Redes de Computadores

Conceitos Gerais Redes de Computadores: um conjunto
de computadores autônomos interconectados de modo a possibilitar a troca de informações e o compartilhamento de recursos (discos, impressora, etc.). Toda máquina na rede pode ser, potencialmente, cliente e servidora.

Nó (host, node ou hospedeiro): computador
conectado à rede.
1

Redes de Computadores
Conceitos Gerais Enlace (link) : caminho de comunicação
entre dois nós. Os meios de interconexão podem ser de vários tipos: cabos de cobre (cabo coaxial ou par trançado), fibra óptica, ar (ondas de radio), etc. Os meios de interconexão limitam tanto a taxa de transmissão quanto a extensão geográfica da rede.

2

Tipicamente são compostas por várias LANs interligadas por uma rede de alto desempenho (Backbone).Metropolitan Area Network: redes metropolitanas. 3 . tecnologia que possibilita a interconexão de computadores com altas taxas de transmissão em distâncias relativamente reduzidas (salas.) com distâncias não superiores a 10 km. universidade.Local Area Network: redes locais. envolvem 1 ou + redes de alto desempenho interconectadas. interconectam computadores e LANs em nível regional (5 a 100 km). edifícios . interconectam computadores em nível de campus (fábrica. CAN . usualmente. Exemplo: interconexão de filiais de uma empresa em uma mesma cidade ou em cidades vizinhas.Campus Area Network: redes de campus.de 10m a 1 km) e baixa taxa de erros. MAN . etc.Redes de Computadores Conceitos Gerais Quanto a extensão geográfica as redes podem ser classificadas como: LAN .

Wide Area Network: redes de longa distância. periféricos etc. podem alcançar vários países e continentes. microcomputadores. Sua função básica é eliminar fios e facilitar a interconexão entre diversos dispositivos: PDAs. tipicamente até 10 m. Internet PAN . Principal tecnologia: Bluetooth 4 . Velocidades normalmente <s que nas LANs e taxas de erros >s .Redes de Computadores Conceitos Gerais Quanto a extensão geográfica as redes podem ser classificadas como: WAN . espalhadas por centenas ou milhares de quilômetros. celulares. Exemplo: Bitnet.Personal Area Network: possuem abrangência menor do que as LANs. com taxas de até 1 Mbps.

11) é a principal tecnologia 802.Redes de Computadores Conceitos Gerais WLAN Wireless LAN Tem como principal objetivo fornecer mobilidade. adequada para ser usada em prédios que não podem sofrer alterações etc.11b (11 Mbps) 802. Desvantagens: menor segurança Wi-Fi (802. Vantagens: facilidade e rapidez de instalação.11g (54 Mbps) 5 .

com dois padrões: Nomádico: acesso sem fio de banda larga fixa Móvel: padrão de acesso sem fio de banda larga móvel.Redes de Computadores Conceitos Gerais WMAN Wireless MAN Vantagens: diminui custos de infra-estrutura de banda larga para conexão com o usuário final (last mile).16) é a principal tecnologia. buscando assegurar conectividade em velocidades de até 100 km/hora 6 . com altas taxas de transmissão (até 1Gbps) em até 50 Km WiMAx (802.

. 7 ... . identificação de emissor e do receptor. Formato Geral: Cabeçalho Corpo Cauda Tipo da mensagem.... Mensagem propriamente dita..Redes de Computadores Conceitos Gerais Protocolo: descrição dos formatos de mensagens e regras que dois computadores devem seguir para trocá-las via rede Mensagem: cadeia de bytes formada segundo um protocolo que será trocada via rede.. . Códigos de detecção de erros..

meio alternativo de comunicação social. 8 . diversidade de equipamentos e liberdade de escolha. Benefícios: crescimento gradual da capacidade de processamento de informação. aumento da confiabilidade (via redundância de recursos).Redes de Computadores Conceitos Gerais Objetivo central de uma rede de computadores é o compartilhamento de informação (comunicação) e de recursos.

grupos de discussão. Administração: automação de escritórios (substituição dos papéis pela mídia eletrônica). sistemas distribuídos de controle digital. bibliotecas virtuais.Redes de Computadores Conceitos Gerais Aplicações típicas: Ensino/Pesquisa: possibilitam o aumento da disseminação do conhecimento (interligação de bibliotecas. manufatura integrada. ensino a distância. acesso a remoto a programas e a banco de dados. etc) Produção: automação da manufatura. correio eletrônico. 9 . Serviços : comunicação. etc.

Demandam padronização tanto em nível de hardware (tensões.Redes de Computadores Conceitos Gerais Redes homogêneas: todos os computadores interconectados por ela são idênticos.) quanto em nível de software (representação de dados e formatação de mensagens). freqüências. Redes heterogêneas: nem todos os computadores interconectados possuem a mesma arquitetura. 10 . etc.

11 . A necessidade de padronização na área de redes de computação surgiu devido a existência de uma grande quantidade de fabricantes construindo máquinas de diferentes tipos e portes que necessitavam se comunicar.Redes de Computadores Conceitos Gerais Padronização: um padrão é um conjunto de normas e procedimentos. etc. compatibilizar equipamentos de diferentes procedências. Vantagem para fabricantes e usuários. minimizar investimentos em estoque. visando homogeneizar produtos e serviços em um nível aceitável de qualidade e segurança.

Protocolos da Internet (IETF) Padrão de jure (direito): produzido por entidades reguladoras nacionais ou internacionais.Redes de Computadores Conceitos Gerais Padrão de facto (fato): adotado sem ação de uma entidade reguladora. governamentais ou não. Protocolos do modelo OSI (ISO) 12 . Exemplos: IBM PC. Exemplos: ISO 9000.

International Standards Organization: voltada a padronização de protocolos de comunicação inter hosts e de serviços que a rede provê.Associação Brasileira de Normas Técnicas. 13 . Congrega entidades nacionais: ANSI .Redes de Computadores Conceitos Gerais Principais entidades reguladoras da área de redes de computadores: ISO .American National Standard Institute. ITU . ABNT . etc.International Telecommunications Union: define padrões referentes a transmissão de dados a longa distância (mais próximo do hardware).

14 ..Redes de Computadores Conceitos Gerais Principais entidades reguladoras da área de redes de computadores: IEEE .5 Token-Ring IETF padrões para a família TCP/IP ATM Forum padrões para a tecnologia ATM .padrões para LANs: 802..3 Ethernet 802.

Cobre redes de qualquer abrangência (de LANs a WANs) Modelo dividido em 7 camadas. serve como marco para definir processos de comunicação. Padrão de jure. 15 . cujo objetivo é possibilitar a comunicação entre quaisquer computadores.Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Modelo de Referência OSI (Open Systems Interconnection): proposto pela ISO para interconexão de sistemas abertos. cada uma executando funções específicas.

de acordo com o protocolo da camada N. Logicamente. a camada N de um host troca informações com a camada N de outros hosts. 16 .Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Cada camada oferece serviços à camada superior omitindo detalhes de como estes serviços são implementados. Comunicação se dá entre camadas do mesmo nível dos nós remotos e entre camadas vizinhas (Camada N com as camadas N-1 ou N+1) no mesmo nó.

enlace Prot. apr. apl. Prot. sessão Prot. Prot. física Meio de transmissão AP Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física 17 . rede Prot.Redes de Computadores Modelo OSI / ISO AP Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Prot. Trans. Prot.

Camadas do Modelo OSI / ISO Camada Física: responsável pela geração de sinais elétricos. Muito relacionada ao meio físico usado.Processo de Aplicação do Usuário. 18 .Redes de Computadores Modelo OSI / ISO OBS: AP . opticos ou eletromagnéticos que serão propagados no meio físico (faz a codificação e decodificação dos bits que serão transmitidos).

Efetua a detecção e recuperação de erros e o controle de fluxo entre 2 hosts vizinhos (fisicamente conectados).Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Camada de Enlace: usa a camada física para transmissão de quadros (frames) de dados entre 2 hosts. 19 . Executa os procedimentos de acesso ao meios de transmissão em redes locais. ou seja. atua host-a-host.

Outra função é a fragmentação e remontagem de pacotes para atender a limites impostos por determinados segmentos da rede (sub-redes).Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Camada de Rede: gera rotas para transmissão dos pacotes desde o nó de origem até o nó de destino. 20 . O roteamento pode ser estático ou dinâmico (usando sempre a mesma rota ou não).

Serviços : 1. isto é.Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Camada de Transporte: primeira camada fim-afim. particiona em unidades menores e. Confiável e mais lento. Sem garantias e rápido ou 2. 21 . garante que estas unidades cheguem ao destino sem duplicação e na ordem correta. Recebe as mensagens da camada de sessão. em certos casos. mensagens enviadas pela camada de transporte da máquina de origem só são analisadas pela camada de transporte da máquina destino.

22 .Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Camada de Sessão: administra e sincroniza diálogos entre os processos de aplicação. Faz a compressão e a criptografia de dados. pode mudar a sintaxe da mensagem. Faz uso de pontos de sincronização. mas preserva a semântica. Camada de Apresentação: assegura que as informações serão transmitidas de tal forma que possa ser entendida pelo receptor.

Redes de Computadores Modelo OSI / ISO Camada de Aplicação: fornece serviços que suporta diretamente os processos de aplicação dos usuários. etc. 23 . submissão de jobs remotos. transferência de arquivos. serviço de nomes. correio eletrônico. serviços de diretórios remotos. Exemplo: login remoto.