You are on page 1of 23

PLANO DE EXPECTATIVA

IDADE

PLANO DE EXPECTATIVA ‡ é a estratégia da preparação para um determinado período. ‡ leva em consideração os meios disponíveis.

PLANO DE EXPECTATIVA Estrutura da preparação. 100 80 60 40 20 0 Iniciação Formação at lét ica e especialização Alt o desempenho Compet ição T ent at iva de mant er performance Final da vida compet it iva Saúde e lazer .

PLANO DE EXPECTATIVA ‡ Dura entre 4 e 12 anos. Alto rendimento Treinamento científico metódico Planejamento alongo Prazo Identificação do talento esportivo ETAPAS PARA ATINGIR O ALTO DESEMPENHO .

PLANO DE ESPECTATIVA ‡ PLANO DE EXPECTATIVA INDIVIDUAL .

PLANO DE ESPECTATIVA INDIVIDUAL ‡ É o planejamento do treinamento ( periodização ) baseado numa política de desenvolvimento do talento esportivo e compreende 4 etapas: .

Formação Básica ‡ vai do nascimento até os dez anos .

Formação Básica ‡ A estrutura baseia-se na atividade física escolar .

sempre de caráter generalizado .Formação Básica ‡ A essência dessa fase é o trabalho de coordenação motora. flexibilidade. resistência muscular e resistência aeróbia.

Formação Básica ‡ Recreação ‡ natação ‡ ginástica artística ‡ etc .

Formação Básica ‡ Correção de vícios e anomalias posturais. ‡ iniciação aos jogos. ‡ Identificação das áreas de potencial esportivo ‡ Ações que favoreçam a aderência . ‡ Iniciação à competição nos últimos anos.

. resistência.) ± Direcionamento esportivo .Especialização ‡ Dos 11 até os 18 anos. ‡ O treinamento é efetuado em centros de excelência locais.. ‡ Concentração nas atividades correspondentes ao potencial esportivo identificado por testes (velocidade.. força.

prevalecendo a formação integral do ser .Especialização ‡ O crescimento é imprescindível atenuando as cargas de treinamento ‡ O resultado desportivo é levado a segundo plano.

Especialização ‡ Elevam-se as capacidades funcionais do atleta paulatinamente a fim de se conseguir a base para a etapa seguinte .

Performance ‡ É a fase de desempenho do atleta. já amadurecido física. técnica e psicologicamente .

na distância. . etc. na posição.Performance ‡ O Atleta passa a ser um especialista no estilo.

Performance ‡ Começa por volta dos 18 anos para a mulher e 20 anos para o homem .

Performance ‡ Dura até os 35 anos (s) e é efetuado em centros avançados de treinamento. em geral mantidos pelos Comitês Olímpicos Nacionais .

Performance ‡ A preparação específica é mais importante do que a preparação geral .

Performance ‡ A quantidade da carga aumenta . permanecendo a preparação generalizada inalterada .

Performance ‡ O sistema de competições passa a ser a maior finalidade da periodização ‡ A vida passa a ser orientada em função dos objetivos do treino .

Fim da vida competitiva ‡ A idade dessa faixa engloba o momento em que o atleta desiste da vida atlético ± competitiva ‡ Na maioria das vezes não é planejada. o que gera inúmeros problemas (psicológicos. sociais. etc) .

‡ Hoje é bastante comum as competições Masters.Manutenção da saúde e lazer ‡ Devem-se propor atividades físico recreativas que venham a manter ou ainda melhorar a qualidade de vida. porém a que se considerar os benefícios x riscos .