You are on page 1of 41

COMPONENTES

:

ALCIONE NASCIMENTO
MÁRCIA PEREIRA
MARINNA SOUZA
NATÁLIA PEREIRA
THAÍS CELINA

9’ Período,
Eng. Minas Máquinas e Equipamentos de Mineração

Peneiramento

 O peneiramento é um dos métodos mais antigos na área do
processamento mineral, até hoje, é usado com aplicação
comprovada numa variedade de indústrias e nas mais diferentes
áreas. Na área mineral, o peneiramento foi concebido pelo
homem tentando separar ou limpar os metais que precisavam
utilizar, pois os minerais de interesses encontram-se dispersos na
natureza ou em entidades separadas.

Definições - Peneiramento

 O peneiramento exerce a função de separar um material em
duas ou mais frações, com partículas de tamanhos distintos.
 O peneiramento trata da separação de materiais sólidos
granulados; é uma operação mecânica.
 O ensaio de peneiramento, bem como o Ensaio de
Sedimentação, faz parte da análise granulométrica dos solos e
é considerado um ensaio de caracterização.
 O peneiramento é utilizado principalmente para a
determinação das frações mais grossas da amostra como o
pedregulho e as areias.
 Consiste no processo de separação de um material granular
não coeso em duas ou mais diferentes classes de tamanho de
partículas, mediante uma ou mais superfícies vazadas com
aberturas de dimensões definidas.

Peneiramento

.Peneiramento Por que utilizar o peneiramento no processo da mineração Para facilitar as próximas etapas de tratamento de minério. .

Peneiramento Móvel Fixa .

são: 1) A coesão entre as partículas tende a reter fino no material grosso. os fios das malhas afastam-se uns dos outros.Peneiramento  Os principais responsáveis pela baixa eficiência e pelas dificuldades encontradas nesta operação. 2) Durante o peneiramento. 3) A aderência das partículas à tela. .

Objetivo do Peneiramento  Preparar o material para a venda ou para um processo a seguir. moagem.  O peneiramento também determina o valor ou a importância do produto para algumas aplicações específicas. concentração e flotação de minérios. . sendo considerado um método de análise físico (granulométrica) para o controle da eficiência de outras operações básicas como a britagem.

Escalas granulométricas  Tyler. 1”).  Richards.  ISO. As aberturas das peneiras para as escalas Tyler e Richards foram relacionadas ao número de malhas (mesh) que representa o número de aberturas de uma mesma dimensão contido num comprimento de 25.4 mm (uma polegada. .

Escalas granulométricas .

água. .Tipos de Peneiramento Peneiramento a seco: Peneiramento a úmido:  Aplica-se a materiais com  O peneiramento a úmido é pouca umidade natural ou que efetuado com adesão de foram secadas previamente. fazendo que as Faixa de 6mm a 10 mesh. partículas sejam arrastadas  As partículas rolam sobre a através da peneira.  A superficie das peneiras são mais longas para assegurar a eficiência. Faixa de superfície da tela e são 14 mesh a 50 micrometros expostas às aberturas das mesmas por várias vezes. numa verdadeira disputa probabilística na tentativa de encontrar a abertura da tela.

 Crivos .formados por chapas metálicas planas ou curvas.constituídas por barras metálicas dispostas paralelamente. .  Telas .Tipos de Malhas  Grelhas .constituídas por fios metálicos trançados geralmente em duas direções ortogonais. de forma a deixarem entre si "malhas" ou "aberturas" de dimensões determinadas. mantendo um espaçamento regular entre si. perfuradas por um sistema de furos de várias formas e dimensão determinada. podendo estas serem quadradas ou retangulares.

Tipos de Equipamentos  Fixas .a única força atuante é a força de gravidade e por isso esses equipamentos possuem superfície inclinada.  Grelhas fixas: São equipamentos robustos. com 7. Possui baixa eficiência (60%).2 cm. Tendência a entupir por blocos em forma de cunha e a capacidade por área de peneiramento é pequena. empregados basicamente em circuitos de britagem para separação de blocos a seco.5 a 0. .

são utilizadas para desaguamento de suspensões e para uma separação precisa de suspensões de partículas finas. introduzidas pela Dutch State Mines. peneiras retativas. Recentemente vem sendo empregadas em circuito fechado de moagem quando a granulometria do produto é grossa e no peneiramento a úmido de materiais finos até 50 µm. peneiras reciprocativas e peneiras vibratórias  Fixas: As peneiras fixas DSM. .Tipos de Movimentos das Peneiras  Móveis: Grelhas rotativas.

. ou seja. a separação dos fragmentos ou partículas em classes (valores discretos). podendo ou não tais limites pertencer a uma escala granulométrica convencional. cada classe compreendendo os tamanhos que estejam entre dois limites definidos. significa separação em função dos tamanhos.Classificação  A preparação dos minerais.

constituída por partículas de dimensões inferiores à malha. É a classe de partículas cujos tamanhos são maiores que a abertura ou a malha. É a fração de material. produto superior. produto inferior.  Undersize: Significa material passante. .Classificação  Oversize: Significa material retido. abertura do peneiramento. ou seja.

 Peneiras agitadas.Tipos de Peneiras  Peneira estacionária ou estática. .  Peneiras vibratórias.  Peneira rotativa.

principalmente grosseiros A Peneira estacionária é constituída basicamente por: •Flange de Entrada. Esta peneira é muito usada no tratamento de efluentes. •Tanque de Recepção. •Flange de Saída.Tipos de Peneiras Peneira estacionária ou estática: São mais simples. Ex : Telas inclinadas. Sendo de uso restrito para material grosseiro e operação descontínua. •Tela de Filtração. . •Pés de Apoio. mais robustas e econômicas. na retirada de sólidos. •Corpo.

 Não possui partes móveis. uma vez que pelo seu perfil os sólidos são removidos pelo próprio fluxo do líquido. não é necessária a construção de bases de concreto especiais para apoio do equipamento. A tela de filtração é encaixada no corpo da peneira.  Como o equipamento é fornecido com pés de apoio.  A peneira estática é totalmente construída em aço inoxidável 304. possibilitando sua fácil remoção.Tipos de Peneiras Peneira estacionária ou estática: Funcionamento:  O efluente entra no tanque de recepção (bombeado ou por gravidade) e por transbordamento cai na tela de filtração onde os sólidos ficam retidos e o liquido é filtrado. O líquido filtrado sai pela parte inferior do equipamento. inclusive a tela de filtração e pés de apoio.  Em função da inclinação da tela e do fluxo do líquido. não havendo desta forma desgaste e manutenção. os sólidos que são retidos na tela caem por gravidade em um tanque coletor ou container (que não faz parte do equipamento). .  Não necessita de retrolavagem para limpeza da tela.

Peneira Estacionária .

Peneiras Rotativas Peneiras Rotativas .Trommel .

Peneiras Rotativas .

mm e 1. DIAMANTE E CASSITERITA. efluentes industriais. MINERAÇÃO DE OURO. suspensão presente nos Motoredutor de Acionamento. A capacidade Corpo da Peneira. LAVRA DE ALUVIÕES.25 Bomba e Tubulação de Lavagem Contínua da Tela. remoção de partículas em Tela Cilíndrica de Filtração.Peneiras Rotativas APLICAÇÕES: SEIXOS ORNAMENTAIS. de filtração varia de acordo Flange de Saída. . A Peneira Rotativa é um A peneira rotativa é constituída basicamente por: equipamento utilizado para a Flange de Entrada. com tamanhos variando entre 0.5 mm. com a abertura da tela. Pés de Apoio.

O líquido filtrado sai pela parte inferior do equipamento. estão presentes em grande quantidade e os volumes são igualmente grandes. nos processos onde os sólidos.Peneiras Rotativas Funcionamento:  O funcionamento do equipamento está baseado na rotação contínua da tela cilíndrica feita por meio de moto redutor e da limpeza contínua da tela. que por estar em movimento contínuo permite que o líquido esteja em contato com uma zona limpa de tela. Os sólidos que são retidos pela tela são direcionados para a saída através de um guia fixado internamente na tela.  A limpeza da tela é feita por meio de uma bomba que é alimentada com água limpa e duas tubulações com bicos lavadores que limpam a tela pelo lado interno e externo. .  A transmissão do movimento é feita através de rodas diretamente na tela.  Separação de sólidos e líquidos.  O efluente entra diretamente na tela de filtração.  Totalmente construída em aço inox 304O corpo da peneira tem uma tampa. que pode ser aberta para a retirada/manutenção da tela e partes motoras.

principalmente para materiais finos. A freqüência é bastante alta (1800 a 7200 vibrações por minuto) e a amplitude é bem pequena.5 a 10mm). São ligeiramente inclinadas (10º para operação a úmido e 20º para operação a seco). Apresentam como desvantagem um desgaste excessivo da tela e ruído. para peneiramento a seco.5 cm a 15 mesh. chamado Rotex. não sendo recomendadas para trabalho pesado. Uma peneira com tela vibrada por meio de bolas de borracha que se movem à custa de um movimento de agitação provocado por um excêntrico. . indo até bem abaixo de 100 mesh para peneiramento a úmido. Existem dois tipos mais comuns:  Estrutura vibrada: a estrutura é submetida a vibração mecânica por meio de excêntricos ou eixos desbalanceados ou vibração eletromagnética com solenóides. A maior diferença entre as peneiras agitadas e as vibratórias está na freqüência (neste caso 1200 a 7200 ciclos/minutos) e a menor amplitude de vibração (1. chegando a até 225 mesh para alguns casos. Fazem o peneiramento de finos (80 a 100 mesh).  Tela Vibrada: elas possuem eletroímãs que atuam diretamente sobre a tela. As malhas utilizadas na indústria química variam de 2.Peneiras Vibratórias A Peneira vibratória possui alta capacidade e eficiência.

curvadas ou de formato irregular. planas. Estas são encontradas em plantas de processamento como na indústria de mineração e companhias de tratamento de água. cilíndricas. uma peneira plana horizontal é a mais indicada.Peneiras Vibratórias Peneira vibratória  Os formatos de uma peneira vibratória variam. O tamanho do equipamento varia de acordo com o peso e as dimensões dos materiais que serão trabalhados. Temos designs de peneira plana inclinada onde o uso da gravidade é parte do processo. .  Se a necessidade é a separação de partículas sólidas de líquidos. Se o processamento é para tratamento de resíduos industriais a peneira vibratória reduz a quantidade de impurezas que será descarregada no sistema de clarificação. Podem ser em forma de cesta.

Peneiras Vibratórias Representação esquemática de uma peneira vibratória. .

Peneiras Vibratórias Peneira vibratória .Categorias .

Peneiras Vibratórias Peneira vibratória – Sistema de vibração .

Peneiras Agitadas Funcionamento:  Agitação provoca a movimentação das partículas sobre a superfície de peneiramento.  A agitação provoca a movimentação das partículas sobre a superfície das peneiras. que é ligado por meio uma correia à uma polia excêntrica situada na parte inferior do equipamento ou até mesmo manualmente.  A peneira a agitação provoca a movimentação das partículas sobre a superfície de peneiramento. Esta agitação é provocada por um motor.  Desvantagens :Alto custo de manutenção e de estrutura. Problemas de geração de pó. A agitação é provocada por excêntricos que permitem regular freqüência e a amplitude para conseguir experimentalmente a melhor combinação destas variáveis. mas é baixa para finos. Geralmente as peneiras agitadas com excêntricos são mais lentas. Embora possam ser horizontais. Sua principal utilidade é na área de minerais. .  A eficiência é relativamente alta para materiais maiores que 1cm. geralmente são inclinadas para que o material seja transportado ao mesmo tempo em que ocorre o peneiramento. O excêntrico pode funcionar em plano vertical ou plano horizontal.

Peneira Agitada Peneiras Agitadas. (b) na horizontal e (c) vei-e-vem na descarga . (a) na vertical.

