You are on page 1of 16

ELE

ESTA
ENTRE
NÓS
EBD – IPBVIT – A vida de Jesus
18 de Marçoo de 2018

AGENDA  Introdução  Nasceu o Messias esperado  José entendeu a dimensão do fato  A virgem concebeu. como prometido  O nome do Filho: Jeová é salvação (Jesus)  Emanuel – Deus conosco  Conclusão  Aplicação .

INTRODUÇÃO ➤ Filho de Davi ou filho de Deus? ➤ Quem é Ele? De onde vem? ➤ Inicialmente em Mateus. é mostrado que Ele é muito mais ➤ Se Ele fosse apresentado apenas. adiante no mesmo evangelho. teria sido aceito pelo povo de sua época ➤ Mas a reivindicação de sua posição divina. como descendente de Davi e Abrão ➤ Mas. como filho de Davi. não era aceita pelo status quo religioso da época . há uma preocupação em estabelecer a posição humana de Jesus.

➤ Qual sua percepção? .INTRODUÇÃO ➤ E atualmente como está este entendimento? ➤ Divino ou homem de grande conhecimento e inteligência? ➤ Alguns o aceitam como homem. 100% divino ➤ Ele é o Emanuel! ➤ O Deus conosco! ➤ Ele realmente está entre nós. porém. e ponto! ➤ Mas os evangelhos nos mostram que Ele sem dúvida era 100% humano.

foram usados muitos versículos para a descrição da genealogia humana de Jesus ➤ Mas apenas um para traçar a divina ➤ Se do lado humano era relatado 42 gerações até Abraão ➤ Do lado divino apenas uma. o verdadeiro Pai de Jesus foi o Espírito Santo ➤ Maria desposada por José se encontra grávida. poderia se punida com a morte – Dt. ➤ Desposado a época era semelhante a um tipo de noivado onde o compromisso era firmado. 22:23-24 .NASCEU O MESSIAS ESPERADO ➤ Em Mateus. sem que houvesse coabitado com ele. mas só consumado mais adiante ➤ A infidelidade por parte de uma mulher “deposada”.

11:1 ➤ Não era apenas o nascimento de um homem. mas a presença manifestada de Deus ➤ Nem antropomorfismo – Deus simulando a forma humana.NASCEU O MESSIAS ESPERADO ➤ Maria estava “casada” com José ➤ E subitamente engravidou ➤ Este fato era uma efetivação de várias profecias – Is. Gn.7:14. havia uma missão. um propósito! . nem antropopatia – Deus agindo com sentimentos e paixões humanas ➤ Jesus foi 100% humano e 100% divino ➤ Mesmo que esta encarnação fosse uma forma de degradação.3:15 e Is.

um anjo lhe apareceu . enfrentaria situação similar – Jo. era um homem inclinado a misericórdia ➤ Ele estava disposto a não difama-la. mas a situação era muito evidente. sua decisão foi deixa-la em secreto ➤ Porém durante seu processo de decisão. segundo a lei judaica ➤ O próprio Jesus mais tarde.8:3-9 ➤ Mas a reação de José foi impressionante.JOSÉ ENTENDEU A DIMENSÃO DO FATO ➤ Voltemos a José! ➤ A situação a ser resolvida por ele era complexa e difícil ➤ A princípio uma traição de Maria! Pecado punido com a morte.

é muito mais fácil ouvir a voz de Deus – Mt.JOSÉ ENTENDEU A DIMENSÃO DO FATO ➤ A princípio José parecia um fraco. mas a palavra de Deus nos indica que José foi um homem justo ➤ José não desejava o mal para Maria ➤ José medita antes de agir. ➤ Um anjo comunicou-lhe que o que havia ocorrido com Maria era obra do Espírito Santo. e a providencia de Deus se mostra. ➤ Deus interveio para não deixar José em situação difícil ➤ Quando calamos nossa voz e a do mundo.1:20 ➤ O coração de José foi alvo do poder consolador de Deus .

pois garantia a divindade de Jesus ➤ Se Jesus fosse concebido por algum ato humano.1:2 ➤ O Espírito Santo de Deus pairou sobre Maria.13:4 ➤ E a inviolibilidade de Maria era algo extremamente importante. mantiveram o celibato até o nascimento de Jesus ➤ A pureza do casamento sempre foi valorizada – Hb. COMO PROMETIDO ➤ José e Maria.A VIRGEM CONCEBEU. para gerar seu filho . jamais poderia ser o nosso Salvador ➤ É notório que a concepeção de Jesus pelo Espírito Santo é um mistério ➤ É comparado a criação do mundo – Gn.

é por vezes inimaginavel por nossas mentes limitadas e aprisionadas pela lógica humana.A VIRGEM CONCEBEU. Simples assim…. .7:14 e Gn.3:15 ➤ O nível de fidelidade de Deus às suas promessas. COMO PROMETIDO ➤ Para o mundo o nascimento virginal de Jesus é um mito. ➤ O nascimento virginal já havia sido profetizado – Is. é a própria vida de Jesus: perfeita e sem pecado. somente Ele poderia ser assim. mas para nós é amplamente confirmado pelas Escrituras ➤ A maior prova disto. ➤ A virgem concebeu.

que é possivel encontrarmos profecias sobre particamente toda sua vida distribuídas por todo AT ➤ Jesus ficou conhecido. tanto a Maria – Lc. que em hebraico quer dizer ungido ➤ Seu nome depois foi latinizado e do grego Jesus.O NOME DO FILHO: JEOVÁ É SALVAÇÃO (JESUS) ➤ Quando o anjo anuncia o nome do filho de Deus. traz todo o significado da missão. temos Iesus Christus.1:31 e a José em Mt.1:21 ➤ Jeová é salvação – O senhor salva ➤ Tudo na vida de Jesus teve um significado ➤ Sua relação com a história dos homens é tão importante e significativa. como Jesus de Nazaré ou Nazareno ➤ Quando do seu batismo recebeu um “adjetivo” de Messias. de forma transliterada .

O NOME DO FILHO: JEOVÁ É SALVAÇÃO (JESUS) ➤ Este significado do nome por trás do nome do Deus-homem ➤ Deus escolheu seu nome. fizeram necessário a vinda do Filho de Deus ➤ Pois não havia nada tão prejudicial ao homem e tão incapaz de ser feito por si mesmo do que se salvar . para ser o Nome acima de todos os nomes ➤ Jesus representa a sua prórpia missão ➤ Salvar o mundo do pecado! ➤ A Bíblia. inversamente do homem moderno. não tenta negar a existência do pecado ➤ A revelação biblica demosntara que a existência do pecado e a fidelidade de Deus as suas promessas.

. como falo com Ele.EMANUEL – O DEUS CONOSCO ➤ Deus existe! ➤ Mas como encontrá-lo. ➤ Um desejo inato de religar-se ➤ O nome Emanuel nos fala do desejo do próprio Deus em revelar-se. Como o homem não iria a Deus. e como entende-Lo? ➤ Estas são as dúvidas do homem. Deus veio até ele. de se voltar ao Criador. desde que tem crido em Deus ➤ Há no homem uma vontade de se comtemplar em algo superior ➤ Isto se dá pela natureza da coisa criada. como ele é.

10:30 . nos fala acima de tudo da divindade de nosso Senhor. e podia fazer os mais espantosos milagres ➤ Acima de tudo.2:6-8 ➤ Conhecia os corações e mentes dos homens. Ele e o Pai eram um – Jo. ➤ O amor de Deus – Ele veio ao mundo para nos salvar ➤ A humanidade legítima e sofredora de nosso Senhor – partilhando nossas dores e alegrias – Hb. as escrituras apontam as várias facetas do caráter dEle. exercia autoridade sobre os demônios.4:15 ➤ O nome Emanuel.EMANUEL – O DEUS CONOSCO ➤ Ao afirmar que Jesus é o Emanuel. nunca perdeu a glória interior – Fl. que mesmo esvaziando-se da sua glória exterior.

pois Ele é juiz e nos transgressores da Lei ➤ Assim a Lei revela.CONCLUSÃO ➤ Jesus tinha um corpo humano real – 1Jo. mas no Evangelho.1:15-19 ➤ A plenitude corporal esta descrita em Cl.4:2 e era descrito como o Messias divino – Is.8:8-9 ➤ Quando comtemplamos a natureza. Ele não esta acima e nem contra. a Revelação Natural. mas entre nós. Cl. ➤ Na Revelação da Lei. podemos ver a grandeza e o poder de Deus. as coisas criadas por Ele.9:6.2:8-9 ➤ A encarnação foi um ato de misericórdia e graça – 2Co. Ele é Deus conosco . Ele é o Emanuel. nós em oposição a Ele. a situação difere.

APLICAÇÃO / REFLEXÃO ➤ Filho de Davi – 100% homem e Filho de Deus – 100% Deus ➤ O que isso contribui para nosso entendimento sobre a salvação? ➤ Há salvação em outra pessoa? Há outro ser Deus-homem além dEle? ➤ Como Ele pode viver em nós. para que sejamos luz para o mundo? .