You are on page 1of 20

Custo Kaizen

Equipe: Alexandra M. Yonamine Cristiane Cohen Elisangela Dalagrana

CUSTO KAIZEN
ORIGEM
‡ Japão ± após Segunda Guerra Mundial ‡ Filosofia de vida oriental ‡ * KAIZEN = Mudança para melhor

(KAI = mudança / ZEN = para melhor)

CUSTO KAIZEN CONCEITO ‡ Melhoria contínua aplicada à redução de custos e na busca da perfeição do processo administrativo e produtivo ‡ O Sistema de Custo Kaizen visa estabelecer novos alvos de redução de custos periodicamente .

CUSTO KAIZEN OBJETIVOS ‡ Reduzir os custos reais para um patamar inferior ao do custocusto-padrão. ‡ Exercer controles para atingir reduções de custo. . ‡ Modificar continuamente as condições de manufatura para reduzir custos.

‡ O custo alvo é continuamente ajustado. . ‡ Os custos reais de produção são calculados pelos funcionários da produção. o que define um novo patamar para as novas melhorias. ‡ As informações sobre custos são adequadas ao ambiente de produção.CUSTO KAIZEN CARACTERÍSTICAS ‡ A responsabilidade pela redução de custos é da equipe e não individual.

sejam gestores ou pessoal de base. Melhorias graduais devem ser feitas continuadamente. . 4. 5.CUSTO KAIZEN OS 10 MANDAMENTOS DO KAIZEN 1. 2. 3. Pode ser aplicado em qualquer lugar. Todos os colaboradores devem ser envolvidos. Um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos. eliminado. O desperdício deve ser eliminado.

Orienta-se para os processos. 10. O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo. 7. Focaliza a atenção no local onde se cria valor: chão de fábrica. processos e valores. .CUSTO KAIZEN OS 10 MANDAMENTOS DO KAIZEN 6. 8. Total transparência de procedimentos. Orienta9. Dá prioridade às pessoas.

.CUSTO KAIZEN PROCEDIMENTOS ‡ Estabelecer novos alvos de redução de custo todo mês. ‡ Fazer investigações e tomar medidas corretivas quando as reduções de custo não são atingidas. ‡ Conduzir atividades kaizen (melhorias contínuas) durante todo o ano comercial para atingir reduções de custo.

fábrica.Procedimentos Etapas para seguir os procedimentos: procedimentos: ± 1) Preparação do Orçamento e Determinação das Qualidades de Redução de Custo-Alvo CustoFormulação de Plano de Curto prazo e estratégia que busca eliminar a diferença entre lucro-alvo e lucrolucro estimado. é necessário um plano de racionalização da fábrica.Custo Kaizen . . para a organização. Como trata da redução dos custos estimado.

± b) Perda Secundária. Níveis de Perda: Perda: ± a) Perda Primária. mão-deespaço. dinheiro. mesmos. Terciária. materiais. focando recursos como mão-de-obra. tempo e informação.Procedimentos Etapas Envolvidas: Envolvidas: ± 2) Atividades Kaizen Relativas à Fábrica Atividades de melhoria contínua para eliminar todo e qualquer tipo de perdas ou desperdícios. ± c) Perda Terciária. . ± d) Perda Quaternária. e identificados possíveis usos ineficientes dos mesmos. Secundária. Quaternária. Primária.Custo Kaizen .

Custo Kaizen . entre as reduções de custos obtidas no período e os alvos de reduções estabelecidos para o mesmo período . para cada componente significativo de custo. . materiais. transporte. como mão-de-obra direta. mãomão-demãodede-obra indireta. se procede à quantificação e à análise das variações. energia. transporte.Procedimentos Etapas Envolvidas: Envolvidas: ± 3) Medida e Análise de Diferença entre CustoCustoAlvo e Custos Reais Nessa etapa.

± 3) Reduzir custos de componentes específicos. custo-alvo. ± 2) Recuperar a lucratividade para modelos não lucrativos.Custo Kaizen Específicos por Produto Definições dos tipos de custo Kaizen específios por produto: produto: ± 1) Compensar os resultados que não atingiram as metas do custo-alvo. .

Executar mudanças de modelos para certos produtos que estão sendo produzidos atualmente.Custo Kaizen Específicos por Produto Análise de Custo para Custo Kaizen. Kaizen. ± Maneiras de melhorar a lucratividade de produtos que estão sendo produzidos: produzidos: Transformar produtos que dão prejuízo em produtos lucrativos. ± Métodos para elevar os lucros de vendas: vendas: Melhorar a lucratividade dos atuais produtos. maior. lucrativos. . Transformar produtos lucrativos em produtos que geram um lucro ainda maior. atualmente. produtos. novos. Desenvolver produtos completamente novos.

volume de vendas e lucro e para os elementos de custos de cada produto. prejuízo. buscando analisar primeiramente os produtos que dão maor prejuízo. . elaborar gráficos de série temporal para as tendências de receitas de vendas. ± 2) Comparar os Custos de Produto com Valores-Alvo ValoresPara os produtos de maior prejuízo. comparando-os aos valores estabelecidos pelo comparandocustocusto-alvo.Custo Kaizen Específicos por Produto Etapas Envolvidas: Envolvidas: ± 1) Analisar os Produtos Ordenar os produtos existentes em função de sua lucratividade.

± b) esclarecer os departamentos responsáveis sobre os itens de melhorias e a programação estabelecida. .Custo Kaizen Específicos por Produto Etapas Envolvidas: Envolvidas: ± 3) Busca das Causas e das Soluções Identificar as verdadeiras causas da baixa lucratividade do produto e planejar melhorias que eliminem a ocorrência das causas selecionadas. selecionadas. estabelecida. atingidos. ± c) verificar se os alvos de melhoria estabelecidos são atingidos. pretendidas. ± 4) Planejar e Supervisionar os Alvos de Melhoria ± a) estabelecer alvos de melhoria e delegar tarefas aos departamentos responsáveis pelas melhorias pretendidas.

Estudo de Caso Sistema Toyota de Produção . necessárias. Devido ao método americanas. devido às demandas pequenas e altos tempos de set-up.STP ± Surgiu com a necessidade da indústria automobilística japonesa superar em três anos as americanas.Custo Kaizen . ± Objetivo do STP é elevar os lucros por meio do corte de custos. autonomation. americano de produção em massa ele produziam nove vezes mais que os japoneses. filosofia não aplicável ao Japão. que basicamente requer que cada processo posterior vá de maneira rotineira ao processo anteior para retirar as peças necessárias. . mão-deexcessiva. começou a pensar num sistema baseado na eliminação absoluta do desperdício. Ohno set-up. eliminando estoques e capacidade de mão-de-obra excessiva. baseando-se em dois pilares: just-inbaseandopilares: just-intime e autonomation. ± Pra administrar o JIT a Toyota desenvolveu o sistema Kanban.

± As atividades de kaizen refinam as operações e tratam instantaneamente as anormalidades para elevar o moral no local de trabalho e melhorar os processos nos quais elas ocorrem.STP ± Implementação do balanceamento da produção requer uma redução do tempo de atravessamento de produção (lead time). nem pode atingir a produção com fluxo de peças unitárias sem que cada operador se torne multifuncional. não consegue reduzir os tempos de troca de ferramentas.Custo Kaizen . multifuncional. esta requer pequenos lotes e transporte correspondente ágil. não pode executar a produção em pequenos lotes se. . ocorrem. Muitos tipos diferentes de peças devem ser manufaturdos diariamente em um seqüência rápida. time). No entanto. um fábrica ágil.Estudo de Caso Sistema Toyota de Produção .

. Corolla. Estabalecer uma Comissão de Redução de Custos. A fim de reduzir seu pronto de altos.Específico do Carro Corolla ± Em 1974. após a crise do petróleo em 73 a Toyota viu seu lucro cair em 1974.Estudo de Caso Estudo de Caso . Como subestruturas a CRC. Estabelecer um prazo de obtenção de alvo. 83% 83% devido a custos mais altos. equilíbrio para lucratividade a uma taxa operacional de menos de 80%. 80% A Toyota tomou seu carro mais vendido Corolla e estabeleceu uma Comisão de Custo Kaizen. Custos. que realizou as seguintes propostas: propostas: Executar uma campanha de corte de custo em toda a empresa para o Corolla.Custo Kaizen . estabelece três grupoas para estudo: estudo: A) Produção e Montagem B) Produção e Engenharia C) Compras Estabalecer um alvo de redução de custo x por veículo.

cuja sistemática visa a apoiar o processo de redução de custos nas fase de desenvolvimento dos novos modelos 2) o Custo Kaizen (Kaizen Costing). enquanto no Custo Kaizen busca-se um conjunto amplo de pequenas melhorias na produção atualmente realizada.Custo Alvo x Custo Kaizen 1) O Custo-Alvo (Target Costing). que visa a apoiar o processo de redução de custos dentro do contexto do atual sistema produtivo e dos atuais produtos fabricados. a lógica do Custo-Alvo pode implicar a necessidade da introdução de inovações tecnológicas radicais na fase de desenvolvimento de produto e dos processos de fabricação. ± Diferença é importante porque. .

surgem novos métodos de gestão de custos. . empresa.Custo Kaizen Conclusão Devido às constantes pressões do mercado que impelem as empresas a buscarem a redução de seus custos. visando eliminar desperdícios além da maior abrangência e visibilidade dos custos gerados em todos os processo da empresa.