You are on page 1of 12

EDUCANASF

PAPEL DO NASF

O que é o NASF? Equipe de multiprofissionais que atuam de maneira integrada apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família. .

Profissionais  Assistente Social  Homeopata  Educador Físico  Pediatra  Farmacêutico  Psiquiatra  Fisioterapeuta  Geriatra  Fonoaudiólogo  Clínico Médico  Nutricionista  Médico do Trabalho  Psicólogo  Acupunturista  Terapeuta Ocupacional  Sanitarista  Ginecologista Obstetra  Médico Veterinário .

Atuação Clínico. • Equipes de pedagógico Saúde . • Usuários assistencial do SUS Técnico.

 Ajuda as equipes a evitar ou qualificar encaminhamentos para outros pontos de atenção. então. mas não necessariamente no mesmo espaço em todas as ações.  Demanda por discussão compartilhada com as equipes e não espontânea. mas não é ambulatório de especialidades ou serviço hospitalar. que o NASF:  Apoio especializado.  Realiza ações compartilhadas com as equipes. .Pode-se afirmar.

 Projeto de Saúde no Território (PST). .Ferramentas de trabalho do NASF  Apoio matricial.  Projeto Terapêutico Singular (PTS).

Integração entre NASF e as equipes Reunião com as ESF Discussão de Conduta e casos em monitoramento reunião Elaboração de Diagnóstico das propostas necessidades .

 Grupos e atividades coletivas (específicos e compartilhados).  Atendimentos individuais (específicos e compartilhados). protocolos e outras ações de educação permanente.  Elaboração de material de apoio.  Atendimentos domiciliares (específicos e compartilhados).  Reunião entre os profissionais do NASF. rotinas.Constituintes da agenda do NASF  Reuniões de equipe. .

Como é feito o encaminhamento para o NASF? .

Ficha vai para a Registro do caso na fila de urgência. ESF de referência caso de Rede NASF? especializada ou suplementar . planilha de encaminhamentos Coordenação do disponibilizada no email Coordenação entrega a ficha NASF faz a triagem da do NASF. Fluxograma de Referenciamento Coordenação entra em contato imediato com o profissional da ESF e do NASF para mediar a intervenção. Urgência? ao profissional referenciado. Ficha de ficha. Dados completo? O caso é discutido na referenciamento próxima reunião de Paciente X preenchida pela Notifica a falha e devolve matriciamento para avaliado equipe? a ESF para correção definição do tipo de pela ESF é atendimento.

Fluxograma de Contrarreferenciamento Na reunião de matriciamento com a ESF o profissional do Preenchimento da NASF delvolve a ficha com a contrarreferencia no verso da contrarreferencia preenchida. Paciente X acompanhado recomendações quando pelo NASF. . finalizado? Mantem o nome do paciente na planilha de casos em acompanhamento e discussão do caso com a ESF. Atendimento necessário. e encerra a inclusão de dados na planilha de discussão do caso fazendo atendimentos concluidos. ficha de referência e notificação a para ser anexada ao prontuario coordenação do NASF para do paciente.

FIM!! .