You are on page 1of 25

CLASSICISMO

“A Arte da Literatura Renascentista”
(Europa – séc. XV a XVI)

Obra: “A Última Ceia Leonardo da Vinci (1452-

> O que é?
• Classicismo: É o nome dado ao período
literário que surgiu na época
do Renascimento. Período de grandes
transformações culturais, políticas e
econômicas.

a religião não deixou de ser importante mas o homem passou a se preocupar com si próprio. liderada por Lutero. valorizando a sua vida aqui na Terra. A ciência passou a questionar os dogmas da igreja. . • As grandes navegações . • Humanismo .com as grandes navegações o homem foi além dos limites da sua terra.era a época da Reforma Protestante. >Contexto Histórico e Cultural • Crise religiosa .

e não mais Deus.contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica). >Contexto Histórico e Cultural • Invenção da imprensa. • Mercantilismo – crescimento do comércio e das cidades.o homem que passava a ser evidenciado. . • Antropocentrismo .

ou seja. >Principais Características • Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento. • Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas • Perfeição formal: métrica rima correção gramatical. a expressão dos sentimentos era controlada pela razão. tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação .

a religiosidade não desapareceu por completo. Porém. valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua capacidade de produzir e conquistar. • Humanismo: O homem dessa época se liberta dos dogmas da Igreja e passa a se preocupar com si próprio. . >Principais Características • Presença da mitologia greco-latina.

Obras mais conhecidas: A tragédia Cleópatra As Comédias Estrangeiros e Vilhalpandos E as Cartas Antonio Ferreira – Poeta discípulo de Sá de Miranda. Grande parte da sua obra foi publicada postumamente Obras mais conhecidas: Bristo Cioso Cartas . o maior nome da literatura Portuguesa. certamente. Francisco Sá de Miranda . porem sua obra mais conhecida e consagrada é a epopeia “Os Lusíadas”. >Principais Autores e Obras Luis Vaz de Camões – Um dos maiores nomes da literatura universal. Escreveu poesias e peças teatrais.Nasceu em Coibra em 28 de Agosto de 1481. Essa obra e dividida em 10 partes com 8816 versos distribuídos em 1120 estrofes e narra a viagem de Vasco da Gama as índias. considerada uma obra prima.

>Pintura Obra:“ (PARNASO .ANDREA MANTEGNA (1431 — 1506)” .

ordem. lógica. subjetiva. As adaptações aos ideais e aos problemas dos novos tempos fazem com que o classicismo não seja somente uma imitação da Antiguidade. >Pintura O Classicismo Reproduz o mundo real. propriamente dito. o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). por exemplo. buscam tirar-lhe o espírito e adapta-lo ao seu próprio tempo. a alta burguesia italiana em ascensão. influenciaram os valores laicos (estado sem religião) da arte greco-romana. simetria. . na disputa de riquezas e poder com a nobreza. por parte. certo. o princípio do Classicismo na pintura é de que razão é mais importante do que a emoção. Na época do renascimento. Ou seja. Nas artes plásticas. Ou seja. é uma questão de produção. No entanto. As obras refletem princípios como harmonia. essa situação conflituosa gerou inspiração para a produção de diversas obras. Os artistas não se limitam a representar o passado como ele foi. Assim. equilíbrio. objetividade e detalhamento nos traços e cores (decoro). mas molda-o de acordo com o que se considera ideal.

” ..Associando algumas obras de grandes pintores às características da literatura classicista.. Obra: “Mona lisa Leonardo da Vinci.

.  .perfeição das formas: todas as medidas são proporcionais.>Obra: “Homem Vitruviano” (1492) de Leonardo Da Vinci. . O classicismo se associa a esta pintura pelas características: - antropocentrism o: o homem no centro do universo.

.o homem passou a acreditar em si mesmo para as mudanças. >Obra: “A Criação de Adão” (1511) de Michelangelo Buonarroti. valorizando sua vida terrena. O classicismo se associa a esta pintura pela característica:  Humanismo .

>Musica .

caracterizada pela claridade. >Musica Era Clássica ou também denominado de período clássico é o período da música erudita. prende-se habitualmente com o conceito de perfeição. . simetria e equilíbrio. um pouco menos complicado e mais leve que a Barroca. O conceito “clássico”. a música Clássica é considerada um género elegante e refinado.

. e os compositores deixaram de usar o cravo e acrescentaram mais instrumentos de sopro. Talvez uma das melhores invenções musicais ocorreu no Período Clássico: o Piano. a música instrumental passou a ter maior importância que a vocal. que veio substituir o Cravo.>Instrumentos do Período Clássico Durante o Período Clássico. que caiu em desuso.

. >Músicos no Período Clássico Ao serviço da nobreza. Para agradar seus patrões. ia jantar na cozinha com os demais empregados da casa. o músico não passava de um criado que depois de fornecer música para fundo de jantares e conversas. precisava seguir as tradições musicais.

Mozart (1756-1791) Hayden (1732-1809) Gluck (1714-1787) Ludwig Van Beethoven (1770-1827) Muzio Clementi (1729-1783 . >Principais Músicos do Período Clássico A.

>A. Este fabuloso compositor terá sempre um lugar de destaque na história da música pelo impacto que teve. Mozart mostrou uma habilidade prodigiosa desde criança. Mozart Conhecido por mais de 600 obras que compôs. . começando a compôr aos 5 anos de idade.

>Escultura .

formulou-se o conceito de kalokagathia. nasceu um novo cânone formal. versátil e eficiente. >Escultura • A escultura no Classicismo. que afirmava a identidade entre Virtude e Beleza. através de cuja beleza perfeita e equilibrada se pudessem perceber as virtudes do espírito. foi o período imediatamente anterior ao Helenismo. desenvolvido por Policleto e pelo grupo de Fídias. se construiu a partir de um poderoso arcabouço ético que tinha suas bases na tradição arcaica da sociedade grega. um conjunto de virtudes que deveriam ser cultivadas para a formação de uma moralidade forte e de um caráter socialmente apto. que buscava a criação de formas humanas ao mesmo tempo naturalistas e ideais. Paralelamente. . Expressando esses conceitos sob formas plásticas. onde a aristocracia governante havia formulado para si mesma o ideal de Arete.

>Arquitetura .

além de uma “proporção” rítmica e aritmética entre tais. exclusivamente da Grécia Antiga. . >Arquitetura • A obra clássica tem como característica uma ordem padrão de elementos estruturais e decorativos. Estes padrões foram aplicados com objetivo de atingir racionalmente a harmonia e a beleza plena através de suas proporções pré-estabelecidas. São edificações derivadas do Mudo Antigo. e posteriormente traduzidas e reproduzidas pelos romanos.

a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também a morte de Luís Vaz de Camões.O Classicismo terminou em 1580. . quando houve a revolução industrial e francesa.

>Integrantes  Guilherme Ribeiro  Kelly  Michael Douglas  Ricardo  Pedro Henrique  Kaio > Fim .

> Fim .