You are on page 1of 36

Semana 2 - Aula: 3

Agenda de aula nº2
1. Computador
2. Hardware e Software
3. Estrutura de um computador
4. Programas de sistemas e programas de
aplicação.

Computador
 Computador - pode ser definido como sendo uma unidade
funcional que pode realizar uma variedade de operações,
incluindo operações lógicas e aritméticas, sem a
intervenção do homem durante a execução.

 Um computador, do ponto de vista global do sistema, é
composto por unidade central de processamento e
unidades de entrada e saída. A unidade central de
processamento é a caixa que contém os componentes
principais do computador tais como o microprocessador, o
disco rígido, a memória principal e outros.

3

4 . Hardware e Software Um sistema informático (computador) é constituído pelo hardware e pelo software.

dispositivos de entrada e de saída. todo o equipamento informático. Hardware conjunto dos dispositivos físicos que constituem o sistema informático. 5 . monitor. memórias. Hardware e Software (continuação) O hardware é a parte física do computador. etc. isto é. processador.

É o software que permite o funcionamento do hardware. Software conjunto de programas de computador. sob intervenção mais ou menos interactiva dos utilizadores. 6 . Hardware e Software (continuação) Software é a parte lógica. enciclopédias digitais. etc. ou seja. jogos. dos programas e comandos do computador. Os programas de processamento de texto. são exemplos de software. instruções que são capazes de fazer funcionar o hardware. ou seja.

Estrutura de um computador Um computador é uma máquina muito complexa. um dos objectos mais sofisticados da engenharia humana. Unidade Central de Processamento Dispositivos (CPU) Dispositivos de entrada de saída (Input) Memórias ou (Output) dispositivos de armazenamento Os principais componentes de um sistema informático (esquema de Von Neumann) 7 .

Estrutura de um computador (continuação) A CPU (Central Processing Unit). Secção de aquisição e descodificação de instruções CPU ou Processador Secção de execução • Unidade de Controlo Aquisição • Registos Descodificação • Unidade Lógico-Aritmética (ALU) Registos Controlo ALU 8 . ou Unidade Central de Processamento. é o «cérebro» do computador. responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores.

Frequência do relógio. (velocidade do relógio) que determina de algum modo a sua capacidade de processar um número de instruções por segundo. (tamanho das instruções) que é o número de bits utilizados para transferir dados interna e externamente.Milhões de Instruções Por Segundo 9 . Comprimento de palavra. 2. Estrutura de um computador (continuação) Desempenho da CPU O desempenho de uma CPU pode ser medido em função de dois factores: 1. MIPS .

10 . Estrutura de um computador (continuação) Memórias A memória funciona como um quadro preto sobre o qual se está constantemente a escrever. Quando se desliga o computador. Pode melhorar o desempenho do seu computador aumentando a memória. os dados armazenados (escritos) na memória desaparecem. Actualmente é recomendável que o seu computador tenha no mínimo uma memória de 64 Mb. A memória mede-se em bytes.

CD-ROM. Existem dois tipos de memórias: as primárias e as secundárias. DVD. principais ou centrais: São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático.: disco rígido (ou disco duro). Ex. Ex. RAM ROM Memórias secundárias ou suportes de armazenamento: São utilizadas para guardar os trabalhos que se encontram em memória RAM.: RAM. disquete. Memórias primárias. etc. de uma forma mais permanente. ROM e Cache. 11 . Estrutura de um computador (continuação) A memória é um suporte com capacidade para armazenar qualquer tipo de informação (dados e programas).

Cache Também é uma memória RAM mas tem que ser mais rápida.: A BIOS (Basic Input Output System) é responsável pelo arranque do computador e pela interacção com os dispositivos de input/output. Ela tem a função de apoiar directamente o processador. Ex. para não obrigar o processador a “esperar”. ler e apagar informações. com instruções fixas. RAM (Random Access Memory) É a memória principal do computador. só de leitura. Estrutura de um computador (continuação) Memórias primárias ROM (Read Only Memory) É uma memória permanente. armazenando a informação acedida frequentemente. que permite gravar. 12 . que permite o desempenho de funções básicas.

etc. Ex. é necessário guardar os dados em suportes de armazenamento a longo prazo. disquete. Suportes de armazenamento de informação que interessa guardar 13 antes e/ou depois das actividades de processamento. Estrutura de um computador (continuação) Memórias secundárias Como a memória RAM é renovada cada vez que se liga ou reinicia o computador.: disco rígido (ou disco duro). CD-ROM. DVD. para que estes não se percam. .

deve-se guardá-lo no disco rígido ou numa disquete. Estrutura de um computador (continuação) Dispositivos de armazenamento Porquê guardar um ficheiro? Quando se cria uma documento. 14 . o computador armazena-o na memória temporária. Se pretendemos guardar esse documento para utilização futura. Se não o guardar. o documento perder-se-á se houver uma falha de corrente ou quando desligar o computador.

são dispositivos de armazenagem externos feitos de plástico flexível. 15 . Os discos rígidos funcionam de forma semelhante às disquetes.) O Disco Rígido: O disco rígido é um dispositivo de armazenamento interno que está no interior do computador. Capacidade de armazenamento: 1Mb (aprox. mas são de metal e armazenam muito mais dados. Estrutura de um computador (continuação) Dispositivos de armazenamento Disquetes: As disquetes. discos magnéticos.

permitem a comunicação entre o computador e o exterior. •Exemplo : Identificar os dispositivos de entrada e descreve-los • de saída (output). de entrada e saída de dados. ou periféricos. Permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador. •Exemplo : Identificar os dispositivos de saida e descreve-los • de entrada / saída (input / output). ou mistos. •Exemplo : Identificar os dispositivos de entrada/saida e 16 descreve-los . Existem três tipos de dispositivos: • de entrada (input). Estrutura de um computador (continuação) Os dispositivos. Permitem que o utilizador envie informação para o computador. Permitem enviar informação do computador para o exterior.

Estrutura de um computador (continuação) Interior de um computador Fonte de alimentação Cabos eléctricos Unidades (Drives) Conectores on board Conectores Placa principal das placas (Motherboard) de expansão Placas de expansão 17 .

placa gráfica. Estrutura de um computador (continuação) A placa principal. é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador: processador. placa de som. 18 . drives de disquetes ou CDs. etc. discos. ou motherboard. memória RAM.

Estrutura de um computador (continuação) Vista geral de uma Placa principal Encaixes para unidades (drives) Chips de Encaixe para alimentação controlo Encaixes para a memória RAM Encaixe AGP Encaixe para o processador Encaixes para placas de expansão Memória ROM Conectores 19 .

em inglês) É o conjunto de fios condutores situados na motherboard por onde circulam os dados entre a CPU. a memória RAM e as placas de expansão de periféricos. Estrutura de um computador (continuação) O barramento (bus. Há três tipos de canais: • Bus de dados • Bus de endereços • Bus de controlo 20 .

Classificação de computadores  Segundo a capacidade de processamento e tamanho :  Segundo os dados que processam: 21 .

22 .  Microcomputadores – são os mais pequenos. Classificação de computadores (1)  Segundo a capacidade de processamento e tamanho :  Mainfraimes – computadores de grande porte. sendo vulgarmente conhecidos por computadores pessoais (PCs).  Minicomputadores – localizam-se entre os mainfraimes e os microcomputadores.

wikipedia.JPG 23 . normalmente usados por grandes empresas. dedicados ao processamento de um volume grande de informações. IBM Z10 http://pt.org/wi ki/Ficheiro:Z10Mainfram e2. Mainfraimes  São computadores de grande porte.

 DEC – Digital Equipment PDP-11 da DEC Corporation http://diogournau. Minicomputadores  São computadores localizam-se entre os mainfraimes e os microcomputadores.webng.html 24 .  As versões mais recentes destes minicomputadores são os usados como servidores. com/consoles.

br /metabuscas/index/- 1/microcomputador 25 .jacotei. http://www. Microcomputadores Os microcomputadores surgem devido a existência de: o circuito integrado e o microprocessador (reduzindo as dimensões da unidade central de processamento).com.

TPC (01)  Mais detalhes sobre:  Mainfraimes  Minicomputadores  Microcomputadores 26 .

 Exemplo : 27 .  Exemplo :  computadores analógicos . processam dados na forma de voltagem eléctrica.processam dados que são representados na forma de valores discretos. Classificação de computadores (2)  Segundo os dados que processam:  computadores digitais . podem processar dados nas duas formas antes mencionadas.  Exemplo :  computadores híbridos . valores não discretos.

Software .  a organização da agenda pessoal  e todo o tipo de jogos e programas educativos. independentemente da linguagem em que 28 foram escritos. . até à realização das mais variadas tarefas como:  a elaboração de gráficos.  tratamento de textos. O termo software é usado para designar programas de computador.é a parte virtual do computador. Software Representa todos os programas que possibilitam desde o funcionamento do próprio sistema e sua gestão ao mais baixo nível.  a contabilidade da empresa.

executamos determinadas tarefas. interagimos com a máquina. tornamos o computador operacional. 29 . Software  Software – São ferramentas (mecanismos) pelas quais exploramos os recursos do hardware.  Software é como se fosse uma camada intermédia entre a parte física e o utilizador do computador. resolvemos problemas.

Para a criação de um programa recorre-se a uma linguagem de programação. 30 . Software (1)  Software ou Programa – é o conjunto de instruções correctamente ordenadas que levam ao computador a executar uma dada tarefa.

. Tipos de Software ou Programas  Software ou Programas de sistema – São programas que garantem a realização de tarefas fundamentais para o funcionamento do computador e a utilização dos recursos neles disponíveis pelos programas de aplicação. São todos os programas responsáveis pelo funcionamento do computador e pela gestão de todo o todo o seu hardware: Um dos programas de sistema é o sistema operativo 31 .

etc.  Exemplos: – Processadores de texto. planilhas de cálculo. editores gráficos. 32 . Tipos de Software  Software ou Programas de aplicação – programas que executam o trabalho que o utilizador realmente deseja na solução de problemas específicos.

Software (3)  Sistema operativo – é um programa que disponibiliza aos utilizadores um meio conveniente de utilização do computador e faz a gestão do funcionamento do sistema de computador. 33 .

MS Windows 98. procurar e “correr” programas). Unix. Linux. etc. Além disso. cuja função é dialogar com o utilizador e responder às suas solicitações (ex.) de forma a que as aplicações sejam independentes do hardware instalado em cada computador. é responsável pela gestão dos recursos do computador (memória. periféricos. Microsoft 34 Windows NT Workstation. MS Windows 2000. Este pode ser visto como hierarquicamente superior ao Hardware. Exemplos de sistema operativo: MS-Dos. CentoOS. Software (3) A função do Sistema Operativo é a de servir de interlocutor entre o hardware e o utilizador e software de aplicação. MAC/OS .

Resumindo: Utilizador Linguagens Aplicações Programação Software Sistema Operativo Hardware Software de Aplicação Software do Sistema Processadores de Texto Sistema Operativo Folhas de Cálculo Editores Gráficos Bases de Dados Linguagens de Programação Comunicação de Dados 35 .

36 .