You are on page 1of 9

LAKATOS, EVA MARIA; MARCONI, MARINA DE ANDRADE.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: PROCEDIMENTOS BÁSICOS, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PROJETO E RELATÓRIO, PUBLICAÇÕES E TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2. ED. SÃO PAULO: ATLAS, 1986.

UEG- UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. Grazielle G. Avelar.

mas não extenso em alcance” ( American Library Association). ou “trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular. UEG. da arte. Grazielle G. usualmente pormenorizado no tratamento.UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª.MONOGRAFIA  CONCEITO: Descrição ou tratado especial de determinada parte de uma ciência qualquer. da história etc. Avelar. dissertação ou trabalho escrito que trata especialmente de determinado ponto da ciência. .

A característica essencial não é a extensão.UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. UEG. Estudo pormenorizado e exaustivo. Metodologia específica. mas não em alcance (nesse caso. o nível da pesquisa. Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela. Avelar. Grazielle G. abordando vários aspectos e ângulos do caso. é limitado). Contribuição importante. Tratamento extenso em profundidade. . sistemático e completo. que está intimamente ligado aos objetivos propostos para a sua elaboração. isto é. original e pessoal para a ciência. mas o caráter do trabalho( tratamento de um tema delimitado) e a qualidade da tarefa.CARACTERÍSTICAS • • • • • • A monografia apresenta algumas características: Trabalho escrito.

Formulação clara e simples do tema da investigação. DESENVOLVIMENTO. Grazielle G. é a apresentação sintética da questão. importância da metodologia e rápida referencia a trabalhos anteriores. Avelar. realizados sobre o mesmo assunto.ESTRUTURA DA MONOGRAFIA INTRODUÇÃO. Fundamentação lógica do pesquisa.UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. trabalho de é expor e . cuja finalidade demonstrar. UEG.

Explicar é apresentar o sentido de uma noção. Grazielle G. Demonstra que as proposições. procurando suprimir o ambíguo ou obscuro. UEG. é analisar e compreender. devem obedecer a uma seqüência lógica. podem-se levar em consideração três fases ou estágios: • EXPLICAÇÃO “é o ato pelo qual se faz explícito o implícito. para atingirem o objetivo formal do trabalho e não se afastarem do tema. . simples o complexo” ( Asti Vera. discute. claro o escuro.No desenvolvimento. 1979:169). Avelar. • DEMONSTRAÇÃO é a dedução lógica do trabalho. • DISCUSSÃO é o exame. fundamenta e enuncia as preposições. implica o exercício do raciocínio. a argumentação e a explicação da pesquisa: explica.UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª.

UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. • Fase final do trabalho de pesquisa. UEG. possui uma estrutura própria. ainda.CONCLUSÃO. Grazielle G. da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Da conclusão devem constar a relação existe entre as diferentes partes da argumentação e a união das idéias e. A conclusão consiste no resumo completo. conter o fecho da introdução ou síntese de toda reflexão. mas não somente um fim. Como a introdução e o desenvolvimento. . Avelar. mas sintetizado.

à profundidade e à extensão. afirma Selltiz(1965:33-4) .UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. que obedecem a esta ordem ascendente. em relação à originalidade. UEG. Grazielle G. ESCOLHA DO TEMA  O tema geral de um estudo “pode ser sugerido por alguma vantagem pratica ou interesse cientifico ou intelectual em benefício dos conhecimentos sobre certa situação particular”.TIPOS DE MONOGRAFIAS  Podem-se distinguir três tipos: monografia. Avelar. dissertação e tese.

• Reunião. .Escolhido o tema. de demonstrar o óbvio ou de preocupar-se em demasia com detalhes sem grande importância. Avelar. seleção e ordenação do material levantado. • Conhecimento da bibliografia pertinente. UEG. a primeira coisa a fazer é procurar conhecer o que a ciência atual sabe sobre o mesmo. desnecessários ao estudo.UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. para não cair no erro de apresentar como novo o que já é conhecido há tempos. ESTE TRABALHO PRÉVIO ABRANGE TRÊS ASPECTOS: • Orientação geral sobre a matéria que vai ser desenvolvida. Grazielle G.

Ser claro e bem delineado. DEVEM-SE AINDA OBSERVAR ALGUMAS QUALIDADES IMPORTANTES: • • • • Ser proporcional (em suas partes).UNIDADE UNIVERSITARIA DE GOIANÉSIA Profª. Ter valor científico. . Avelar.QUANTO AO ASSUNTO ESCOLHIDO. UEG. Grazielle G. Não ser extenso demais ou muito restrito.