You are on page 1of 25

Agenda
• Introdução

• Encontrar forças na Graça

• Fortalecer o bom sistema

• Seguir o comandante

• Lutar conforme as regras

• Esperar a colheita

• Conclusão

contra este secularismo .  O sistema secular dominado pelo maligno se fortalece a cada dia  O mundo opõe àqueles que protestam. não. Introdução  O mundo parece estar chegando ao fim  Mas. paradoxalmente ainda não.  A plenitude da força do mundo será. quando o mal estiver tão arraigado no coração das pessoas e das instituições que não haverá mais qualquer resquício de Deus. em nome do cristianismo.

Introdução  Há um afrouxamento dos padrões morais e éticos  E a única proposta religiosamente aceitável. laica. pela a maioria da sociedade. mas sem exigir nada delas. é a educação  Recentes noticias em nosso país nos colocam algumas verdadeiras atrocidades que estão sendo praticadas em nome de uma educação. igualitária e autônoma.  Um dos maiores instrumentos utilizado a favor deste sistema. . é aquela que pretende ajudar as pessoas a vencer as dificuldades.

 Outro vetor esmagadoramente terrível. através de Piaget e de Dewey a autonomia do indivíduo. e já comentado em outra aula. ou seja sujeito a sua própria lei.  As grandes transformações que tem ocorrido no campo da moral. do comportamento e das ideologias. é a mídia. Introdução  Alguns projetos pedagógicos relevantes da contemporaneidade. em detrimento de qualquer manifestação de uma heteronomia. são devidas em sua grande parte ao trabalho da mídia . onde há um regramento externo.

mas cheias de perversidade  Por isto temos visto coisas inacreditáveis praticadas por “seres humanos” . Introdução  Há um poder ideológico por trás de tudo o que se vê na mídia. no erro.  O resultado disto são pessoas vazias de Deus.  Uma apologia da imoralidade e uma cruzada contra o Cristianismo. as escraviza no vício. no pecado. a inversão de valores é o grande apelo.  O sistema maligno que domina o mundo e destrói pessoas.

Introdução  O resultado é justamente a falta de esperança  A sociedade não tem esperança de melhora ou mudança  Não há esperança num futuro melhor  Vivemos um dia após o outro em um absoluto desespero. uma falta de Deus e é primordial encontrar forças .  Como comentamos em outras aulas. há um vazio.

 Mas como lutar contra isto posto? Paulo estava preso e Timóteo parecia reunir forças necessárias para substituí-lo na frente de batalha.Encontrar forças na Graça  Desde de Paulo podemos encontrar um poderoso esquema de implantação de um sistema ideológico perverso.  A situação parecia humanamente desesperadora! . o erotismo promiscuo nos cultos as divindades parecia insuperável.  O império romano parecia invencível.

levando-o a escrever a Timóteo encorajando-o e o municiando de forças.  Este poder. que vem da Graça de Deus – 2Tm 2:1  Graça na sua profusão de significado poderia tomar varias aulas somente para explanarmos a sua abrangência. que lhe da forças. que o fazia não se sentir derrotado. mas para resumir aqui podemos dizer que:  “Graça é o favor que Deus dirigiu aos pecadores perdidos” .Encontrar forças na Graça  Mas havia em Paulo uma certeza.

 É a expressão do amor soberano de Deus  Ela nos salva e santifica!  É a Graça que nos permite acessar Deus mesmo quando pecamos.Encontrar forças na Graça  Graça é que faz que Deus nos salve. mesmo não tendo motivos para tal.  O poder da Graça é mas do que suficiente para fortalecer a vida de uma pessoa e faze-la triunfar sobre o sistema maligno em vigor no mundo .

perseguiu a Igreja de Cristo – 1Co 15:9-10  Assim baseado em sua experiência pessoal Paulo podia testemunhar o poder da Graça .Encontrar forças na Graça  Paulo não falava em teoria  Sempre houve uma pecha de que ele não era um apóstolo legítimo  Ele não conhecera Jesus em carne e osso  Ele não era um dos doze apóstolos. e pior.

que negasse a sua missão. Jo 16:33  Vencer o mundo. mas Ele se manteve firme em seu propósito.  Ele foi até a crus e venceu o mundo. . político. nos franqueando assim este poder da Graça  Só na graça Timóteo poderia emcontrar poder para ser mais forte que o mundo. é não ceder a sua influência  O povo judeu queria um Jesus diferente.Encontrar forças na Graça  Paulo fazia questão de nomear este poder a Graça de Jesus.

a igreja de Cristo também tem uma contra medida de combate a esta ideologia.  Ele tem que ser transmitido de pessoa a pessoa  O método mais poderoso de propagação do Evangelho é o do testemunho pessoal . mas extremamente efetivo.  Um sistema estabelecido pelo próprio Jesus.  Mas se há uma força neste sistema. não é um sistema estrondoso e midiático.Fortalecer o bom sistema  O mundo de hoje é tão forte quanto no tempo de Timóteo e Paulo. quando aplicado de forma diligente.

. de um outro método de Jesus: o discipulado – 2Tm 2:2  Há uma espécie de corrente do bem. um discipulado. estanque.Fortalecer o bom sistema  Mas a eficácia deste método depende de um complemento. mas sim continua. um relacionamento pessoal. colocada de uma forma bem clara neste texto  Timóteo deveria transmitira a outros homens e estes a outros e assim por diante  Entendemos aqui que transmitir não somente como uma ação isolada.

 Todo povo de Deus foi chamado a este ministério. e o outro o orientado. um aprenderá com o outro. mas um será o orientador. mas cabe ao orientador a prioridade de ensinar.Fortalecer o bom sistema  No discipulado há uma relação de mão dupla.  E segundo o autor de nossa liçào. deixaram esta obra delegada somente aos ministros da palavra. este parace ser a maior falha de nossas igrejas hoje em dia. para continuar a corrente do bem: ser discipulo e fazer discipulos .

Fortalecer o bom sistema  Para mudar o mundo. Jesus escolheu doze homens.  Hoje as igrejas nào conseguem crescer. e os treinou por três anos.  Em trinta anos.  A corrente parece ter se quebrado . e dpois os enviou para fazer outros discípulos. a não ser por esforços midiáticos intensos  Mas isto não é discipulado. e não deve ser considerado como crescimento verdadeiro. o mundo conhecia o evangelho e havia igrejas por toda parte.

 O Agricultor  O que tem eles em comum? Dedicação. Seguir o comandante  Mas o que fazer para retormar esta corrente e seguirmos atendendo ao chamado?  Paulo nos dá algumas dicas. . quando passou a Timóteo o exemplo de três oficios do seu tempo:  O Soldado. esforço e paciência.  O Atleta.

ok!.  Ele trabalho.  Trabalhou tanto que Paulo frequentemente usava a metáfora da guerra para mostrar a vida crsitã – Ef 6:10- 12 . Seguir o comandante  A força que nos faz vencer o mundo vem da Graça. mas podemos dizer do que outros. mas não dispensa o esforço pessoal  Paulo sabia que era um apóstolo pela Graça – 1Co 15:10  Ser apóstolo ele devia totalmente a Graça de Deus. mas isto não o levou a cruzar os braços e esperar somente. trabalhou muito.

 As pessoas hoje não lutam as batalhas do seu comandante. mas somente a suas próprias . não poderá haver triunfo.  Paulo destaca dois comportamentos do soldado que nos ajudam a entender a força desta metáfora:  Disposição ao sacrifício  Disposição ao serviço  Sem o sacrifício por seu comandante ou o serviço integral a Ele. Seguir o comandante  Vemos na disciplina do soldado um excelente exemplo de vida e fé.

 Não estão dispostas a obedecer ordens. Seguir o comandante  Elas querem de maneira inversa que o comandante sim as ajude a vencer as suas batalhas pessoais. saúde. etc.. or melhores salários. estabilidade. porque não tem sido bons soldados  É preciso lutar conforme as regras . marchar e lutar a batalha espiritual  Assim não tem vencido o mundo.

burlando as regras.  O que não é muito comum hoje em dia. O que mais vemos são atletas pegos em exames antidoping e em cameras de TV.  O atleta quer vencer. Hb 12:1.  Mas podemos tirar duas lições . temos o exemplo do atleta – 1Co 9:27.Lutar conforme as regras  Seguindo as dicas de Paulo.  Precisa competir segundo as regras. mas não baste ser o melhor.

ganhar não é o mais importante mas sim como competimos. temos que demosntrar a mesma fidelidade a palavra – Mt 23:15 .  Independente do público.  A outra lição vem pelo modo de como pregamos a palavra.Lutar conforme as regras  Não podemos pular etapas  A vitória não acontece sem muito treinamento. preparação e fidelidade as regras cristãs  Seremos mais fortes que o mundo se permanecermos fieis as regras do nosso chamado.

. Esperar a colheita  O terceiro exemplo é o do Agricultor  A principal diferença...  Ele precisa arar... Esperar. para que houvesse crescimento e frutificação. . ressaltada aqui é a falta de emoção. Esperar. ação.  O soldado tema a adrenalina da batalha. plantar.. o atleta a vitória. mas quanto ao agricultor. cabe trabalhar sem ver o. pela chuva. pelo sol. regar e . em relação as duas outras profissões. os frutos do seu trabalho..

saber que estamos fazendo a noss parte. mas que tudo isto esta na ação da Graça de Deus. vidas transformadas pela Graça. mas não somente uma recompensa escatológica. Esperar a colheita  Entendermos que os frutos virão. . ferramentas nas mãos de Deus. mas para esta vida também.  A recompensa é a vitória sobre o mundo. e que somos instrumentos. que vidas serão resgatadas. não há maior trofeu que este.

” Roger L. portanto. Ainda que Deus ofereça misericórdia a toda a humanidade. Conclusão “A graça salvadora é um favor de Deus não merecido por nós. A graça é oposta ao mérito. esta não se baseia em nenhuma contribuição humana. mesmo que Ele requeira que os cristãos apliquem fielmente os meios que Ele pôs a sua disposição para crescer. A graça na vida do crente é multiforme. É soberana e depende exclusivamente da Vontade Divina. Smalling . Só Deus é a causa da graça. A graça nos possibilita a caminhar com Deus e nos dá poder para fazer Sua obra. Sua graça é concedida a um grupo eleito. sob a condição de arrependimento. A graça é a causa única da salvação.