Ciência Política e Teoria do Estado Professora Kelly Oliveira

Aula: Partidos Políticos Bibliografia base: DALARI. . 1998. Dalmo de Abreu. Representação Política (Capítulo 4). São Paulo: Saraiva. In:______________ Elementos de Teoria Geral do Estado.

o povo forma grupos de opinião que lutam pelo poder.A constituição dos Partidos  Com o direito à escolha dos representantes.  Exemplos históricos: Grécia Antiga: partidos nas assembléias de cidadãos Roma: agrupamentos em torno de líderes Idade média: Guelfo (a favor do Papa) e Gibelinos (pelo imperador) .

Moral and Political.  . seu meio político e social. sobre a base de um princípio ao qual todos aderem  CONSTANT uma reunião de homens que professam a mesma doutrina política  BURDEAU É impossível uma definição de partido sem situásituá-lo em uma determinada época.Definindo Partidos Políticos  HUME 1ª sistematização: facções podem ser pessoais (amizade ou animosidade) ou reais (de interesse. de princípios. 1741) BURKE um corpo de homens que se unem. de afeição) (Essays. para colocar seus esforços comuns a serviço do interesse nacional.

Segundo Dalari. os Partidos Políticos são oficializados no séc XIX e se impõem como veículo natural da representação política. O autor apresenta uma classificação específica dos sistemas partidários .

buscando levar indivíduos economicamente inferiores a cargos no governo.Quanto à organização interna  Partidos de Quadros mais preocupados com a qualidade dos membros que com a quantidade.buscam indivíduos notáveis e/ou abastados de Massas buscam a quantidade.  Partido . sem discriminação.

Quanto à organização externa  Sistemas  Sistemas  Sistemas de partido único bipartidários pluripartidários .

Âmbito de atuação dos partidos  Partidos  Partidos  Partidos  Partidos de vocação universal nacionais regionais locais .

orientando o povo e governantes. .Críticas aos partidos políticos  Favoráveis: vantagem do agrupamento de opiniões convergentes. Facilitação de correntes de opinião e receptividade pelo meio social. dando força para conquistar o poder político.

pondo em segundo plano as idéias políticas do partido. Partidos viram instrumentos de conquista do poder.Críticas aos partidos políticos  Desfavoráveis: O povo não se orienta por idéias e opções abstratas. O povo fica refém dos candidatos apontados pelo partido. segundo interesses do grupo majoritário. . com membros aquém do programa partidário. Nas eleições prevalece os interesses dos eleitores.

formados espontaneamente e com a possibilidade de atuar livremente.O Partido Político ideal Podem ser úteis preparando alternativas políticas. . Desde que autênticos.

quais críticas podemos fazer aos partidos políticos na atualidade? 2.Exercitando a crítica 1. Relacione sua crítica com a classificação de organização interna. regional e nacional. externa e do âmbito de atuação dos partidos políticos. . Comparando as críticas (positivas e negativas) de Dalari com a nossa realidade política local.

Outras bases de representação  Representação  Representação  Representação Profissional Coorporativa Institucional .

.Sufrágio A escolha por eleição é a que mais se aproxima da expressão da vontade popular.  Na revolução Francesa se apregoava o sufrágio universal mas o que se teve foi um sufrágio restrito. pelos critérios de valor econômico e intelectual além de excluir mulheres.

Restrições ao direito de sufrágio  Idade  Ordem  Gênero  Deficiência econômica de instrução  Deficiência física ou mental  Condenação criminal  Engajamento no serviço militar .

Sistemas Eleitorais  Representação  Representação  Distritos Majoritária Proporcional Eleitorais .