You are on page 1of 11

Pv 6.

6-11

Fora, preguiça!

 O termo "preguiçoso" aponta para a pessoa ociosa cuja inatividade expressa insensatez.  Uma pessoa que gosta de se levantar tarde ou gosta de ficar na cama pode ser considerada preguiçosa. .O que é a preguiça  É uma falta de disposição que se revela através da morosidade em cumprir algum trabalho. seja ele físico ou mental.

“Opreguiçoso “O preguiçosoesconde não assará a sua a sua mãocaça.” (Pv e pela comida (Pv 12.27. na sua cama.O preguiçoso não cuida de suas coisas  O preguiçoso tem um “pacto” com a sua cama: “Não te deixarei” (Pv 26.(Pv (Pv12. mas oebem no prato. . a casa tem goteiras” (Pv 10.  O preguiçoso não cuida da sua casa (Pv 10.27).26.14). assim o  O “Pela preguiçoso faz não o preguiçoso cuida nem da sua própria preguiça se enfraquece o teto.24).18).18) “Como a porta se revolve nos seus gonzos. frouxidão das mãos19. 19.14).24). nem aoprecioso menos querdo homem é ser levá-la de diligente” novo à boca”.

 O preguiçoso irrita seu chefe (Pv 10.26). por não conseguir “A mão dos alcançar diligentes suas metas (Pv dominará.16).24).4). chefe satisfeito” ruas” (Pv (Pv (Pv 13.13).  Ele diz que não precisa estudar.” (Pv 21. mas o indolente será tributário servil” (Pv 12. serei mas Eleoserá sempre desejo morto do no o serviçal diligente meio das e nunca será o22. “O preguiçoso “Diz deseja. pois já sabe de tudo (Pv 26.26). é opara os dentes.4).25)  Ele inventa desculpas para não trabalhar (Pv “O desejo do preguiçoso o mata.13).16). está lá fora. assim que homens é o preguiçoso para aqueles sabem responder que o bem” (Pv  O preguiçosomandam” (Pv 10. porque as suas 22. . vive frustrado 26.O preguiçoso não trabalha  O preguiçoso recusa-se a trabalhar (Pv 21.25). preguiçoso como a seus fumaça olhos para do que os sete olhos.24). 13. mãos recusam-se a trabalhar. “Como vinagre “Mais sábio 12.Um o preguiçoso: e coisa leão nenhuma alcança.

4).  estava Ele “O quecheia trarálavradea cardos. e a tua necessidade.11).15). como um homem armado” (Pv 24. campo preguiçoso faz 24.” deitado. só Um prudente. na sega. (Pv e. não cair do em 12. preguiçoso lavra no profundo e outono. osO ociosos que é tendo abre os teus olhos.5). sua parede para que de pedra não estava empobreças. massono.30-34).4). fartarás de pão” (Pv 20. ames (Pv o e a sono.15. falto eu de entendimento” visto. junto sono. as mãos outro pouco. pelo e o à vinha que ocioso do homempadecerá mendigará falto de entendimento.  A vendo-o.na segaestar para é filho que envergonha. assim sobrevirá (Pva tua pobreza como um10. “O pobreza recebi que ajuntapor nosiinstrução. efome” nada (Pv e eis(Pv receberá”.30-34. fartará e de para pão.13). o considerei. que segue derribada. . encruzando sim. não éé filho verão pouco de vergonhosa. ladrão. e te12. 19.13. preguiça. coberta sua mas o “Nãode família urtigas.  Ele ficará pobre por causa da sua preguiça (Pv “Passei “A “O pelo preguiça 20. que toda 20.5). masa que o éadormecendo causada que dorme pela um pouco.A preguiça traz muitos prejuízos  O preguiçoso ficará sem ter o que comer (Pv 19.11). vergonhasua para terra e a si se sua mesmosuperfície. 20. 10.

para que. mau e recebama Palavra estudar preguiçoso. Não não comeo obem mas queremos pão que dos“Trabalhem Talentos precioso do da(Mt homemcom25.11). Hb 6. se “Não tornem preguiçosos. sua ecaça.12). de Parábola fato. semeei.na preguiçoso.11). lhe cheio e têm se servindo respondeu de fervor” paciência.” (Pvsejam 12. para ouvir” (Hb 5.27) não se entregam “O nosso profundo desejo é que cada um de vocês à preguiça. e  Devemos recolho onde servir ao não joeirei?” Senhor com (Mt o 25.27) e o homem diligente (Pv 12. entusiasmo preguiça” é ser (Pv e não 31. de difícil que o Espíritoporquanto interpretação. Sirvamno mas que cuidado:com o Senhor sejam coraçãoos como sedeo fervorosos “Ao que Alguns no que creem cristãos espírito. continue “Olha Jesus com entusiasmo condena o servo até o fim. .11.27). pelo governo “O preguiçoso recebam o não que de sua acasa assará esperam. mostram aoo SENHOR” (Rmseu para senhor: 12. não 6.  A preguiça prejudica os nossos deveres para com Deus e com o próximo.11). A Bíblia condena a preguiça  A mulher virtuosa (Pv 31.26). o que Deus sabias queprometeu” (Hb ceifo onde(Hb 5. em 12. entusiasmo “Do qual muito temos que dizer.11.11.12). sem preguiça fizestes (Rm negligentes 12. sejais vagarosos preguiçosos.27). diligente.26).11 que preguiçosos (Rm assim Servo NTLH). Santo nos vos dá.

entretanto nem governador. ficarás as no verão formigas deitado? faz asão Quando provisão te um do sem seu do levantarás povo mantimento.6-8). de alguém preguiçoso.Aprendendo com as formigas  A iniciativa da formiga é empregada como um exemplo de diligência prudente (Pv 6. são extremamente preguiçoso. (Pv 30.24.autodisciplina. tendo chefe. um pouco hajapreparam tosquenejando. (Pv para que 6.quee a étua necessi- sábio. “Vai O pequeno ter com ainseto nãoóprecisa formiga. são pequenas. sê sábio. como embora um homem não tenha armado”(Pv muita força 6.25). .6-8).”feito. assim te sobre- virá a tua Elas sãopobreza um exemplocomode umalguém ladrão. até quando sábias.encru- um é proativa. nem “Ósuperintendente.24. para estar deitado. provisão para comida. pouco zando as mãos.25).  O preguiçoso perde as oportunidades com a pequenez de suas rendições ao sono (vv9-11). a suatodos. motivação. que lhe considera os dê seus ordens caminhos. sono. teu força. atem “Quatro coisas há na terra que não qual. dade.” (Pv 30.9-11). sono? todavia eUm ajunta no o seu pouco verão de  A formiga alimentofaznoo que tempoprecisa da ser ceifa.para e trabalhar.

mãos. 4.11-12). . mandamos. não furte mais. como sossego. fazendo com as mãos o que é bom. Porquanto periódica ouvimos e temporária é que alguns entre necessário para avós andam desordenadamente. porém. propósito que.  Também deve trabalhar para ter com que ajudar aos necessitados (Ef 4. pão”(2 TsPara que 3. vos trabalhar mandámos isto.28). ao A esses fazê-lo. 3. antes Ts4. para  O homem deveque que tenha trabalhar repartirpara comsustentar a si e aos o que tiver necessidade. “E procureis viver quietos. alguma. que 2furtava.13. e otrabalhar Jesus Cristo. e exortamos por nosso dos vossos oSENHOR homem próprios cumpre negócios. andeis honestamente para com os que estão de  Deus fora. e tratar tais.” que dele dependem (1 Ts (Ef 4.11-12). e. “Porque. comam já ovo-lo seu temos própriomandado.9. restauração das forças. porém. nos e nãoordena que trabalhemos necessiteis de coisa (Ex 20. “Descansarnãodecomaforma também. Dt 5. trabalhe.10-12).28). criou o antes homem fazendo para coisas trabalhar vãs. não Deustrabalhando. que.10-12). quando Devemos ainda estávamos convosco.” (1 Ts “Aquele 34.comde vossas Deus para trabalhando a próprias com humanidade”.21. se alguém não quiser trabalhar.

mas também não coloca o trabalho como a prioridade máxima da vida.da vida e do trabalho. “E descanso disse-lhes:é O necessário para sábado foi manter feito a por causa do integridade homem.” encontrarmos o significado (Mc 2.] para desfrutarmos do nosso trabalho”. causa[. descansopois o do que homemasprecisa ambas deste (Mc mãos cheias com2.” (Ec 4.] dopara sábado.27)... pregando o equilíbrio (Ec 4.  É necessário ter tempo para Deus.Equilíbrio entre trabalho e descanso  A Bíblia não incentiva a preguiça.. trabalho e aflição de  “O espírito.. .6).27).6). do corpo e não o homeme dapor mente.  “Melhor Deus ordenou é uma omãotrabalho cheia ecom o descanso. para a família e para os amigos. [.

15).” passo que(Jo (Gn 2.17).  “O trabalho é bom e honra a Deus. pois somos a imagem e semelhança de um Deus que trabalha”. . pôs no Para “E Jesus lhesestes. não é resultado da queda. a segunda- 5. “Muitas pessoas consideram o trabalho E tomou o SENHOR Deus o homem e como um o castigo. agora. “EDeus abençoa plantou o trabalho o SENHOR ao praticá-lo Deus um jardim(Jo no5.O trabalho é uma bênção  “O trabalho não é uma maldição ou um castigo imposto ao homem por causa do pecado.8. Já na criação. Deus colocou o homem no jardim do Éden para trabalha-lo e guardá-lo” (Gn 2. Éden.15). feira é amplamente lastimada”. e pôs ali o homem que tinha formado. eu trabalho aotambém.17). da banda do Oriente. jardim o finalpara respondeu: do Éden de Meusemana ée aguardado Pai trabalha o lavrar até o guardar como umaelibertação.8.

que está comigo. comeles.trabalhar manda antes trabalhei muito e abençoa o mais do nosso que todos trabalho. Solo Dio Gloria! .10). e mostra as consequências maléficas desta ausência de vontade “Mas pela degraça trabalhar. devemos mas a ao glorificar graça de nosso Deus. de Deus sou o que sou.” (1 Co 15. nosnão foi vã. todavia o qual não eu. e a sua graça Deuspara comigo trabalha.  A graça divina nos capacita a trabalharmos. e cabe a nós nos esforçarmos em fazê-lo (1 Co 15.Conclusão  A Bíblia condena a preguiça.10). Criador.