You are on page 1of 19

LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. M. MORIÁ Pr.

ELISEU MARTINS
É preciso buscar crescimento espiritual

VERDADE APLICADA
O novo nascimento é o início do
processo de crescimento
espiritual, que deve ser
contínuo e progressivo.

TEXTO ÁUREO
“Antes, crescei na graça e
conhecimento de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo. A ele seja
dada a glória, assim agora como no
dia da eternidade. Amém”.
(2 Pedro 3.18)

Destacar que a Palavra de Deus nos incentiva ao crescimento espiritual.Ressaltar que o processo do crescimento espiritual é contínuo. . M. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. 2 . ELISEU MARTINS OBJETIVOS DA LIÇÃO 1 .Enfatizar a importância de estar em Cristo e a necessidade do crescimento. 3 . MORIÁ Pr.

E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. e todo engano. vades crescendo. não falsificado. para que. mas da incorruptível. e toda a glória do homem. toda malícia. MORIÁ Pr.23-25 23 Sendo de novo gerados. 25 Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. e fingimentos. pela palavra de Deus. ELISEU MARTINS TEXTO REFERÊNCIA 1 Pedro 1. como meninos novamente nascidos. e invejas. Secou-se a erva. e todas as murmurações. 2 Desejai afetuosamente. não de semente corruptível.1-2 1 Deixando. por ele. viva e que permanece para sempre. pois. 24 Porque: Toda carne é como erva. M. como a flor da erva. e caiu a sua flor. 1 Pedro 2. . o leite racional. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong.

. veremos que é essencial o crescimento espiritual do povo de Deus. Nesta lição. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. A importância do crescimento. ELISEU MARTINS 1. INTRODUÇÃO 3. É certo que o ambiente e as circunstâncias influenciam. M. porém as atitudes e escolhas do discípulo de Cristo irão determinar o seu crescimento espiritual. O que se espera do nascido de novo? 2. O processo do crescimento espiritual. MORIÁ Pr.

M. ELISEU MARTINS 1. entre outros: sono. Alguns fatores muito contribuem no processo de crescimento. MORIÁ Pr. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. . O que se espera do nascido de novo? Os especialistas afirmam que o desenvolvimento do corpo está ligado à uma vida saudável. alimentação. exercícios.

52). LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. MORIÁ Pr. Jesus Cristo experimentou o crescimento. ELISEU MARTINS 1. SABEDORIA ESTATURA GRAÇA . o próprio Senhor Jesus passou pelo processo de crescimento (Lc 2. Somente iniciou Seu ministério na terra com cerca de trinta anos de idade (Lc 3.40.14).23). Ele não nasceu adulto. Ao se fazer carne (Jo 1.1. M.

. no aspecto espiritual da vida. separados de Deus. MORIÁ Pr.5. também é certo que. Jesus Cristo experimentou o crescimento. Assim. nascemos de novo (Jo 3. M. 5. Porém. ELISEU MARTINS 1. ou seja. não nasce adulto. Antes estávamos mortos em nossos pecados.1. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. Tt 3.1.5). mas Ele nos vivificou pelo poder da Sua Palavra e pela ação do Seu Espírito em nós. o discípulo de Cristo inicia a nova vida com o novo nascimento (1Pe 1. Ef 2. quando alguém nasce de novo. Quando é que nascemos de novo? Do mesmo modo. crescido e amadurecido na fé e no conhecimento.23).

Metáforas que indicam crescimento. . M.LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. ELISEU MARTINS 1.2. MORIÁ Pr.

porém. adoção. perdão. o recebimento do Espírito Santo. se estivermos atentos às Sagradas Escrituras. ou que seja perfeito. mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. .3. entre outros). perceberemos que ainda não somos o que devemos ser. A necessidade do crescimento. justificação. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. (Filipenses 3:12) . O novo nascimento. o batismo em águas e a participação na Ceia do Senhor podem dar a impressão de que já estamos prontos e completos.Não que já a tenha alcançado. MORIÁ Pr. os vários outros aspectos da salvação (libertação. M. ELISEU MARTINS 1.

vários fatores influenciam para o adequado crescimento.2 e 2 Pedro 3. Importante lembrar que não se trata de algo opcional. MORIÁ Pr. . Ocorre o GH mesmo com o processo de crescimento do discípulo de Cristo no aspecto HIPÓFISE espiritual. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. ELISEU MARTINS 2. como se encontra em 1 Pedro 2. O processo do crescimento espiritual. A CABEÇA É A RESPONSÁVEL Quanto ao desenvolvimento do corpo físico.18. M. mas uma determinação divina.

ELISEU MARTINS 2. M. A participação humana.1. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. . MORIÁ Pr. OBEDIÊNCIA DESEJO/VONTADE BUSCA A ação divina ocorre por intermédio da Palavra e do Espírito Santo.

“como criancinhas recém-nascidas”. M. MORIÁ Pr. Portanto. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. ELISEU MARTINS 2. A Palavra de Deus gera crescimento. busca e esforço. ou seja. “o leite não adulterado da palavra” Desejar denota interesse.2. Pedro escreve que o discípulo de Cristo deve “desejar afetuosamente” a Palavra de Deus (1Pe 2. Assim como o Bebê depende de leite puro (não misturado com nenhuma outra substância) para a nutrição. por intermédio do alimento da Palavra é que há crescimento . o discípulo de Jesus depende do “leite racional”.2).

“como criancinhas recém-nascidas”. ou seja. o discípulo de Jesus depende do “leite racional”. “o leite não adulterado da palavra” Desejar denota interesse. A Palavra de Deus gera crescimento. Portanto.2. busca e esforço. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. MORIÁ Pr. Assim como o Bebê depende de leite puro (não misturado com nenhuma outra substância) para a nutrição.2). Pedro escreve que o discípulo de Cristo deve “desejar afetuosamente” a Palavra de Deus (1Pe 2. ELISEU MARTINS 2. M. por intermédio do alimento da Palavra é que há crescimento .

para santo no discípulo de Cristo.21 ❶ A importância da vida devocional (leitura bíblica e oração). Crescimento processo contínuo. ELISEU MARTINS 2. Na dinâmica do crescimento espiritual há a (Efésios 2:21) . igreja como hábito utilizado para expressar processos habituais. regulares. MORIÁ Pr. ❺ Envolvimento de atividades na vós as varas. de crescimento se ❹ Reuniões de oração e jejum. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. porque sem mim nada podeis fazer. ou que possuem validade permanente: . 2.3.Eu sou a videira. quem está em mim. Ef. participação de Deus e do cresce templo Senhor.No qual todo o edifício. M. bem ajustado. processo contínuo ❸ Culto de Ensino. esse dá muito fruto. e eu nele. ❷ Participação na Escola Bíblica Só é possível este Dominical. (João 15:5) . estivermos ligados em CRISTO. É um processo contínuo.

2. M.18). ambas as epístolas fazem um chamado ao crescimento espiritual (1Pe 2. Porém. II-Pe. MORIÁ Pr. falsos mestres. ao observarmos o contexto histórico dos primeiros destinatários das epístolas do apóstolo Pedro. A importância do crescimento. entre outros. ELISEU MARTINS 3. 2Pe 3. Jesus Cristo . LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong.18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador. tribulações. 3. sofrimento. verificamos que as circunstâncias eram bastante desafiadoras: perseguição. Contudo. Há a tendência em muitos de justificar o não crescimento espiritual usando as circunstâncias contrárias como causa.

Com o crescimento. MORIÁ Pr. devendo já ser mestres (I Pedro 5:10) . e não de sólido e fortalecerá.1. visando o nosso amadurecimento (1Pe 5. 1980 2000 2018 Alguns Cristãos não crescem. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. mantimento. fortificará feito tais que necessitais de leite. e vos haveis mesmo vos aperfeiçoará. Crescer enquanto caminha. M.. aprendemos que há uma ação pedagógica no sofrimento e nas adversidades. depois de haverdes padecido um pouco.10). rudimentos das palavras de Deus. (Hebreus 5:12) (Hebreus 5:12) .Porque. passam os anos e continuam imaturos . Conforme o tempo passa o amadurecimento deve acompanhar.. confirmará. ELISEU MARTINS 3. ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória. que em Nesta nossa caminhada pelo tempo.E o Deus de toda a graça. É perigoso. ele Não podemos parar.

etc.Com leite vos criei.(I Corintios 3:2) . “evangelho antropocêntrico”. “teologia da prosperidade”. 1.DIVISÕES 3. “unção do leão. havendo entre vós inveja. 1º-São muitos os “ventos de doutrina” e os modismos teológicos que têm causado grandes prejuízos. porque ainda não podíeis. e não com carne.DISPUTAS pois. “unção do riso”. ELISEU MARTINS 3. . e Obs. Cristãos enfraquecidos espiritualmente. MORIÁ Pr. 2. M. “reteté”.” “triunfalismo”. “Cair no espirito”.Porque ainda sois carnais. “paletó ungido”. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. “maldição hereditária”. macaco. contendas e 4. Os perigos do não crescimento. UM HOMEM ADULTO SUBJUGA não andais segundo os homens? UMA CRIANÇA FACILMENTE. PERIGOS nem tampouco ainda agora podeis. “culto aos anjos”.DOMINIO DO VELHO HOMEM dissensões. não sois porventura carnais. “dente de ouro” e por aí vai. “confissão positiva”.CONFORMIDADE COM O PECADO (I Corintios 3:3) . 2º.2.

ajudando os novos convertidos. eram indolentes. ELISEU MARTINS 3. Não sejamos negligentes. LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. de nascido de novo) já deveriam estar ensinado outros. no versículo 11 de Hebreus 5. . Ou seja. Mas. M. Como mencionado anteriormente em Hebreus 5 alguns discípulos de Cristo “pelo tempo” (de conversão. preguiçosos e lentos. MORIÁ Pr. o escritor identifica o problema como resultado de negligência “para ouvir”.3. Não queriam se esforçar para aprender. por parte daqueles discípulos de Cristo.12). porém ainda estavam necessitando que alguém lhes ensinasse as doutrinas básicas (Hb 5.

o leite racional.Desejai afetuosamente. ELISEU MARTINS Precisamos diariamente ir abandonando as práticas da velha maneira de viver a fim de que o nosso desenvolvimento não seja impedido (Ef 4.13).CONCLUSÃO LIÇÃO 9 27 DE MAIO 2018 Cong. M. para que por ele vades crescendo. como meninos novamente nascidos. Como no tempo da Igreja Primitiva. não falsificado. MORIÁ Pr. (I Pedro 2:2) . . as circunstâncias contrárias não impedem o crescimento para salvação.