You are on page 1of 22

Formadora: Teresa Furtado Coelho

A palavra “cidadão” vem de civitas, que significa
cidade.
Cidadão era o que habitava a cidade.
Atualmente, cidadão é todo aquele (indivíduo, homem,
sujeito) que pertence a um país politicamente
organizado com leis que o protegem e onde
diariamente pode exercer direitos e deveres.
Ser cidadão é ter direitos civis, políticos e sociais.

Formadora: Teresa Furtado Coelho

Estado vem de “status” – é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou território. Se não houvesse organização a sociedade seria um caos! O Estado aparece porque uma comunidade humana sente necessidade de estabelecer uma ordem/organização para garantir a segurança e a justiça Formadora: Teresa Furtado Coelho .

ESTADO LEGISLATIVA EXECUTIVA JUDICIAL elaborar as leis Executar as leis e julgar e punir os orientar o país que não cumprem as leis Formadora: Teresa Furtado Coelho .

SER CIDADÃO implica a existência de uma organização social e política (representada e mantida pelo Estado) e ter. uma consequência de se viver numa sociedade organizada. na comunidade onde se vive (país) direitos e também deveres. CIDADANIA é a prática desses direitos e desses deveres. Formadora: Teresa Furtado Coelho .

Formadora: Teresa Furtado Coelho .

uma língua comum .símbolos oficiais ou populares.tradições populares .um conjunto de valores . Formadora: Teresa Furtado Coelho . uma história comum .Identidade nacional é o conceito que exprime um conjunto de sentimentos que fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação A construção de uma identidade nacional passa por fatores como: .

Formadora: Teresa Furtado Coelho . simboliza a união de um. diferenciar estrangeiros e transmitir tradições. A língua afirma a identidade cultural. Ela permite reconhecer membros da comunidade.

paisagens. personagens e datas históricas. tradições e costumes) ajudam a sentirmo-nos familiarizados e solidários com as pessoas que os partilham Formadora: Teresa Furtado Coelho . Diversos pontos de referência (monumentos.

eles compartilham uma identidade. a partir do momento em que os indivíduos de um determinado grupo assimilam o mesmo símbolo. passam a ter algo em comum Formadora: Teresa Furtado Coelho . Os símbolos são importantes por que.

influencia a imagem que o grupo tem dele mesmo no presente Formadora: Teresa Furtado Coelho . compartilhada .A memória social faz parte da formação da identidade pois a história do passado do país.

São essas características comuns e próprias do nosso povo. Formadora: Teresa Furtado Coelho . que nos ajudam a definirmo-nos perante os outros povos e a distinguirmo-nos deles.

Formadora: Teresa Furtado Coelho .

estabelece as regras de organização do poder político.se não a respeitarem. 2-os princípios essenciais a que o Estado deve obedecer 3. A Constituição é a lei suprema do país. inválidas Formadora: Teresa Furtado Coelho . são inconstitucionais e.consagra os direitos fundamentais dos cidadãos.define a estrutura do Estado. por isso. as funções dos quatro órgãos de soberania e a forma como se relacionam entre si. 4 . 1. Todas as outras leis têm que respeitar a Constituição .

da independência. A Bandeira Nacional. O Hino Nacional é A Portuguesa. (Constituição ) Artigo 11. Formadora: Teresa Furtado Coelho . 3. é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910. A língua oficial é o Português. 2. unidade e integridade de Portugal.º Símbolos nacionais e língua oficial 1. símbolo da soberania da República.

Formadora: Teresa Furtado Coelho .

A esfera armilar manuelina é uma homenagem à grandiosa história marítima dos Descobrimentos portugueses. Formadora: Teresa Furtado Coelho . A cor verde da bandeira significa a Esperança da Nação. A cor vermelha da bandeira simboliza o sangue daqueles que perderam a vida pela Pátria.

Castro Marim. Sagres e Aljezur. Contados todos os pontos + os 5 escudos . Afonso Henriques venceu na Batalha de Ourique Os pontos brancos dentro dos escudos representam as 5 chagas de Cristo.somam 30 : simbolizam as 30 moedas que Judas recebeu por entregar Jesus Formadora: Teresa Furtado Coelho . Os castelos conquistados por Afonso III aos mouros: Albufeira. Estombar. Cacela. A sua inserção na bandeira republicana simboliza a unidade territorial do País Os 5 escudos (ou quinas) azuis simbolizam os 5 reis mouros que D. Paderne.

Esta é a bandeira de Portugal desde 5 de Outubro de 1910 Formadora: Teresa Furtado Coelho .

com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil. e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano. que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal foi composta em 1890. A Portuguesa. A proposta atual deste hino foi aprovada em Conselho de Ministros a 16 de Julho de 1957 Formadora: Teresa Furtado Coelho .

Formadora: Teresa Furtado Coelho .

Formadora: Teresa Furtado Coelho .