You are on page 1of 18

Bacia hidrográfica

Margarete A. Pereira

Ciclo da água Sistema fechado Globalmente Balanço Hídrico Unidades hidrográficas Sistemas abertos .Consideração importante...

de modo que toda a vazão efluente seja descarregada através de uma saída simples. drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água. Bacia hidrográfica A bacia hidrográfica é a área definida topograficamente. .

que faz a divisão das precipitações que caem em bacias vizinhas . CONTORNO OU DIVISOR DE ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA O contorno ou divisor de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de cumeada (pontos de cota máxima entre bacias).

condicionado pela topografia. de onde é derivado o escoamento de base da bacia divisor topográfico. que fixa a área da qual provém o deflúvio superficial direto (runoff) da bacia tipos de divisores de água . que estabelece os limites dos reservatórios de água subterrânea.divisor freático. determinado pela estrutura geológica.

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA .

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA Área de drenagem da bacia hidrográfica Características de forma da bacia hidrográfica Sistema de drenagem Características físicas da bacia hidrográfica .

ÁREA DE DRENAGEM Área da bacia hidrográfica. bacia menores costumam ser medidas em hectares (1 ha = 104 m 2 e 1 km2 = 100 ha). é a área plana (projetada sobre o plano horizontal) limitada pelos divisores topográficos da bacia. As áreas de grandes bacias são normalmente medidas em quilômetros quadrados (1 km2 = 106 m 2 ). A. .

Características de forma da bacia hidrográfica .

Coeficiente de compacidade Informa sobre a susceptibilidade da ocorrência de inundações nas partes baixas da bacia. Relação entre o perímetro da bacia e o perímetro do círculo de igual área coeficiente de compacidade das bacias hidrográficas é sempre um número superior à unidade .

280 km2 de área de drenagem e seu perímetro mede 319 km de extensão.A bacia apresenta tendência a enchentes? resposta 1. Calcule o coeficiente de compacidade. que banha os municípios de Ouro Preto e Mariana. Exemplo: A bacia do rio do Carmo.87 Coeficiente de compacidade . tem 2.

O fator de forma de uma bacia hidrográfica. Bacias alongadas apresentam pequenos valores do fator de forma e são menos susceptíveis às inundações Fator de forma . kf . é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial.

com 132.13 . Calcule o fator de forma.A bacia do rio do Carmo do exemplo anterior tem características de uma bacia alongada. Resposta 0.3 km de comprimento axial e 17.2 km de largura média.

Sistema de drenagem .

ordem do curso de água. o canal formado é de ordem imediatamente superior. iii) da junção de dois canais de ordens diferentes resulta um outro cuja ordem será igual a maior dentre os formadores. os pequenos canais que não têm tributários. isto é. têm ordem 1. ii) quando dois canais de mesma ordem se encontram.critério proposto por Horton e modificado por Strahler . i) as pequenas correntes formadoras.

exemplo .

geralmente. sendo que o limite inferior caracteriza as bacias com drenagem pobre e o limite superior aplica-se a bacias excepcionalmente bem drenadas. intermitentes e efêmeros.5 km-1 . pela área de drenagem. Densidade de drenagem .5 km-1 a 3. compreendidos na faixa de 0. êfemero Intermitente perene É a relação entre comprimento total dos cursos d’água da bacia hidrográfica. incluindo-se os perenes. Os valores deste índice para as bacias naturais encontram-se.

A microbacia em questão é susceptível a enchentes? Justifique sua resposta. perímetro de 5.br/revistauniara/pdf/20/RevUniara20_11. integra à sub-bacia do ribeirão das Cruzes.O córrego do Marivan.1 km2.uniara. está localizado a nordeste da cidade de Araraquara com 1. c. A bacia é bem drenada? Justifique.com. Calcule a densidade de drenagem d. com uma microbacia de aproximadamente 2.43 km Com base nos dados acima calcule: a. Coeficiente de forma. b. e.37 km de extensão.pdf . Coeficiente de compacidade.37 km e rede drenagem com 1. exercício Fonte: http://www.