Mirna Tonus Oficina da Comissão Regional Pró-Conferência Nacional de Comunicação Curso de Comunicação Social ± Jornalismo ± UFU

` Meados da década de 1990 .Instituto Metodista de Ensino Superior Linha de pesquisa Comunicação e Educação. Ismar de Oliveira Soares. a fim de pesquisar as diversas vertentes possíveis na intersecção educação/comunicação. .Universidade de São Paulo (USP) Núcleo de Educação e Comunicação da ECA/USP. coordenada por Onésimo de Oliveira Cardoso x Limites e conteúdos de uma possível Didática ou Pedagogia da Comunicação. junto a outros professores x Estudos incluindo projetos junto a escolas da rede pública paulista.` 1982 e 1984 .

(SOARES. EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa.³Conjunto das ações voltadas para a criação de ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços educativos. Disponível em http://www.usp. interdisciplinar e mediado pelas tecnologias da informação´. favorecedores tanto de relações dialógicas entre pessoas e grupos humanos quanto de uma apropriação criativa dos recursos da informação nos processos de produção da cultura e da difusão do conhecimento. O novo campo apresenta-se como inter-discursivo. Ismar.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/) .

` ` Não se confunde com práticas de ensino Não vinculado necessariamente à educação formal Iniciativas floresceram na sociedade civil. ONGs Conquista das escolas apesar da resistência do ensino formal ` ` .

` Educação para a comunicação Colaboração na formação da consciência crítica diante das mensagens veiculadas ` Expressão comunicativa por meio das artes Espaço de fala e visibilidade para os sujeitos sociais. proporcionado por arte-educadores ` Mediação tecnológica nos espaços educativos Identificação da natureza da interatividade e democratização do acesso às TIC ` Gestão da comunicação nos espaços educativos Abordagem das relações entre os recursos da comunicação e as atividades humanas para garantir a construção dos ecossistemas comunicativos .

Quadro de mídia para fins educacionais .

Castelo Rá-Tim-Bum ` ` ` TV Senac e Canal Futura Telecurso RepórterEco e afins .` Vila Sésamo.

` Convergência das mídias Sites Plataformas de EAD Universo infotelecomunicacional (MORAES. com riquíssimo acervo de audiovisuais (Youtube.) . 2001). Vimeo etc.

uol.sites.br/CriancaConsumo/Home.br/nce/aeducomunicacao/ http://cidadeescolaaprendiz.br/ .org.redecep.http://www.mmp http://www.br/educomunicacao_bibliografia.org.org.com.aspx http://rossetti.alana.br/homepage.php http://www.usp.

Javier Días.blogspot. Link em http://interacoesdigitais. NOCI.com. Ciberperiodismo: métodos de investigación: una aproximación multidisciplinar en perspectiva comparada. Marcos. Disponível para download. 2009. .PALACIOS.

Uniube. ABRÃO. ou seja. Adriana. PIRES. ` ` ` . RODRIGUES. adaptação e conceitualização Conseqüência da reflexão que acompanha o aprender fazendo. Mirna. Roteiro de estudo. TONUS. Márcia Regina. Aprendiz passa de espectador a ator/produtor/construtor Desequilíbrio e auto-regulação. Curso de Pósgraduação em Educação a Distância.` ` Comunicação depende do interesse gerado por novas informações Audiovisual permite a criação de um ambiente propício para construção do conhecimento. Educação a distância: um desafio constante de comunicação. 2008. Maria Bárbara Soares.

` Continuum de fazer. Mirna. A importância das tecnologias de informação e comunicação para a educação. mediante o exercício de novas linguagens. refletir e conceituar. tanto educadores.br) . contemplando o tripé técnica-ética-estética.` Meios de comunicação como sensibilizadores e como conteúdo de ensino. (TONUS. quanto educandos. Disponível em www.diariodearaxa. empregando formatos e códigos mais próximos da sensibilidade dos envolvidos.com.

que se dá através de signos lingüísticos. desta forma. Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. e a comunicação entre ambos. Paulo. 66). que mediatiza o primeiro sujeito do segundo. p. O mundo humano é. um mundo de comunicação´ (FREIRE. Extensão ou comunicação? 12ª ed.` ³Todo ato de pensar exige um sujeito que pensa. um objeto pensado. 1977. . Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful