You are on page 1of 5

Radiação- ionizante e não

-
ionizante
CONCEITO, EXEMPLOS

Radiações Não Ionizantes: as que não possuem energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem. ➱ corrente eléctrica. raios gama.  B. . de acordo com a sua capacidade de interagir com a matéria. ➱ ➱ microondas de aquecimento. Radiações Ionizantes: as que possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem. neutrons. ➱ microondas de radio-telecomunicações. ➱ infravermelhos. sendo as mais conhecidas: ➱ raios X. sendo as mais conhecidas: ➱ luz visível. Radiação ultravioleta➱ partículas alfa. partículas beta. se podem subdividir em:  A.Conceito A radiações constituem uma forma de energia que. protons (radiações corpusculares).

Aplicações da radiação ionizante Por terem alta frequência. A radiografia é utilizada para avaliar mudanças ósseas. com diferenças no comprimento de onda. possuem alto poder de penetração. Além disso. é usado na medicina em teleterapias. localizar objetos estranhos.  Radiação ultravioleta: É subdividida em UVA. . que mata as células devido à alta frequência e poder de penetração. pois permitem que a vitamina D seja sintetizada no organismo.  Radiação Gama: é utilizada em descontaminação de produtos alimentícios e esterilização de equipamentos médicos. em radiografias. Os raios UVA são muito benéficos aos seres humanos em exposições moderadas.  Raios x: É muito usado na medicina. Isso é possível graças ao seu alto poder de penetração que atravessa em áreas moles (como os músculos) e é absorvido em partes mais duras ( como os ossos ). que pode ser destrutivo ás células e algumas substâncias. para o tratamento do câncer. UVB e UVB.

.

br/radiacao-ultravioleta- caracteristicas-beneficios-e-maleficios/ .html  http://www.pt/artigosA/artigos/radiacoes_ionizantes_e_nao_ionizantes.estudopratico.br/2013/08/impactos-e-aplicacoes- da-radiacao-gama.blogspot.com.pd f  http://fisicaradioactiva.com.Referências bibliográficas  http://navendo.factor- segur.blogspot.html  http://www.com.br/p/aplicacoes-da- radiacao.