Deste modo são produzidas vibrações lineares que dirigidas sob um ângulo de 40º a 60º contra as telas. .Mecânica das Peneiras Todos os diferentes tipos de peneiras vibratórias VELOPEN são acionadas por um conjunto de vibradores. de fabricação própria. auto sincronizantes e rodando inversamente entre si. conduzem o material sobre estas em direção as bocas de descarga à uma velocidade de alguns cm/s. Não há portanto necessidade de inclinar-se a peneira para que ocorra o transporte do material. Isto poderá ser feito em casos específicos para aumentar a velocidade de transporte . além de forçar a passagem do material através das malhas.

Mecânica das Peneiras. especiais para aplicações vibratórias dimensionados para uma vida teórica superior a 30.METSO  Peneira Modular .000 horas .Horizontal / Inclinada / Banana O acionamento é executado por um par de vibradores montado em cada módulo da peneira. gerando movimento linear por autosincronismo. Os vibradores da linha V-100 são constituídos de eixo rígido excêntrico. apoiado em rolamentos autocompensadores de rolos.

Division Resource Technologies / Mining:  Atua no Brasil e América do Sul oferecendo soluções eficientes e confiáveis na extração.Fabricantes de Peneiras ThyssenKrupp Industrial Solutions. estocagem e processamento de matéria-prima e estéril Peneira ThyssenKrupp . manuseio.

ensacamento e processamento de materiais a granel. Peneira Haver .Fabricantes de Peneiras O Grupo Haver & Boecker:  Ocupa a principal posição no mercado internacional para pesagem.

Peneira Schenk . Clyde Process e Mac Process.  Com sede na cidade de São Paulo.  Fundada em 1975.Fabricantes de Peneiras Schenck Process Brasil:  Integra as marcas e tecnologias da Pentec.

Fabricantes de Peneiras Sandivik:  Fundada em 1862 por Göran Fredrik Göransson. Peneira Sandivik .

a = percentagem de material menor que a malha da alimentação. situa-se entre 80 e 90%. Industrialmente.Eficiência de Peneiramento  Em peneiramento industrial a palavra eficiência é empregada para expressar a avaliação do desempenho da operação de peneiramento. a eficiência de peneiramento é definida como a relação entre a quantidade de partículas mais finas que a abertura da tela de peneiramento e que passam por ela e a quantidade delas presente na alimentação. P = passante (t/h). . A = alimentação (t/h). E = P aA x 100 onde: E = eficiência. atingindo em alguns casos 95%. a eficiência de peneiramento. em relação a separação granulométrica ideal desejada. ou seja.

Dimensionamento dos Equipamentos e seleção  Um equipamento de peneiramento é definido inicialmente pelas suas dimensões e pelo tipo de abertura (quadrada. circular. retangular. . elíptica ou alongada). É preciso ressaltar que existe uma relação entre o tamanho máximo de partícula que pode passar numa determinada abertura e as dimensões do fragmento passante.

etc. lavagem classificação final.  f) limitação ou não de espaço e peso. . densidade e umidade. presença de materiais argilosos. A seleção das peneiras deve ser feita em função das características do material e do tipo de serviço a que ela irá se prestar.  c) faixas de separação do produto. distribuição granulométrica. entre outros. classificação intermediária. forma das partículas. tamanho máximo da alimentação.  g) grau de conhecimento do material e do produto desejado. temperatura. tais como: densidade e umidade.  b) capacidade.  e) tipo de serviço.  d) eficiência desejada.Os dados necessários para seleção e dimensionamento de equipamentos são:  a) características do material a ser peneirado.

bloggearscom.grampotela.ebah.ebah.br/disci/eqa5313/links/linkspeneiras.enq.br/disci/eqa5313/Peneiramento.br/content/ABAAAAop0AD/peneiram ento-industrial-apuntes-aula-parte-2  http://www.com.ht m  http://www.html  http://www.com.br/content/ABAAAAlhkAL/peneirame nto-industrial-apuntes-aula-parte-1  http://www.blogspot.Referencias  http://www.ufsc.ufsc.gov.enq.net/category/tipos-de-peneira- rotativa/ .htm  http://peneiravibratoria.cetem.pdf  http://www.com/2008/12/tipos-de- equipamentos-aplicados-aos.html  http://www.com.br/publicacao/CTs/CT2004-183- 00.br/peneira.