You are on page 1of 34

Dra.

Marlene Bacchi Jaouhari

O Corpo da Mulher

 Doenças Femininas
 Câncer de mama
 Câncer de colo uterino
 DST/AIDS
 Menopausa
 Osteoporose

 Circunferência Abdominal/IMC

 Saúde Mental – Vencendo a Depressão

.

.

.

Segundo o INCA. detecta o câncer < 1 cm. mais importante dos exames . devido:  Alta frequência  Fatores psicológicos  Raro antes dos 35 a de idade  No Brasil é a maior causa de morte entre as mulheres  Importante o diagnóstico precoce:  Mamografia 1x por ano acima de 40 a. 95% de cura!!!!!. o Ca de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres.

 Terceira neoplasia mais comum em mulheres  Quarta causa de morte  Fatores de risco:  condição socioeconômica  atividade sexual precoce  comportamento de risco (parceiros)  tabagismo  higiene íntima inadequada  uso prolongado de contraceptivos orais  HPV em 90% dos casos  Exame indicado: PAPANICOLAU 1X AO ANO .

 Sãodoenças causadas por vírus. principalmente. bactérias ou outros micróbios. .  Transmitem-se. nas relações sexuais.

 Inflamações no útero.  Câncer no colo do útero e no pênis.  Inflamações nos órgãos genitais do homem podendo causar impotência. trompas e ovários podendo levar a morte. com má- formação congênita ou mesmo ocasionar sua morte durante a gestação.  Nascimento prematuro de bebês. . podem trazer sérias complicações:  Esterilidadeno homem ou na mulher. Quando não tratadas adequadamente.

 Evitar relações sexuais neste período.  O parceiro deve ser submetido a tratamento.  Tomar os medicamentos na quantidade indicada e nos horários certos e até o fim. mesmo com o desaparecimento dos sintomas. só com camisinha. Cada DST tem sua forma de tratamento que deve ser indicada por um médico especializado:  Medicação só quando indicada pelo médico. . se não der.  Ao término do tratamento voltar aos exames para a reunião (controle de cura).

A melhor maneira de prevenção é usar corretamente camisinhas em todas as relações sexuais. . Emcaso de transfusão de sangue. exigir que o mesmo seja testado para todas as doenças que possam ser transmitidas pelo sangue.

.

.

de forma gradativa. O período da vida que antecede e precede a menopausa é chamado climatério (vai dos 45 aos 60 anos).  Não é uma doença.É o nome que se dá a última menstruação espontânea da mulher. .  Osovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progesterona. é apenas um estágio na vida da mulher.

 ondas de calor.  dor durante o ato sexual.  depressão.  irritabilidade.  diminuição da atenção e memória .  ressecamento vaginal.  menor desejo sexual.  suores noturnos.  insônia.

 Noinício da menopausa (perimenopausa).  Assim. o objetivo primordial do tratamento da menopausa é prevenir certas doenças e melhorar a qualidade de vida da mulher. o que interfere na sua maneira de viver. aparece nos primeiros cinco anos da menopausa.  Ocorreque a perda de cálcio dos ossos. causa da osteoporose. . a mulher poderá sentir sintomas muito fortes.

.

 É uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos ossos. o colo do fêmur. Os locais mais afetados são a coluna.  É também por causa da osteoporose que as mulheres perdem altura com a idade.  Na menopausa a ausência do hormônio feminino faz com que os ossos percam massa óssea e cálcio e fiquem porosos como uma esponja.  Esta fraqueza dos ossos expõe a mulher a riscos maiores de fraturas tanto por quedas como espontâneas. . e o pulso.

.

magra e de baixa estatura  Uso de corticóides  Fumo  Álcool em excesso  Vida sedentária  Dieta pobre em cálcio . Históriafamiliar de osteoporose  Menopausa precoce (antes dos 45 a)  Raça branca.

vegetais de folhas verdes e escura  Exame complementar: Densitometria óssea . peixes.  Deixar de fumar  Reduzir o consumo de álcool  Praticar exercícios regularmente  Dieta rica em cálcio: leite e derivados. ovos. Mudar hábitos de vida. frutos do mar.

Tome banhos de sol. sempre que puder por cerca de 15 minutos (começo da manhã ou final da tarde) .

é alto risco para desenvolver a síndrome metabólica. diabetes. Quando associada a outros fatores como. hipertensão. SEXO RISCO MASCULINO > 102cm FEMININO > 88cm .A circunferência abdominal representa a gordura acumulada no abdome. colesterol e triglicerídeos alto e obesidade.

Acima do peso Entre 30 e 39.Obesidade Acima de 40 – Obesidade (mórbida) .99 . IMC = peso ÷ altura 2 Resultado: Abaixo de 17 .99 .5 e 24.Peso normal Entre 25 e 29.99 .Muito abaixo do peso Entre 17 e 18.49 .Abaixo do peso Entre 18.

.

deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. .  As causas de depressão são múltiplas. tais como crises e separações conjugais. de maneira que somadas podem iniciar a doença. com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais. Deve-se a questões constitucionais da pessoa. morte na família. como:  Estresse  Estilo de vida  Acontecimentos vitais. crise da meia-idade. entre outros. É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa. sociais e psicológicos. climatério.

o acompanhamento médico é fundamental. há cura completa se tratada adequadamente.  Pode haver depressões leves.  O tratamento médico sempre se faz necessário. o tratamento pode ser apenas psicoterápico. com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. ou seja. Nesses casos. de acordo com o perfil de cada paciente. A depressão é uma doença reversível. .

podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Pode haver também casos de depressões bem mais graves.  Nessa situação. . o tratamento medicamentoso se faz obrigatório. além do acompanhamento psicoterápico.

antipsicóticos). que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos. Osmedicamentos utilizados são os antidepressivos. são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. medicações que não causam “dependência”.  Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações. .

 Em um processo psicoterapêutico ao mesmo tempo em que o paciente amplia sua percepção a respeito de si próprio. . O Psicólogo trabalha junto com o paciente (indivíduo/família). o que passa tanto pelo racional como pelo corporal. acompanhando-o em sua busca pessoal. aumenta sua autoconfiança e capacidade de se orientar criativamente em seu meio na busca de seu equilíbrio.  Procura facilitar o processo de auto-percepção. na medida em que a consciência envolve sensações que se expressam e são captadas através dos sentidos.

Além da psicoterapia é importante. melhor será o processo de cura da depressão. dos amigos e de um grupo de ajuda. . Quanto mais amparado o paciente estiver. o auxílio da família. a força de vontade do paciente de correr atrás dos seus sonhos (objetivo).

na sua saúde. em melhorar a sua qualidade de vida. A partir de hoje. Um dia por ano. todas as mulheres estão convidadas a escolher um dia por ano para olhar para si mesmas. Apenas um diazinho para você pensar no seu bem- estar. .

Criação: Simone Pereira Rodrigues Texto: Roberto Crema Fotos: Corbis e Gettyimages Música: Divano – Era .