (Ap 13.13.  A segunda besta.11- 15). ele é a primeira besta.10.1-17). .

sobre todo A marca deus.36. uma única economia e uma única religião (Dn 11. Ap 13. determinado Palavra de Deus (Dt 6.37) número do seu nome.4. ou nas nem terá suas testas. e contra o Deus será dos deuses colocadafalarána coisas mãoincríveis e serálugar e na testa. 2 Ts 2.O tempo do Anticristo  Haverá no mundo um único governo. respeito ao amor Para dasque ninguém mulheres.  Para “E umfará esse rei controle conformeabsoluto. senão porque aquele sobre tudo que tiver o sinal. calcule o número da besta. Aqui há sabedoria. umae e se levantará. ele implantará a sua vontade.8). livres e servos.7. lhes seja posto um sinal na sua mão será feito. qualquer ou vender.36-39. nempossa a comprar deus. E não terá respeito aos deuses de seus pais. pequenos e grandes.16-18). próspero. ou(Dn se engrandecerá. Aquele que tem entendimento. porque é o número de um homem. ou o 11. dadoaté queaa para “E irafaz seque a todos.6-9). aquilo que estáricos e pobres. direita. semarca nos homens engrandecerá (Ap 13.9.” o nome da besta.” (Ap 13. e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.porque complete.16-18) .

11-12) e preferiram crer nas trevas e na mentira do diabo.37-39). Ap 14.10) e o atual sistema mundial (Dn 2.Propósitos para este período  Repreender e educar Israel com vara de Juízo.7-9). e não se converteram dos seus pecados (2 Ts 2. .16-17. Dt 4.44).37.30. para que aceitem a Jesus Cristo como o Messias (Ez 20. destruir o império do Anticristo (Ap 16.1-3).  Derramar a Sua ira sobre o mundo (Ap 6.34-35).8-9.  Implantar o reino de Jesus Cristo (Dn 2.  Separar os judeus fiéis (Zc 13.  Castigar os ímpios que rejeitaram a Cristo. Mt 23. 2 Ts 1.

até 1. e a a palavra Eterra é tempo da minha descobrirá opaciência. Is 26. pois não sofrerá a ira de Deus (1 Ts e fecha as tuas portas sobre ti.  Há a necessidade de um intervalo entre o arrebatamento da igreja e o fim da grande tribulação. que 5.10. para a realização do Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro.” (Ap 9. Rm 5. passe Lc 21.36.10.” que (Jr não há 30. queDaniel da terra.7)de encobrirá mais aqueles que foram mortos.27). 3. para hora será Israel.20.7.21) faz vir parte sobre todo o mundo.21).” (Is 26. e ele. pois.10)  A grande tribulação está determinada para os ímpios e a nação de Israel (Jr 30. esconde-te só por um momento.9). não eu determinadas te guardarei da porém. A igreja será arrebatada antes deste “Vai.20. deste período para(Dntentar os que habitam na terra. profecia de nãocausa por houve sãoda outro sua guardaste semelhante! iniquidade.sairá do seu que o SENHOR “Ah! lugar “Como As Porque para setenta aquele castigar os dia semanas é tão moradores da grande. . Porque Ap eis 3. povo meu. entra nos teus quartos período. de angústia seu para sangue também Jacó. da A igreja tentação salvo dela.A Igreja passará por ela?  Não.a ira.9.

Deus.Haverá salvação neste período?  Neste período a igreja não estará pregando o evangelho. porém.4) .4).” (Ap 20. e foi-lhes dado  Entretanto. Terão que resistir até a morte e não aceitar a marca da Besta – 666 (Ap 20. e nem a suaressusci- morrerem imagem. “E vi tronos. e não receberam o sinal em suas testas nem em suas tarão mãos.3-13). e assentaram-se sobre eles.  Muitos que foram convencidos pelo Espírito Santo não quiseram aceitar a Cristo. Os não que adoraram aceitarem a besta. ninguém o poder de julgar. no final deste e viveram período e reinaram comeCristo entrarão no mil durante milênio. e que soais. por esacrifícios pela palavra de pes- Deus. enviará 2 testemu- nhas para testificar aos homens (Ap 11. anos. e vi asserá salvo almas senão daqueles pela que fé foram degolados pelo testemunho no sacrifício de Cristo e denãoJesus.

" (Ap 19. Zc 14. e ograndes. e ajuntai-vos à ceia do grande Deus. enganou será osdos para lançados quereis ferir com deela receberam todono as o o inferno mundo. sinal e ele da (Ap paraas 19. e assentado da boca do que estava Senhor dossobre o cavalo. inimigos e para da boca da(2 fazerem Ts 2.14.17-21) 19. que ninguéme dos quesabia sobre senão eles elese assentam.13. reis. besta rãs.44. vivos do no ardente vinho do furor Eeos lago decongregaram da fogo ira do eDeus de no lugarEque enxofre. besta. muitos Israel e a carne diademas. sua batalha. que estava no sol. Cristo eE aestava mesmo. emE no os demais hebreuforam vestido semortos chama e na sua Armagedon.8. se e os reis chama é ada terra. senhores" (Ap e todas as aves se fartaram das suas carnes. E os seus o Anticristo olhos eram como levaráchama seus de céu: Vinde. fortes. e clamou com grande assentado voz. nações. Para que exércitos comais fogo.11-21. pelo e julga meio do e peleja No final com deste período.20). estava E seguiam-no profeta viDn assentado três os sair2. sobre oexércitos espíritos enoaocéu imundos. comveste livres eeservos. haviapara e a carne cabeça dos atacar tributos. E da sua quediante fazem dela fizera O anticristo prodígios. Todo-Poderoso.13-16). ae carne sobre parados a suaArmagedon. e quaiso falso vão aguda com queao profeta encontro espada.1-9). lançados Deus o lagar Todo-Poderoso.16) este nome: Rei dos reis. e nome E vi qual pelo a besta. e o que estava “E vi um anjo.O"E final da Tribulação vi o céu aberto.11-16) . ferro. os congregar regerá e adoraram Cristo com vara estabelecerá aparadeaimagem. foi e vestes Porque presa. de Palavra e os “Eanjos seus e destruirá daexércitos boca dragão.aparecerá carnevestido deem todos deos glória. e eis um cavalo branco. e que puro. são e de com linho espíritos ela o fino. cavalo. falso profeta. 19.45. guerra e da Ap bocaque àquele do falsoDeus.” comcoxaa espada (Ap tem escritoque saía 16. bocaossaía osuma sinais.os doreunidos. e dos(Ap tinha 16. em cavalos seusemelhantes exército. justiça. Eaa brancos. e a carne um nome dos cavalos escrito.umahomens. besta. e ele Seu naquele Estesmesmo dois é grande reino oforam dia que pisa do milenial. salpicada a igreja osde pequenos sangue. sobre dizendo a ele chama-se todas as aves Fielvoavam que e Verdadeiro. branco de demônios.

Conclusão  A Grande Tribulação será um período de terror sem precedentes na história mundial.7)! Soli Deo Gloria! .  Precisamos esta preparados “E já está próximo para o fim de todas subir portanto as coisas. 1 Pe 4.  Vigiemos a todo instante e vivamos na expectativa da volta de Jesus (Lc 21. logo após o arrebatamento da igreja.36.” e evitar (1 Peterrível toda esta 4. em oração.  Esta era terrível pode começar a qualquer instante. a sede sóbrios encontrar e vigiai o Senhor.7) tribulação.