CONCEITOS E USOS DA EPIDEMIOLOGIA

CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA
‡ ³A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da freqüência de doenças no homem.´ ±
MACMAHON, B. ± 1970

. Associação Internacional de Epidemiologia (IEA)1973.CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA ‡ ³Epidemiologia é o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas´.

CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA ‡ Epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas e suas aplicações no controle de problemas de saúde. (Last.1988) .

PALAVRAS CHAVE ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Estudo Distribuição Determinantes Estado Saúde/Doença População/Coletividade Humana/Homem .

. ‡ Distribuição ± Os epidemiologistas estudam a distribuição de freqüências e padrões de eventos de saúde dentro de grupos em uma população. É uma disciplina altamente quantitativa baseada em princípios de estatística e metodologia de pesquisa. lugar e pessoa. Para isto. usam epidemiologia descritiva que caracteriza eventos de saúde em termos de tempo.O que é Epidemiologia? ‡ Estudo ± Epidemiologia é a ciência básica da saúde pública.

³o que´.O que é Epidemiologia? ‡ Determinantes ± Epidemiologistas também buscam causas ou fatores que estejam associados com risco aumentado ou probabilidade de doença. "onde´ e "quando" e que tenta responder "como" e "por quê" é chamada epidemiologia analítica. Este tipo de epidemiologia movida por perguntas tais como "quem". .

além de doenças infecciosas. A epidemiologia. como é praticada hoje. é aplicada ao amplo espectro de eventos relacionados à saúde que inclui doença crônica.O que é Epidemiologia? ‡ Estados relacionados à saúde ± Embora doenças infecciosas fossem claramente o enfoque primordial do trabalho epidemiológico. . problemas ambientais. problemas comportamentais e injúrias (causas externas). isto já não é mais verdadeiro.

.O que é Epidemiologia? ‡ Populações ± Uma das características distintivas mais importantes de epidemiologia é que trata de grupos de pessoas em lugar de pacientes individuais.

Esta é a função primária de aplicação ou campo da epidemiologia. embora epidemiologia simplesmente possa ser usada como uma ferramenta analítica para estudar doenças e seus determinantes.Objetivo da Epidemiologia ‡ Controle ± Finalmente. . Dados epidemiológicos orientam decisões de saúde pública e contribuem para o desenvolvimento e avaliação de intervenções para o controle e prevenção de problemas de saúde. tem um papel mais ativo.

PRINCIPAIS USOS DA EPIDEMIOLOGIA .I.

de maneira a evidenciar as freqüências do evento. de modo a compara-los.1 . . DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE  Epidemiologia descritiva Faz parte do processo de diagnóstico epidemiológico a organização dos dados. em diversos subgrupos da população.

INVESTIGAÇÃO ETIOLÓGICA ‡ ‡ Abordagem unicausal Abordagem multicausal .2 .

‡ DETERMINAÇÃO DE RISCOS CONCEITO DE RISCO ‡ CÁLCULO DO RISCO: Risco Absoluto Risco Relativo (RR Risco Atribuível (RA) .3.

4 . APRIMORAMENTO NA DESCRIÇÃO DO QUADRO CLÍNICO ‡ Características clínicas ‡ Evidências laboratoriais .

DETERMINAÇÃO DE PROGNÓSTICOS ‡ Fator de Prognóstico ‡ Generalização dos Resultados .5 .

6 . IDENTIFICAÇÃO DE SÍNDROMES E CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS ‡ Observações epidemiológicas que auxiliaram a identificação de doenças ‡ Atualização permanente da Classificação Internacional de Doenças .

7. VERIFICAÇÃO DO VALOR DE PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS ‡ Sensibilidade ‡ Especificidade ‡ Valor preditivo: positivo e negativo .

‡ As informações sobre os recursos financeiros.8 . dos fatores de risco e das características da população. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS ‡ As informações referentes à magnitude e à distribuição dos problemas de saúde. que forneçam informações sobre fatores de risco e agravos à saúde. ‡ Os resultados de estudos epidemiológicos. e o impacto das diversas formas de intervenção. humanos e materiais .

PROGRAMAS OU SERVIÇOS ‡ DETERMINAÇÃO DE RELAÇÃO CAUSAEFEITO ‡ NÍVEIS DE AVALIAÇÃO: EFETIVIDADE EFICÁCIA EFICIÊNCIA . AVALIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS.9 .

10 . ANÁLISE CRÍTICA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ‡ ‡ ‡ ‡ métodos de investigação ± indagação científica fontes de dados ± validade interna modo de seleção ± viés de seleção variáveis que confundem a interpretação dos resultados ± viés de aferição .

.Epidemiologia moderna ‡ O trabalho de Doll. desenvolvido durante a década de 50 e publicado em 1964. ‡ Valorizando as observações clínicas que vinham fazendo esta correlação. Hill e colabs. promoveram um estudo de coorte entre médicos britânicos por um período de 10 anos. . sobre a relação entre o hábito de fumar cigarros e o câncer de pulmão ilustra os mais recentes avanços da Epidemiologia.

Rubéola. entre outras. que ainda convivem com doenças tais como Sarampo.Epidemiologia moderna ‡ A demonstração de que vários fatores contribuem para a determinação da doença expandiu o interesse da Epidemiologia para as doenças crônicas. ‡ A Epidemiologia das doenças transmissíveis ainda é da maior importância nos países em desenvolvimento. Dengue e Toxinfecções alimentares. . ‡ Nos países desenvolvidos tornou-se novamente importante devido à emergência de viroses tais como Doença dos legionários e Síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Malária.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful