You are on page 1of 36

O QUE É PASTORAL?
É A AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO MUNDO OU O
CONJUNTO DE ATIVIDADES PELOS QUAIS A IGREJA
REALIZA A MISSÃO QUE CONSISTE PRIMARIAMENTE NA
AÇÃO DE JESUS CRISTO.

PASTORAL DERIVA DE PASTOR . NA SIMBOLOGIA
BÍBLICA DEUS É COMPARADO AO PASTOR, AQUELE QUE
TEM AO MESMO TEMPO, “AUTORIDADE E SOLICITUDE”
COM SUAS OVELHAS . “JESUS É O BOM PASTOR”
COMO INSTITUIÇÃO, A IGREJA ATUA NÃO SÓ NA
TRANSMISSÃO DA DOUTRINA, MAS TAMBÉM NO
SERVIÇO À COMUNIDADE.

OBJETIVO GERAL DA IGREJA NO BRASIL
2015 - 2019

EVANGELIZAR,
A PARTIR DE JESUS CRISTO, NA FORÇA DO ESPIRITO
SANTO, COMO IGREJA DISCÍPULA, MISSIONÁRIA,
PROFÉTICA E MISERICORDIOSA, ALIMENTADA PELA
PALAVRA DE DEUS E PELA EUCARISTIA, À LUZ DA
EVANGÉLICA OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES,
PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, RUMO AO
REINO DEFINITIVO.

.

Jesus chamou outros 72 discípulos e os enviou Dois a dois em missão aos povoados (cf Lc 10 1. . Os discí pulos e as discípulas não devem levar nada nem sequer duas Túnicas.9). A ÚNICA COISA QUE PODEM LEVAR É A PAZ.A ORIGEM DA MISSÃO PASTORAL Estudo 104 A alegria da renovação comunitária se espalhou pela Galiléia e atraiu muita gente. Sua atitude deve provocar o gesto comunitário de hospitalidade. Deu quatro recomendações para a vida comunitária: HOSPITALIDADE: o missionário confia que será acolhido pelo povo.

isto é. são chamados a conviver de maneira estável como membros da comunidade e.. o valor comunitário das conviv... .. Pois não confiavam (comida impura). COMUNHÃO DE MESA Não levar sua própria comida..PARTILHA Não andar de casa em casa. porque o trabalhador tem direito a seu sa lário... receberão sustento. Outros misionários levavam sua propria comida ... Precisam se integrar na vida e no trabalho da comunida de local e confiar na partilha. mas ficar hospedados na primeira Casa em que forem acolhidos. Fraterna prevalece sobra as normas rituais. em troca. Para os discipulos de JESUS. mas comer o que o povo lhes Oferece.

os discículos curam os doentes.ACOLHIDA AOS EXCLUIDOS Como tarefa especial. e. refazem a vida Comunitária. purificam os leprosos . cuidam dos excluidos . ao acolhê-los. Libertam os possessos. ALGUMAS PASTORAIS DE NOSSA DIOCESE EXEMPLOS: . isto é.

GRUPO DE JOVENS PASTORAL DA SOBRIEDADE PASTORAL CARCERÁRIA PASTORAL DA SAUDE PASTORAL DO MATRIMONIO .PASTORAL DA ACOLHIDA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PASTORAL DA MUSICA PASTORAL DA CRIANÇA PASTORAL DO BATISMO PASTORAL DO DIZIMO PASTORAL VOCACIONAL PASTORAL DA PESSOA IDOSA PASTORAL LITURGICA PASTORAL CATEQUÉTICA CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL PASTORAL DA JUVENTUDE .

MOVIMENTOS E SERVIÇOS DA IGREJA CURSILHOS DE CRISTANDADE LEGIÃO DE MARIA APOSTOLADO DA ORAÇÃO EQUIPES DE NOSSA SENHORA ECC VICENTINOS RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA CEBS – COM. ECLESIAL DE BASE ENCONTRO DE NOIVOS .

PASTORAL FAMILIAR “FAMÍLIA PROJETO DE DEUS” .

FINALIDADES ajudar a família a tomar consciência de valores dos quais é portadora .

PROJETO DE DEUS .A IGREJA É ATENTA ÀS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO CULTURAIS DO NOSSO TEMPO IGREJA É MISSIONÁRIA E FAZ USO DA MISERICÓRDIA DE DEUS É COMPROMETIDA COM O É COMPROMETIDA COM A EVANGELIZAÇÃO DAS PESSOAS.

querida pelo próprio Deus”.“Um dos bens mais preciosos da humanidade. A IGREJA SABE QUE FAMÍLIA É “Uma comunidade íntima de vida e de amor. II) . primeira escola das virtudes sociais”. fundamento da própria sociedade. Coleção Estudos da CNBB) É também a primeira evangelizadora . (Familiaris Consórtio. 65. (Doc.

.Diante desta realidade a Igreja conclama (chama). educando-as e evangelizando-as e assim construir uma sociedade melhor. seus fiéis a oferecerem ajuda à família. Para que? Para que a família supere as dificuldades e possa cumprir seu papel fundamental de formar pessoas.

NO BRASIL O CAMINHO PROPOSTO PELA IGREJA PARA AJUDA ÀS FAMÍLIAS .

Viabilizar nas datas de Formação Permanente da diocese FORMAÇÃO PARA OS AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR. Criar uma equipe específica da Pastoral Familiar. para ampla assessoria nas regiões Pastorais. com representante em cada região. .Fortalecer a Pastoral Familiar. a partir de sua Coordenação.

para as famílias rezarem em casa. • Propor uma disciplina. no Curso de Teologia para leigos. SUGESTÕES DE AÇÕES PARA A DIOCESE • Motivar e incentivar a SEMANA • Motivar as Pastorais e Movimentos. • Elaborar Material para divulgação da Prioridade em toda a Diocese. e a Semana para que assumam Prioridade Família em suas atividades. com ênfase ao Dia do Nascituro. em Defesa da Vida. NACIONAL DA FAMILIA. que aprofunde a reflexão sobre a família. . • Preparar folheto celebrativo. Ex Hora da família.

Semana em defesa da vida. outros). Aplicação na Paróquia • Estabelecer a Pastoral Familiar. Cursilhos. conhecerem melhor o sacramento do matrimônio. tema Familia (ECC. . • Dar atenção especial à Pastoral do Batismo e à Catequese. e fortalecê-la onde já está de momentos celebrativos com o implantada. • Promover a articulação no Conselho • Incentivar o planejamento e a Paroquial de Pastoral entre as participação na Semana da Família e na atividades pastorais já existentes. e promover encontros família no sentido integral e catequéticos com os casais para abrangente. organizar a • Incentivar o Encontro de Casais de Pastoral de modo a trabalhar com a Segunda união. • Organizar visitas pastorais às famílias. onde • Desenvolver encontros de estudos e não existe.

• Motivar as famílias a participar das novenas. de participação eclesial e à vivência cristã. • Motivar as famílias à vida de oração. NA COMUNIDADE NA FAMÍLIA • Motivar visitas às famílias. fornecido pela Diocese. dos grupos de reflexão e • Rezar nos tempos fortes com material estudo. . sobretudo aos enfermos e idosos.

orientação e conversão.  É feita por meio de agentes específicos. com metodologia própria. palavra de apoio. “AÇÃO. desde o inicio até o fim  E leva a toda e qualquer família.  Tem como como objetivo a evangelização da família. . A Pastoral Familiar é... de forma organizada e planejada. Sempre impulsionada pelo espírito do BOM PASTOR.  Fornece orientações para a vivência familiar. que se realiza na igreja.

 Transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã.  Fornecer orientações para a vida familiar.” (Doc. 65 ) . A Pastoral Familiar quer.  Levar a todos a Boa Nova do sacramento do matrimônio..  A evangelização da família sobre a família..  Oferecer instrumentos necessários para a formação e promoção da própria família.

A todas as famílias e a todas as situações familiares. “A FAMÍLIA DEVE SER A VOSSA GRANDE PRIORIDADE PASTORAL! SEM UMA FAMÍLIA RESPEITADA E ESTÁVEL NÃO PODE HAVER ORGANISMO SOCIAL E SADIO. A Quem Se Destina.. SEM ELA NÃO PODE HAVER UMA VERDADEIRA COMUNIDADE ECLESIAL”. mas também às famílias desestruturadas e também àquelas a que chamamos “casos difíceis” e também às famílias que ainda vão ser constituídas. . para ajudá-las e para servi-las.. Destina-se às famílias que já estão bem constituídas.

• Tem que estar preparada para oferecer ajuda próxima e imediata. Como deve ser esta Pastoral • Esta Pastoral precisa ver em profundidade as causas geradoras de Ver problemas para a existência e estabilidade da família. • Dar formação para os agentes da Pastoral. Ter . em boa medida. Pastoral • Tem que ter discernimento para Dar Estar Familiar estabelecer alianças e criar ambiente e estruturas transformadoras para aquelas causas geradoras de problemas estruturais para a vida familiar.

• Que cada setor forme um grupo de Pastoral Familiar trabalho. Pastoral Familiar • Que o trabalho seja planejado. • Que as lideranças de movimentos familiares integrem a Pastoral Familiar. . • Coordenador • Pároco • Que seja escolhido um casal Geral Coordenador Geral e Coordenadores de Setores. • Que o grupo se dedique à sua formação. • Lideranças de movimentos e • Coordenadores • Que se crie uma estrutura mínima de serviços de Setores trabalho.O que é preciso para formar a PASTORAL FAMILIAR na paróquia? • Que a equipe seja liderada pelo Pároco.

A Pastoral Familiar age.. Campos de atuação da Pastoral Familiar.. basicamente em três campos ou etapas de atuação: Pré Matrimonial Pós Matrimonial Casos Especiais Casos Pós Pré Especiais Matrimonial Matrimonial .

da participação dos pais no serviço cristão.A etapa pré-matrimonial. bastante anterior ao casamento. compreende as fases: remota. catequese. fazendo trabalhos junto aos pais e com os próprios jovens e crianças. Ela se articula. tem em vista principalmente os valores familiares. junto com os filhos. A fase remota. . com as pastorais: da criança. especialmente quando se trata da educação para o amor. crisma e juventude. ou seja. através de exemplos da convivência marido e mulher. Por isso. batismo. próxima e imediata. a família educa as crianças e jovens para o matrimônio. do diálogo. o agente fundamental dessa fase é a própria família.

ou seja. como o próprio nome já diz. . e a Catequese Matrimonial para o tempo do noivado. aquela que está imediatamente antes do matrimônio. uma preparação mais próxima para o matrimônio. principalmente dos encontros para noivos e da celebração do matrimônio. A fase imediata. Ela compreende. ocupa-se. basicamente. A fase próxima é. os Encontros de Namorados.

A fase pós matrimonial. ou seja. Deve envolver a todas as famílias. .. principalmente àquelas famílias com problemas de relacionamento ou outros. promovendo uma grande troca de experiências e ajuda mútua. compreende como o nome diz àquela que sucede o Matrimônio. seja qual for a sua situação e tempo de matrimônio. viúvos.. idosos etc. não importando se são recém-casados. Pós-Matrimonial. depois do matrimônio.

Casos Especiais. ou seja todos aqueles. isto é. as famílias de migrantes. aquelas nas quais o pai se ausenta por um longo tempo do lar. . tais como os divorciados. são aqueles que exigem uma especial atenção: as famílias incompletas. os casais juntados. as uniões livres. Os casos especiais ou difíceis. que podem regularizar a sua situação . que se separaram e não contraíram novas núpcias.  as pessoas casadas.. separados.. os separados e os que estão em segunda união. ainda. os pais e mães solteiros. E ainda aqueles casos ou situações irregulares. os que são casados apenas no civil e que podem regularizar sua situação diante de Deus e da igreja. que estão impossibilitados de receber o Sacramento do Matrimônio. etc. as famílias que vivem em situação de miséria numa comunidade ou.

mas na minha paróquia tem...Aí o pessoal fala ... • Batismo CURSO BATISMO • Catequese Setor • Encontro de Pré Namorados matrimo • Curso de Noivos nial CATEQUESE CURSO • Matrimonio DE • outros NOIVOS • ECC Setor Pós • Visitas as Mães gravidas ENCONTRO Matrimo • Visitas as famílias das nial crianças da catequese DE CASAIS • Outros ENCONTRO DE NAMORADOS • SOS Familia • Pastoral do Idoso OUTROS Setor de • Pastoral da sobriedade Casos • Pastoral do Imigrante Especiais • Encontro de Casais de 2ª união • outros .

SOS FAMILIAS .COMO DEVE FUNCIONAR A PASTORAL FAMILIAR DEVE SER UMA “PASTORAL ORGÂNICA” CATEQUESE. FAMÍLIAS saúde. migrante. NOIVOS .ETC ECC . outros) . criança. ENCONTROS DE NAMORADOS. TRABALH PASTORAIS OS COM (idoso.

DICA • AS PASTORAIS DEVERIAM TER EM • A PASTORAL FAMILIAR DEVE FORMAR MÃOS UM CADASTRO DETALHADO COM DADOS DAS PESSOAS QUE ESTÃO UM GRUPO DE APOIO PARA: PARTICIPANDO E TAMBÉM DE SUA • FAZER VISITAS ÀS FAMÍLIAS FAMÍLIA. COMO DEVE SER A INTERAÇÃO ENTRE AS PASTORAIS.IDÉIA . MOVIMENTOS E SERVIÇOS ? COMO FAZER FUNCIONAR ESTA PASTORAL DE CONJUNTO? SUGESTÃO . EX: CADASTRADAS QUE FAZEM PARTE DE • CATEQUESE DESTAS PASTORAIS. PRINCIPALMENTE • PASTORAL DA CRIANÇA DA CATEQUESE .

CADASTRO GRUPO DE APOIO DIVERSAS PASTORAIS. ETC VISITAS . SERVIÇOS .

E P S O T R A Q M U O E S C A R Q E U M I O S .