You are on page 1of 8

Árvores B

Trabalho 2 da disciplina AED
Mestrado em Computação Aplicada
UNIVALI

Lídia Silva

▪ São árvores de pesquisa balanceadas projetadas para realizar com eficiência pesquisa em discos magnéticos e outros dispositivos de armazenamento secundário. Introdução – Árvores B ▪ Propostas por Rudolf Bayer e Edward McCreight. em 1972. .

armazena de 1 a 2m chaves. . Árvores B .Definição ▪ Uma árvore B de ordem m possui as seguintes propriedades: .Todas as folhas estão no último nível da árvore. . com exceção da raiz.Se um nó interno armazena k chaves. .Cada nó armazena de m a 2m chaves.Em cada nó da árvore as chaves são mantidas em ordem . .A subárvore à esquerda de uma chave x contém apenas chaves menores que x e a subárvore à direita de x contém apenas chaves maiores que x. . ele tem que ter k + 1 filhos.estritamente crescente.

Operações – Árvores B Busca .

Propagar teste para o pai (Passo P3 em diante) P7. Inserir a chave mantendo a ordenação (sem se preocupar em ultrapassar o limite 2m) P3. P2. Fusão – transferir a chave central para o pai e dividir o nó em dois. Operações – Árvores B Inserção P1. Se t > 2m P5. Seja t o total de chaves do nó que sofre a inserção P4. Efetuar Fusão P6. Buscar nó folha em que deve ser inserida a nova chave. Fim. . Senão P8.

passando uma das chaves do nó pai (aquela está entre os dois ponteiros adjacentes que apontam para os irmãos) para este novo nó. (Raiz só deve ter um filho. ch(N): Total de chaves da página N . Seja k a nova chave e R o novo nó. aonde ocorrerá a remoção. Concatenação (Fundir): Agrupar irmãos adjacentes num único nó. (Certamente está numa folha). Senao Se R tem irmão adjacente S e ch(R)+ ch(S) < 2m Efetuar Concatenação Propagar teste para o pai Senão Efetuar Redistribuição Fim. Remova k de R Se ch(R) <= m ou R é Raiz (Quase OK) Se R é Raiz e k era a última chave de R Retirar Raiz. Redistribuição: Concatenação do irmão adjacente seguida de fusão. Operações – Árvores B Remoção Buscar chave k a ser removida. Se Raiz não era folha Filho da Raiz passa a ser a nova Raiz. Fim. resultado de uma concatenação). (Seja R o nó com a chave k) Se R é folha Remova k de R Senão Troque k pelo sucessor.

Aplicação .