Aço para Ferramentas

sejam elas manuais ou mecânicas. .DáDá-se o nome de aço ferramenta ao conjunto de aços utilizados na fabricação de ferramentas de uso industrial. mecânicas.

Composição Quimica .

respectivamente. 50% . 30% 50% ± Aço com alto teor de carbono .60% 65% 60% respectivamente. ± Aço com baixo teor de carbono .Classificação dos aços pela composição quimica ‡ Aço carbono ± Aço no qual os teores de Manganês e Silicio não ultrapassam os limites máximos de 1.50%. 30% ± Aço com médio teor de carbono .Aço carbono com teor nominal de carbono superior a 0.30% e inferior a 0.Aço carbono com teor nominal de carbono inferior ou igual a 0.Aço carbono com teor nominal de carbono superior ou igual a 0.65% e 0.50%.30%.

12% . desejadas. com a finalidade de conferirconferir-lhe propriedades desejadas. ± Aço baixa liga . 12% ± Aço alta liga .Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%. ± Aço média liga .Aço em que a soma dos teores dos eleelementos de liga é no mínimo 12%.Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga está entre 5% e 12%.Classificação dos aços pela composição quimica ‡ Aço Ligado .Aço que contém elementos de liga adicionados intencionalmente.

Propriedades fisicas e mecânicas .

quente.Processamento O processamento do aço-ferramenta açodada-se em fornos especiais. a frio ou a quente. o que confere ao mesmo excelente qualidade tornando-o tornandoadequado á fabricação de ferramentas de corte ou conformação. com matéria prima selecionada e com cuidados especiais. .

Aplicações ‡ Aço rápido . machos para abertura de roscas e fresas helicoidais e muitos outros. broca helicoidal Brocas de ponto Tipos de fresas . Mandris cilíndricos. mandris.Brocas.

ferramentas de forjamento. . ligas de niquel e aço. ‡ Aços para deformação a frio ± São utilizados em aplicaçoes de utilizados estampagem. brocas-guia e outras aplicações que requerem brocaselevada tenacidade e resistência ao choque. etc ‡ Aços resistentes ao choque ± São usados em formões.‡ Aços para trabalho a quente ± São utilizados em aplicações de transformaões mecânicas a temperaturas elevadas. contracontrarebites. laminagem. tais como mandris ou matrizes de estrusão. por exemplo na estrusão de ligas de cobre. rolos de forjamento. punções. em punçoes.

mandris e pinças de tornos. corte de metais duros. ‡ Aços temperáveis em água . em componentes de máquinas como árvores. gravação em relevo. cutelaria e outras que requiram resistência ao desgaste por abrasão. para aplicações que requerem a manutenção das características de resistência em temperaturas e pressões elevadas.são utilizados em ferramentas para forjagem a frio. cames.São utilizados. ‡ Aços para moldes . cunhagem de moedas. placas. de baixaum modo geral. . estes aços são utilizados como moldes de vários tipos.‡ Aços baixa-liga para aplicações especiais .Como o próprio nome sugere.

. do contrário. ‡ Estudos dizem que em cada 75 latas de aço recicladas. uma árvore é salva.Reciclagem ‡ A reciclagem do aço é o reaproveitamento do aço utilizado em objectos que já não estão funcionais para produzir novos objectos ‡ O aço pode ser reciclado infinitas vezes. tornaria-se carvão tornariavegetal. com custos menores e menos dispêndio de energia do que para sua criação inicial. pois.

1995 (Mil toneladas) País Alemanha Japão EUA Suécia Italia Brasil Outros Total * Quantidade 400 260 90 60 40 26 24 900 Fonte: Empresas. .Curiosidades Produção Mundial de Aços Ferramenta . (*) Não inclui China e Antigos países comunistas. Carpenter e Cogne têm 50% do mercado mundial. Em termos de fabricantes. os três maiores produtores: Bönler.

Trabalho realizado por: Rui Pina Neves Sandrina Martins Pereira José Pedro Sousa Turma 1M5 11/2004 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful