You are on page 1of 11

DEUS

O DEUS QUE
ESTÁ SEMPRE
PRESENTE

 “Deus não tem tamanho nem dimensões espaciais e está presente em cada ponto do espaço com todo o seu Ser.  Deus está em todo o universo. e “praesum”. que significa “estar próximo ou presente”. Definição  “Onipresença” deriva de “omnis” que significa “tudo”. . porém. Ele. age de modo diferente em lugares diferentes”. mas Ele não é o universo.

7-12). terra? até ali —a tua diz mão me guiará o SENHOR” (Jre23. não o veja?se—tomar diz o as asas da SENHOR. . a tua destra me susterá. nas extremidades não encho eu os céus edoa mar. ou dizpara o onde onde Deus fugirei não da esteja tua presente face? Se SENHOR. alva. com Esconder-se-ia todo fizer nooSeol alguémSeuemSer e não cama.24).” (Sl 139.7-10). Sl 139. se habitar Porventura. ali estás eu também. Deus está presente  Deus está presente em todo lugar (Jr 23. de queuma modo parte tu que dele.  “Para Não háonde “Sou um eu único apenas ponto me irei do Deusemde teu todo o universo Espírito perto.24.23. estáse estás. e não também Deus de longe? e onde subir ao Ele céu. tu aíestá.23. a minha apenaseis esconderijos.

“Assim  Não édizporomultiplicação SENHOR: O céu édo infinita o Seu meu trono. quanto em todo menos lugar. Is 66. e todas(1estas Rs 8. At 7.1. mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.2. mas o preenche completamente. Porque descanso? em cada momento.” (Is 66.1. naonem aEspírito. coisas foram feitas. Deus está em todo lugar  Deus não pode ser contido pelo espaço (1 Rs 8. escabelo habitaria Deus na terra? por difusão infinita de Sua casa dos meus pés. .27. e “Mas. Que Eis me que os mas céusDeus edificaríeis essência.” coisas. diz o SENHOR. esta a minha mãocasafez que estas todas eu tenho edificado. e até vós? Eo que está céu dos céus lugar igualmente seriateo não presentedo poderiam meu conter. terra.2).27). verdade.6. 2 Cr 2.48).

e com braço estendido.24.3.” usando antropomorfismo. (Jo 4. 2 Co 3. e com mão forte.  Deus é espírito (Jo 4. adoram etc (Jr 32.  Quando “Deus éaEspírito. mas um ser sem tamanho nem dimensões no espaço. e com maravilhas. “E tiraste o teu povo de Israel da terra do Egito.20). os do que dedo.24).21. Deus não é só um gigante  Deus não é um ser muito grande.17). não tem um corpo limitado. está em verdade. o adorem Sl 8. e com grande espanto” (Jr 32. o do braço. com sinais.21) . Lc em espírito e 11. Portanto. Bíblia falaeda mão deque importa Deus.

 Deus está presente no céu (Sl 115. em outros para verdadeque lhe apraz. Pv 15. dos filhos e eu (Gn 26.11. Deus está presente para “Acordado. “O infernopois. (Am 9.” (Sl 115. Hb 1. o quanto SENHOR mais está o coração abençoar neste lugar.2). na terra (Gn 28. Am 9.3).6.1-4).dos e em todos.3).  “Ele enche o inferno com a Sua severidade. e o Seu povo com Sua graça” . os céus com Sua glória.16) 15. não homens!” para o sabia” (Gn sustentar (Pv 28. Presente de modo diferente  Deus está presente de modo diferente em lugares diferentes.  Em alguns lugares.3). perante disse:o Na “Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o  punir SENHOR.11) (Cl 1.17.3). e a Jacó perdição do seu estão sono.16) e até no inferno (Jó 26.

háestá nospresente céus e não na terra.10). o coração dos contritos” (Is 57.17). e viremos um alto elugar gloriosamente.16.25). habitaguardará na eternidade salvadoramente. coisas ouque seja.” Se o(Cl se dá que alguém 1. mas para sejam abençoar (Is dominações.sejam tronos.23.9.16. sejam principados. respondeu criado por assima presença ele eepara diz o Altode eDeus disse-lhe: ele.15) .17. apenas visíveis para e invisíveis. cujo nome e meu Pai o é Santo: Emsantificadoramente amará. Sublime. Rmas8. foram Deus criadas habita todas (Jo 14. Presente de modo diferente  Em toda a criação há a presença de sustentação (Cl 1. morada” o contrito a presença(Jo e abatidode14. “porque nele No crente. sustentar. At 17. sejam potestades.15). e santopara elehabito e faremos nele e também  com Nos ímpios. me providencialmente.23) de espírito. Deus é para vivificar o espírito dos desacompanhada abatidos da Sua e para vivificar aprovação. a minha e palavra. 57. ama. tudo foi  “Porque Nos “Jesus crentes.

6): o coração deles. espírito abatido”  Quando nos reunimos (Sl 34. dizperto que aí Ele dosestá estou que eu longe no têm (Sl meio 138. é excelso.20). atenta para opoder. mas ao e bênção soberbo. “Porque onde estiverem dois ou três reunidos “O emOutras meuvezes Senhor está nome.18): fala da comunhão e da aprovação dele. orientação humilde. Presente de modo diferente  Algumas vezes a Bíblia diz que Deus está perto (Sl 34. de longe. de comunhão.” (Sl 138.18) para prestar-lhe culto. Ele manifesta “Ainda Sua presença que o SENHOR em conforto. (Mtconhece-o 18.20). .6).” fala da sua desaprovação quebrantado e salva e falta os de (Mt 18.

” (Is 4.20. em que Tudo à oso verdadeiros quepassares consumação “Quando fazemos que O agrada. pelas Ele Amém!. e do Filho. dosadoradores séculos. Bênção para o crente  Podemos “Portanto.(Mt nem a chama arderá em ti. lugar onde se e eis deve que eu estou adorar. e adorá-lo ensinai todasem asqualquer nações. contemplando os maus e os bons” (Pv 15. e agora até é.2).20). lugar (Jo 4. “Os olhos do SENHOR 43.20) quando empelosporrios.2)estão em todo lugar. e do Se Espírito “Nossos paisSanto.19. queem passares assim todo o o pelo quefogo. recompensa e 28. vê(Mt (Pvo estarei adorarão 15. não te o Pai submergirão.4).todos os dias.23). Masconvosco a hora vem.20). de Deus guardar e vós todas asque dizeis qualquercoisas é em lugar. que euestá vos(Is aliJerusalém Ele tenho mandado. adorem” lugar (Jonão te estivermos queimarás. o43.19. 28. (Mt eles6. precisarmos adoraramensinando-as de socorro neste aem monte.3) emeespírito contigo.orar a Ele ide.” águas.3) . Pai nos e. istoporque verdade. batizando-as em nome do Pai. procura  Ele quando a tais está conosco.

lá osmontes caçareie aos e“Porque.livre achando deseque lá esconderam osfaz quenas algodescer.guerras contra ti.15.1-4.15. nisso. está casa aliIsrael ordenarei deassentado ànaso sobre fazem forte para com aqueles cujo coração é  serpente trono trevas. haverá  ordenarei que a espada os nos vê.de o do passam por toda a terra. dalie verá os tribunos. umbrais.9).e osEle profundezas.1-4) . me disse:Caí sobre Ainda que Viste.das montanhas escondam e diziam aos no topo do Carmelo. secretos. quanto ao SENHOR. seus olhos  osrochedos: “Então. e ele disse: “Bata  noNinguém topo daspode ocultar-se colunas dele para que (Am 9. desde agora.prenderei. Ninguém deveSe tirá-los. a(2minha Cr 16.” (Ez Vou vigiá- los para lhes fazer 8. queum e da cada iraosdomorda. Ap tremam os 6. o SENHOR abandonou a terra. Ninguém fugirá. fazem escavemalgo e que os atégrandes. para mostrar­se  que mim rosto no fundo daquele os anciãos da do que mar. enganar-se. farei Deus cavernas não veja Mesmo que e se (Eznas rochas 8. ricos. ninguém escapará.” (2 Cr 16.16). Oàsdesagrada. nas suasMesmo Cordeiro” (Ap que câmaras sejam 6. SENHORalinão loucamente. nósseedo filho escondei-nos escondam homem. porque. procedeste  de levados imagens? aoEexílio eles por seus dizem: O inimigos.9). os que sobrarem matarei à espada. subirem até ose todocéus. mate. pois. Juízo para o ímpio “Vi o Senhor junto ao altar. Todos Faça queos elas ímpios vão prestar caiam sobre contas todos os de seus atos emais presentes.16) pintadas perfeito para com ele. o mal e não o bem” (Am 9. “E os reis Ainda Quando queda terra.12). mão e os irá poderosos.12). e todo servo.

23-25). estou contigo. mas não podem tirar o seu Deus (Sl 73. um protetor e um pai. Deus nos A quem tenho está presente! céus senão a ti? E na terra. Conclusão  Para os cristãos há uma consolação constante: em todo lugar eles têm um amigo.  Podem tirar tudo do crente.23-25)!  “Contudo.20). 7.”(Sl 73. sempre Para todos os homens. Soli Deo Gloria! . há um tomas Deus que estáa minha mão presente direita em toda e me parte (Jó susténs. Tu me diriges com o teu conselho. nada mais desejo além de estar junto a ti. e depois me  receberás Devemos viver comcom esta convicção: honras.