RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA OU FERMENTAÇÃO

Edilson Soares

Não utiliza o oxigênio, e é também denominada de fermentação. Ocorre em certas bactérias fermentação ácida (lática ou acética) e em levedos, fermentação alcoólica. Produz 4 ATP e consome 2, produzindo um saldo de apenas 2 ATP.

As leveduras são células eucarióticas que possuem mitocôndrias e realizam os dois tipos de respiração simultaneamente. As fibras musculares estriadas também realizam os dois tipos de respiração. A dor muscular observada após exercício físico intenso deve-se ao acúmulo de ácido lático entre as fibras musculares. Esse ácido leva de 7 a 10 dias para ser reabsorvido pelo organismo.

Apresenta apenas a glicólise produzindo 2 ácidos pirúvicos. DIFERENÇA Recebe H+ do NADH transformando-se em ácido lático ou álcool etílico (etanol) e gás carbônico.

TIPOS DE FERMENTAÇÃO

FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA

Levedura Saccharomyces cerevisiae

C6H12O6 = 2 CO2 + 2 C2H5OH + 2 ATP (Álcool etílico)

UTILIZAÇÃO
Fabricação:

FERMENTAÇÃO LÁTICA
C6H12O6 = 2 C3H6O3 + 2 ATP (Ácido lático)

UTILIZAÇÃO
Fabricação:

FERMENTAÇÃO ACÉTICA
C2H6O + O2 ( ar ) → C2H4O2 + H2O + 2 ATP (Etanol) (Ácido acético - Vinagre)

UTILIZAÇÃO
Fabricação:

Curiosidade Histórica: Lembra-se do tempo de filmes tipo faroeste? Naquela época, morriam muitos cowboys por má fermentação! Todos eles tinham o costume de beber whisky ou cerveja, mas nas más condições de produção da época, acabavam participando da fermentação bactérias impróprias, que liberavam substâncias fatais.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful