Rebolo convencional

Conteúdo

‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡

O Sistema de retificação Funcionamento de um rebolo Composição de um rebolo A Especificação da TYROLIT A influencia da especificação O Refrigerante O Balanceamento Segurança de trabalho

O sistema de retificação Dressadores Rebolo Bico de refrigeração Refrigerante Peça Máquina/ Comando operador .

chamado de porosidade. . gera um cavaco que entra no espaço vazio que existe entre os grãos e a liga.Funcionamento de um rebolo A aresta cortante do grão trabalhando a uma velocidade de corte prédefinida.

Composição de um rebolo AR Grão Abrasivo Liga .

vidros. alumínio. fofo maleável. não metálicos e não ferrosos. ex.15 .aços e suas ligas Carbureto de Silício .03 . fofo cinzento. borracha. latão.9.: metal duro.Al2O3 Obtido a partir da fusão da bauxita em forno elétrico São encontrados sob vários nomes e coloração dependendo do pureza/forma cristalina Dureza MOHS .9.9.Composição de um rebolo Óxido de Alumínio .06 grau de Aplicados em materiais de alta resistência à tração .SiC Obtido a partir do carvão coque e argila São obtidos basicamente dois tipos distinguindo-se um do outro pelo grau de pureza e coloração Aplicados em materiais de baixa resistência à tração. Dureza MOHS .9. cerâmicas.13 . bronze. etc.

teremos um capítulo a parte para estudá-las. A este respeito. Elas podem ser : -Para rebolos convencionais -Vitrificada ³V -Resinóide ³B´ -Para Superabrasivos -Vitrificada ³V´ -Resinóide ³B´ -Metálica ³M´ -Galvânica ³G´ .Composição de um rebolo Os outros componente dos rebolos são as ligas.

A Especificação da Tyrolit Tipo de Abrasivo Estrutura do rebolo Nome da Liga Velocidade de Corte 89A 120 Tamanho do Grão K 6 Dureza do rebolo V 112 Tipo de Liga T3/ 80 Tratamento especial .

A Especificação da Tyrolit .

...S ........12 A TYROLIT produz ainda para algumas aplicações especiais rebolos Com estrutura ate 33..............A Especificação da Tyrolit A dureza do rebolo é definida pelas letras do alfabeto variando de A a Z...........L .........T A estrutura do rebolo é definida por números variando de 1 a 12 Fechado Intermediário Aberto 1 ...............M .........2 ......... .................11 ........................................5 ± 6 ... Mole Intermediaria Duro A ..B ........

liga resinóide programa ³elastic´ BD .A Especificação da Tyrolit Vitrificadas . Operações de desbaste e precisão BE .liga resinóide programa ³Durocast´ .³V´ Inorgânica Rígida Grande capacidade de manutenção de perfil Operações de precisão em geral Resinóide .³B´ Orgânica Elástica Maior resistência à ruptura.

80 .. 45 . 100 m/s As velocidades de corte podem também ser definidas por faixas Coloridas de acordo com a velocidade. 125 m/s Ligas Resinóide 48 ..até 125m/s Sem faixa = 45m/s .A Especificação da Tyrolit Ligas Vitrificadas 33 .até 63m/s Vermelha .até 100m/s Verde e Azul ... 100 ...até 80m/s Verde ..até 50m/s Amarela . Como se segue: Azul .. 63 .... 80 . definidas pela norma FEPA.... 63 .....

A influência da especificação Como a especificação pode influenciar na operação: -Tipo de grão -Torna o rebolo mais agressivo -Influi no acabamento -Aumenta a vida útil do rebolo -Tem influencia direta no preço -Depende do material -Pode influenciar na manutenção de perfil -Tamanho do Grão -Tem influência direta no acabamento -Pode provocar queima -Pode influenciar na vida útil do rebolo -Pode influenciar no poder de corte do rebolo -Dureza do rebolo -Tem influência direta na vida útil do rebolo -Tem influência na queima da peça -Pode influenciar o acabamento -Tem influência direta na manutenção de perfil -Tem influência direta no poder de corte do rebolo .

A influência da especificação Como a especificação pode influenciar na operação: -Estrutura do rebolo -Tem influência direta no poder de corte do rebolo .Pode influenciar no acabamento -Tem influência direta na manutenção de perfil -Sistema de liga -Tem influência direta no poder de corte do rebolo -Tem influência direta no acabamento -Tem influência direta na rigidez do rebolo -Tem influência direta no preço do rebolo .

portanto a geração de calor é muito grande e por isso uma boa refrigeração é essencial nesta operação. Sentido de giro do rebolo Refrigerante . para remover 100mm³ de material em uma retífica gasta-se 10x mais energia do que para fundir 100mm³ do mesmo material.Em uma operação de retificação. gera-se 10x mais energia do que uma fundição.O Refrigerante Como o uso adequado pode influenciar na operação: . ou seja.

e quanto maior for a velocidade periférica do rebolo. pois o refrigerante precisa romper a barreira de ar formada pelo rebolo em rotação. -Óleo integral : Tem alto poder de lubrificação. independente do tipo de dressador que se esteja usando. . É importante salientar também que. pois alem de refrigerar também existe a lubrificação e esta reduz o atrito entre o rebolo e a ferramenta de dressagem. maior deverá ser a pressão do refrigerante. Pode ser inflamável. Como uma boa refrigeração. porem não tão alto poder de refrigeração. é ideal onde o perfil não é muito exigido e não existe problema de oxidação. conseqüentemente causando queima -Pode influenciar no acabamento -Na potencia exigida da máquina -Na manutenção do perfil -Na vida útil do rebolo Os tipos de refrigerante podem ser : -Óleo solúvel em água : melhor poder de refrigeração. Ideal para ser usado onde o perfil é importante. pode influenciar no processo de retificação : -Na geração de calor. porem baixo poder de lubrificação. caso contrário não atingira o ponto desejado.O Refrigerante Uma boa refrigeração não é apenas refrigerante em abundância. A pressão é necessária. mas com pressão e bem direcionado. a dressagem do rebolo também deve ser com refrigeração.

podem haver diferenças. Um rebolo desbalanceado. Todo rebolo acima de 203mm que trabalha acima de 45m/s é feito o teste de balanceamento e corrigidas as diferenças de peso injetando-se grão abrasivo na parte mais leve a fim de se corrigir a diferença (da mesma forma como é feito nas rodas do carro).Balanceamento Toda ferramenta que trabalha em giro. As formas mais comuns de balanceamento são: -Estático ± feito fora da máquina -Dinâmico ± Feito com o rebolo montado na máquina -Automático ± Balanceamento feito automaticamente pela máquina. O desbalanceamento vem a ser um desequilíbrio de peso no volume desta ferramenta. mesmo eles sendo balanceados pelo fornecedor. no caso o rebolo. quando montado na máquina pode causar: -Vibração -Problemas com acabamento -Em casos extremos ate a quebra do rebolo Por estes motivos devemos fazer o balanceamento do rebolo antes de iniciar qualquer operação de retificação. No ato da distribuição da massa do rebolo dentro do molde. está sujeita a um desbalanceamento. antes de se montar o rebolo na máquina de dressar e fazer novo balanceamento. causando o desbalanceamento do rebolo. . O ideal é o balanceamento ser feito.

. que em alemão significa ³em cima´. pois esta é a melhor condição de balanceamento do rebolo. esta marcação indica o lado mais pesado do rebolo e deve ser montado para cima.Balanceamento Oben Todo rebolo que é balanceado em máquina tem uma marcação indicando ³Oben´.

A seguir alguns cuidados que devem ser tomados: Teste de som -Antes de se montar um rebolo na máquina. RPM . podem se tornar perigosas. reapertar os parafusos. sem esforços para se montar o rebolo no eixo da máquina.Segurança de trabalho Quando falamos em rebolo. O aperto deve ser feito sempre em cruz e se possível Após algum tempo de trabalho. caso não hajam trincas o som será metálico como de um sino. -Verificar se a velocidade de trabalho da máquina não excede a velocidade máxima indicada no rebolo. Aperto -Não se deve apertar excessivamente os parafusos da flange. Montagem . A força de aperto Deve ser indicada pelo fabricante da máquina. Esta velocidade jamais deverá ser ultrapassada. Este esforço poderá gerar trincas no rebolo. para evitar trincas no rebolo.A montagem deverá ser sempre suave. estamos falando de ferramentas que caso não sejam Manuseadas adequadamente. Deve-se bater levemente No rebolo com um martelo. deve-se fazer um teste de som para verificar se existem trincas no rebolo.

armazená-los como mostrado abaixo : . só se deve tirar o rebolo da embalagem original.Segurança de trabalho A Armazenagem também é muito importante. ou se não for possível. na hora de montá-lo na máquina.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful