A digestão Humana

8° Ano Aulas de Ciências Colégio Ideal Professores: Julio, Danilo e Bianca

Relembrando
‡ O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento, (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. ‡ É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos) pela enzima AMILASE

‡ A faringe (pequeno tubo comum ao aparelho digestivo e respiratório) está junta a ossos e cartilagens que auxiliam na deglutição (ato de engolir).

‡ Depois de passar pela faringe, o alimento se desloca por um tubo alongado e muscular chamado esôfago. O bolo alimentar é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares.

‡ Ao final do esôfago encontra-se o estômago, o órgão mais popular quando o assunto é digestão, que tem formato de bolsa. No estômago começa a quebra das proteínas e gorduras.

Tem que ter estômago!
‡ No estomago é produzido o suco gástrico composto por acido clorídrico que contribui para a digestão das proteínas alem de eliminar alguns germes que ingerimos com os alimentos. ‡ O suco gástrico possui ainda PEPSINA, enzima que quebra essas proteínas. ‡ O alimento que passa adiante para o intestino delgado recebe o nome de QUIMO!

Intestino Delgado muitas mudanças!
‡ Nesse órgão ocorre a absorção da maior parte dos alimentos ingeridos.

‡ Logo depois do estômago, está a porção duodenal do intestino delgado. (Todo o aparelho digestório pode ser tido como um grande tubo contínuo, porém alargado em algumas porções). No intestino delgado é continuada a quebra das proteínas e carboidratos, além da absorção dos mesmos pelo organismo.

Com uma ajuda!!
‡ Dois órgãos muito importantes para a digestão agem nessa parte do processo: o FÍGADO e o PÂNCREAS. ‡ Agindo como glândulas, esses dois órgãos liberam substancias que ajudarão na digestão de certos nutrientes.

O Pâncreas
‡ Este órgão produz o suco pancreático ( uma mistura de enzimas ) que atacarão as proteínas e o amido. ‡ O próprio intestino produz o suco intestinal que atacarão os açucares provenientes da quebra do amido.

O fígado
‡ O fígado produz a bile que é armazenada na Vesícula Biliar. ‡ A bile funciona como um detergente para as gorduras, quebrando-as em pedaços menores aumentando a ação da LIPASE, enzima que digere Lipideos.

O fígado
‡ O fígado é um orgão de cerca de 1,5 kg, com 21 cm de largura, 17 cm de altura e 11 cm de espessura. ‡ Alem da produção de bile, este órgão possui outras funções essenciais ao funcionamento do corpo.

Funções do Fígado
‡ Remove o excesso de glicose do sangue e o armazena na forma de glicogênio. ‡ Produção de aminoácidos que formarão as proteínas de que nosso corpo necessita. ‡ Transforma aminoácidos excedentes em energia queima de proteínas. ‡ Remove substancias tóxicas do sangue poluentes, álcool, pesticidas, drogas que são eliminados na urina ou nas fezes.

‡ Armazena lipideos, vitaminas e minerais como o Ferro ( importante para as celulas do sangue) ‡ Remove e destrói os glóbulos vermelhos desgastados.

Quando o fígado para!
‡ O consumo excessivo de álcool e substancias tóxicas ao organismo faz com que o fígado tenha uma sobrecarga em suas funções. ‡ A inflamação do tecido hepático provoca uma doença conhecida como HEPATITE que pode levar a cirrose hepática. ‡ A cirrose pode progredir e o fígado deixa de realizar as suas funções, para literalmente, levando a pessoa a morte!

Tarefa para Terça Feira ‡ Página 28-29 exercícios 8 ao 2811. ‡ Pagina 32 de olho no texto.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful