You are on page 1of 41

CONTRATOS MERCANTIS

CONTRATOS 

é um negócio jurídico celebrado entre duas ou mais pessoas, em virtude do qual são exigíveis obrigações ou prestações.



Os contratos são mercantis quando os dois contratantes são empresários. Se classificam entre os cíveis ou os sujeitos ao CDC (Código de Defesa do Consumidor), dependendo das condições dos contratantes.

CONTRATO DE COMPRA E VENDA MERCANTIL 

Um dos contratantes obriga-se a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Art. 481, CC 

Pelo contrato de compra e venda. um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa. 481. e o outro. a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Art. .

.ELEMENTOS ESSENCIAIS    o CONSENTIMENTO. o PREÇO. a COISA (o objeto) e.

Responsabilidades das Partes  para o VENDEDOR. .  (vícios redibitórios e evicção)  e para o COMPRADOR. de entregar o bem. de pagar o preço.

.CONTRATOS DE COLABORAÇÃO  Desenvolvidos pelo comércio com vistas ao fornecimento de bens ao mercado consumidor.

Representação Comercial  é o contrato pelo qual uma das partes (representante comercial autônomo) se obriga a obter pedidos de compra e venda de mercadorias fabricadas ou comercializadas pela outra parte (representado). .

. ou seja. o número mínimo de pedidos a cada mês.OBRIGAÇÕES DO REPRESENTANTE    a) obter pedidos de compra e venda. ajudando o representado a expandir seu negócio. b) observar. se prevista. a cota de produtividade . c) seguir as instruções fixadas pelo representado.

e) observar as obrigações profissionais e f) respeitar a cláusula de exclusividade de representação. se expressamente pactuada. .   d) informar o representado sobre o andamento dos negócios.

OBRIGAÇÕES DO REPRESENTADO   a) pagar a retribuição devida ao representante e b) respeitar a cláusula de exclusividade de zona. pela qual lhe é obstado vender os seus produtos em uma determinada área delimitada em contrato. .

os produtos fabricados por outro empresário (concedente).CONCESSÃO COMERCIAL  O empresário (concessionário) se obriga a comercializar. . com ou sem cláusula de territorialidade. com ou sem exclusividade.

distâncias mínimas segundo o critério de potencial de mercado e . na quantidade prevista em cota fixada. gratuitamente.OBRIGAÇÕES DOS CONCEDENTES    a) permitir. b) vender ao concessionário os veículos de sua fabricação. o uso de suas marcas pelo concessionário. c) observar. na definição da área operacional de cada concessionária.

salvo à Administração Pública. d) não vender. . diretamente. direta ou indireta. os veículos de sua fabricação na área operacional de uma concessionária. ao Corpo Diplomático ou a clientes especiais.

se houver. . b) observar o índice de fidelidade para a aquisição de componentes que vier a ser estabelecido.OBRIGAÇÕES DOS CONCESSIONÁRIOS   a) respeitar a cláusula de exclusividade. na Convenção de Marca. de comum acordo com os demais concessionários e concedente.

 c) comprar do concedente os veículos na quantidade prevista na cota respectiva. sendo-lhe facultativo limitar o seu estoque. e .

. d) organizar-se. empresarialmente. para a comercialização dos veículos e para a assistência técnica dos consumidores. de forma a atender os padrões determinados pelo concedente.

. com ou sem a venda de produtos.FRANQUIA (FRANCHISING)  É um contrato pelo qual um comerciante (FRANQUIADOR) licencia o uso de sua marca a outro (FRANQUIADO) e presta-lhe serviços de organização empresarial.

. através de técnicas de marketing testadas e aperfeiçoadas pelo franquiador.VANTAGENS  FRANQUIADO já se estabelece negociando produtos ou serviços já trabalhado junto ao público consumidor.

projeta ou executa o LAYOUT do estabelecimento do franquiado.ENGINEERING  É o contrato pelo qual o franquiador define. .

.MANAGEMENT  É o contrato relativo ao TREINAMENTO dos funcionários do franquiador e à estruturação da administração do negócio.

envolvendo estudos de mercado. lançamento de novos produtos ou serviços etc. publicidade.MARKETING  Pertinente às técnicas de colocação de produtos ou serviços junto aos seus consumidores. . vendas promocionais.

sem novos aportes de capital. . FRANQUIADOR pode ampliar a oferta da sua mercadoria ou serviço.

b) o pagamento pelos serviços de organização empresarial fornecidos pelo franquiador.ENCARGOS DOS FRANQUIADOS  a) o pagamento de uma taxa de adesão e de um percentual do seu faturamento.  .

. estritamente. as instruções e o preço de venda ao consumidor estabelecidos pelo franquiador. e d) observar.  c) a obrigação de oferecer aos consumidores apenas os produtos ou serviços da marca do franquiador.

e b) prestar os serviços de organização empresarial.  .OBRIGAÇÕES DOS FRAQUIADORES  a) permitir ao franquiado o uso de sua marca.

FACTURIZAÇÃO OU ³FACTORING´  Contrato em que um empresário cede a outro. recebendo deste os valores respectivos. . os seus créditos provenientes de vendas a prazo. mediante o pagamento de uma remuneração. total ou parcialmente.

 . FATURIZADOR ± quem recebe o crédito para cobrá-los do comprador (pessoa que fez a compra a prazo do faturizado). FATURIZADO ± quem cede o crédito.

CARTÃO DE CRÉDITO  TITULAR .(ou usuário) é a pessoa que faz uso do cartão ao efetuar uma compra ou receber um serviço. .

que se compromete a cobrar do titular o crédito outorgado e a pagar o valor ao fornecedor do bem ou serviço. SOCIEDADE EMISSORA (ou emissor) ± que pode ou não ser uma instituição bancária. .

O fornecedor pagará uma comissão ao emissor. FORNECEDOR ± é o empresário que realiza contrato de filiação com a empresa emissora do cartão no sentido de aceitar o uso deste sem acréscimo no preço do produto.  .

Pena . e multa. FALSIFICAÇÃO ou USO INDEVIDO do cartão por terceiro. de 1 (um) a 5 (cinco) anos.reclusão. CP. Em caso de CLONAGEM. 171.  . haverá crime de estelionato (vantagem ilícita em prejuízo alheio) ± Art.

para garantia do cumprimento de suas obrigações. em que o mutuáriofiduciante (DEVEDOR).ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA  Trata-se de contrato instrumental de mútuo. . aliena ao mutuantefiduciário (CREDOR) a propriedade de um bem.

mas não quer ou não tem condições de comprá-lo à vista.  . Há um empréstimo e o objeto serve como garantia da dívida. Uma pessoa tem intenção de adquirir um bem móvel ou imóvel.

e permite que ingresse com pedido de busca e apreensão do bem. Ação de depósito ± prisão do depositário infiel ± Art. 904. CPC  .Mora do devedor .mutuário  Autoriza que o credor considere vencidas todas as obrigações contratuais.

Lei 6. descontado de seu valor o que foi pago como aluguel.ARRENDAMENTO MERCANTIL  LEASING ± tem-se uma locação de bens móveis ou imóveis onde o locador tem as opções de renová-la.099/74  . devolver ou comprar o bem.

Locatário   .Partes envolvidas ARRENDADOR .Locador ARRENDATÁRIO .

. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos. Leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro.

. Leasing Financeiro se assemelha a um aluguel. com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.

a arrendadora é que arca com os custos de manutenção dos equipamentos e a arrendatária pode desfazer o contrato bastando apenas esperar o período mínimo de 90 dias do início do contrato como determina o Banco Central e aviso prévio à empresa ou pessoa física contratante. Leasing Operacional. .