Integração entre a Gestão Ambiental e o Plano Estratégico no Segmento de Petróleo e Gás

Autoria: Luiz dos Santos Lins,Alessandra Magrini,Raimundo Nonato Sousa

09.02.08

Equipe: Bruno Dias Glaucilene Silva Jaqueline Monteles Márcia Alves Orias Pereira

1

Introdução
A questão ambiental no mundo e especificamente dentro das grandes corporações mundiais vem alcançando um crescente lugar de destaque, em função do maior rigor das normas legais e "conscientização" da sociedade. • Atividades de auto risco e acidentes ambientais. • Comprometimento das empresas com o meio ambiente.

09.02.08

2

Poluentes decorrentes da atividade petrolífera e outros
Poluente Setores Industriais Metalurgia de não ferrosos; Refino de dióxido de enxofre - SO2 petróleo e Indústria petroquímica; Refino de petróleo, Indústria petroquímica e dióxido de nitrogênio siderurgia; NO2 monóxido de carbono - CO Refino de petróleo, e Indústria petroquímica,siderurgia e compostos orgânicos químicos diversos; voláteis - COV
09.02.08 3

O Planejamento Estratégico e a Gestão Ambiental
O QUE VEM SER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? “Consiste no processo pelo qual se decidem os programas que a empresa adotará e a quantidade aproximada de recursos que a empresa reservará para cada um desses programas, nos vários anos seguintes”. E A GESTÃO AMBIENTAL? É o conjunto de políticas ou programas com a finalidade de minimizar ou eliminar impactos e danos ambientais PORQUE INVESTIR NO MEIO AMBIENTE? Imagem Institucional; Imposição Legal; Certificação Ambiental;
09.02.08 4

A integração da gestão ambiental com o planejamento estratégico das empresas passa necessariamente pelos seguintes pontos.
Integração da informação ambiental com o sistema de informações financeiro e administrativo.
GESTÃO AMBIENTAL X PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Integração entre gestão ambiental e as metas empresariais
09.02.08

Integração do desempenho ambiental com os sistemas de avaliação de desempenho existentes.

Integração das considerações ambientais em todo o processo produtivo.
5

Modelo Conceitual ligando qualidade estratégica e controle estratégico nas práticas de desempenho organizacional.

09.02.08

6

Desempenho Financeiro Aspectos Importantes
DESCOBRIR PASSIVOS AMBIENTAIS AVALIAR INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS AVALIAR E COMPARAR MELHORES PRÁTICAS DOS CONCORRENTES IDENTIFICAR ASSUNTOS AMBIENTAIS FUTUROS IMPORTANTES ESTABELECER CENÁRIOS E DEFINIR AÇÕES AVALIAR RISCOS DA COMPANHIA PARA CADA CENÁRIO ESTABELECIDO CÁLCULO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS FINANCEIROS CONSTRUIR MEDIDAS QUE MITIGUEM POSSIVÉIS IMPACTOS E RISCOS ESPERADOS
09.02.08 7

Metodologia
• Pesquisa descritiva e analítica: identifica e obtém informações sobre características de um determinado problema. • Pesquisa qualitativa: é mais subjetivo e necessário para examinar sobre um conjunto de informações de atividades implementadas • Pesquisa através do estudo de caso: é mais apropriado na busca de respostas do tipo ‘’como’’ e porque’’.

09.02.08

8

Foram utilizados três meios de forma de coleta:
• Revisão bibliográfica: consultados livros, periódicos, artigos, internet, etc. • Pesquisa documental: demonstrações contábeis, planos estratégicos, relatórios anuais, além de outras publicadas referente ao período de análise. • Pesquisa de campo: através de entrevista no qual fez uso de questionário com cada um dos gerentes responsáveis pela área de SMS, Planejamento Estratégico e Comunicação Social.

09.02.08

9

Organograma da Empresa

GERENTE DE COMUNICAÇÃO NACIONAL

PRESIDÊNCIA DA EMPRESA

GERENTE DE SMS

PRESIDÊNCIA DA EMPRESA

SUBORDI NADO

REPORTA

RE PORT A

RE PORT A

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

DIRETOR DE SERVIÇOS

GERENTE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 09.02.08

REPORTA

PRESIDÊNCIA DA EMPRESA 10

O Estudo de Caso Petrobrás S.A
A Petrobrás é uma empresa de economia mista, criada em1953, com controle estatal em cerca de 41% das ações sendo as demais ações distribuída entre investidores brasileiros com 23% e estrangeiros com 36%. • 95 plataformas de produção; • 16.000 poços produtores, sendo 900 marítimas; • 16 refinarias com capacidade de processamento primário de aproximadamente 1,9 milhão de barris por dia; • Atua em cerca de 15 países

09.02.08

11

A importância da Petrobrás para economia brasileira

09.02.08

12

Plano Estratégico
PEGASO (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional) Este programa envolveu investimentos da ordem de US$ 2,6 bilhões no período de 2000 até 2004, com projetos que atendiam desde a revisão de sistemas, construção e ampliação de instalações até a automação da malha principal de dutos da companhia. Também foram implantados 9 centros de defesa ambiental junto as principais áreas de atuação da empresa.

09.02.08

13

A importância da Petrobrás para economia brasileira
Descrição Missão
Assegurar o abastecimento do mercado nacional de óleo, gás natura e 1990/2000 derivados, através das atividades definidas na constituição e na lei 2.004, de forma rentável e aos menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país. Atuar de forma rentável nas atividades da indústria de óleos e gás, e nos 2000/2010 negócios relacionados, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do País. Atuar de forma segura e rentável com responsabilidade social e 2005/2015 ambiental, nas atividades da’indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

09.02.08

14

A Gestão Ambiental
Investimentos em meio ambiente

09.02.08

15

A Gestão Ambiental
Vazamento da Petrobras pós PEGASO

09.02.08

16

Considerações Finais
• A questão ambiental desenvolvida após acidente da Petrobrás • Criação dos Conselhos de Gestão Ambiental • Aumento de investimentos em Meio Ambiente e Propaganda • Conclusão definitiva ou aspectos provisórios?

09.02.08

17