You are on page 1of 15

RTD’S E

TERMISTORES

Professor Raimundo Joecy Pereira

Introdução • Quando Galileu inventou o primeiro termômetro no Séc. Iremos estudar aqueles que se baseiam na resistência elétrica para medir a temperatura (RTD e Termistores). XVII eles eram utilizados para fins médicos e meteorológicos. .  • Hoje estão em quase todos setores da automação e em nosso dia à dia.

sendo a platina o material mais utilizado. Para a platina 99. • Coeficiente de Temperatura depende da pureza do metal. • Dependendo do metal são muito estáveis. • Praticamente lineares com Sensibilidade Baixa e Positiva. • Faixa de Operação (-200 a +850 °C).Transdutores Termoresistivos RTD – Resistance Temperature Detector  Características principais: • Condutor metálico. • considerados sensores de alta precisão e ótima repetitividade de leitura. .999% α = 0.00395 / °C.

 RTD – Aspecto construtivo  Bobina bifilar metálica (em geral platina) enrolada sobre um substrato (cerâmica) e encapsulado (cerâmica. polímero ou vidro) .O que é um transdutor?  Um transdutor é um dispositivo que é capaz de converter um tipo de energia de entrada em outro de saída.

PT . .Esta sigla significa que o metal usado é ( Platina).

Calibração  Seguem normas internacionais  O método de ponto fixo é utilizado para calibrações de alta precisão (0.005ºC podem ser obtidas.0001ºC) e consiste na utilização de temperaturas de fusão ou solidificação de substâncias como água. RTDs . Este processo é geralmente lento e caro. zinco e argônio para gerar os pontos fixos e repetitivos de temperatura.  O método de comparação utiliza um banho . Um método de calibração por ponto fixo comumente utilizado em ambiente industrial é o banho de gelo uma vez que o equipamento necessário é barato e pode acomodar vários sensores de uma só vez e precisões de até 0.

4 fios. podem ser um problema. 3 fios.  Circuitos em ponte: 2 fios. Montagens  Fonte de corrente. pois a variação de resistência devido aos cabos metálicos podem influenciar nos resultados.  As baixas resistências dos RTDs. .

α (0 a 100 oC) • Cobre.0.0046 Ω/Ω oC .0.coeficiente térmico do metal  RTD – Material.00392 Ω/Ω oC (MIL T24388) 0. RTD – Função de  Transferência  Simplificada RT =R0(1+αT) RT – resistência do sensor R0 – resistência a 0°C α .0043 Ω/Ω oC • Níquel .00681Ω/Ω oC (DIN47760) • Platina .0.00385 Ω/Ω oC (IEC751) (PTR) • Tungstênio .0.

dopados com algum outro material como o latão ou determinadas ligas de cobre. . possuem a grande vantagem de poderem ser fabricados em um tamanho físico muito pequeno.Termistores (Thermally sensitive resistor)  Os termistores são sensores fabricados com materiais semi-condutores como óxido de magnésio ou cobalto. em aplicações que exigem alta precisão. Por serem construídos de material semi- condutor. o semi-condutor utilizado pode ser o silício ou o germânio.

 Sistema de detecção e alarmes contra incêndio.  Veículos: medição da temperatura da água e óleo.  sistema de ar condicionado e sistemas de aquecimento. .  Física: medição de vazão de gases e líquidos e radiometria. forno elétrico.  Medicina: termômetros.Aplicações dos termistores  Química: regulação de nível de líquidos.  Projetos elétricos: compensação de variação de temperatura e medição de potência.  Regulação de temperatura: congelador.

.  É um dos sensores de temperatura que fornecem a  O coeficiente de temperatura maior variação na saída por do PTC é positivo apenas variação de temperatura. resistência decresce com o aumento da temperatura. resistência aumenta com a temperatura. dentro de uma certa faixa de mas a relação não é linear. apresentam um coeficiente  Não é muito usado em térmico positivo.Sensores de Temperatura – Termistores Termistores NTC Termistores PTC  Mais usual para medições de  São resistores que temperatura. temperatura. fora dessa faixa o coeficiente é  São elementos cuja negativo ou nulo. sua aplicações industriais. isto é.

Seu valor de resistência aumenta rapidamente quando uma determinada temperatura é ultrapassada. .TERMISTOR DE COEFICIENTE POSITIVO (PTC)  O PTC é um resistor semicondutor sensível à temperatura.

.

apresentando alta sensibilidade e alta resolução para medição de temperatura. os termistores são menos estáveis do que os RTDs. Porém.As limitações dos termistores para a medição da temperatura e outras grandezas físicas são similares aos RTDs. . Os termistores são amplamente utilizados. Sua alta resistividade permite massa pequena com rápida resposta e cabos de conexão longos.

. Normalmente. recomendado por muitos autores. onde o sensor de temperatura será um dos quatro elementos da ponte.CIRCUITO CONDICIONADOR DE SINAL  Vários são os circuitos que podem realizar essa tarefa. um circuito em Ponte de Wheatstone.