A atividade de Relações Públicas como responsável pela motivação no sistema de comunicação interna.

Precisando estreitar também as suas relações com o público. o mundo vem estreitando distâncias. Com a chegada da globalização. e as empresas não podem ficar de fora. .

É essencial nos dias de hoje que os funcionários se mantenham atualizados. A . treinados. frustrado e até mesmo estressado. motivados e se comunicando bem. carência dessa motivação torna o funcionário insatisfeito. pois é através disso que iremos criar uma solidificação com os nossos colaboradores.

³O Relações Públicas deve estar preocupado em criar e gerenciar um ambiente em que possam ser resgatados o orgulho e a dignidade dos colaboradores.´ Julia de Castro .

1.47) ³Relações Públicas é o exercício da administração da função (subsistema) política organizacional.´ . Relações Públicas administrando a comunicação  SIMOES (1995. enfocado através do processo de comunicação entre organizações e seus públicos. p.

por planejar e executar a comunicação em geral.1 .Definições de Relações Públicas.1. .  A importância do profissional de RP no setor estratégico de uma organização representa a sobrevivência ou não da empresa no ambiente competitivo.  A presença da necessidade de um RP é visada no processo de um projeto.

. com seu publico interno e externo. segundo os princípios operacionais. KUNCH (1997. se propõe como atribuição do RP se o intermediador..´ . administrador dos relacionamentos institucionais e de negócios da empresa. mercadológicos e éticos de aplicação global e adequada ao contexto socioeconômico de cada situação e ao contexto de atuação de cada organização. 08) ³.

as vezes podem ser de má vontade e acabam denegrindo a imagem da organização.1.2 . É a busca da compreensão.  A diretoria é quem deixa claro os interesses e objetivos.Relações Públicas no processo de comunicação. e adequar a política de comunicação ao público. . Tendo o RP que contornar a situação. e esse é o trabalho de um RP.  Na organização a comunicação é a essência da administração.  As reações do o público.

com boletins.  Manter os funcionários atualizados sobre a organização. mural.3 ± Comunicação Interna  O sistema de comunicação interna estabelece o funcionamento da organização. A comunicação interna é qualquer grupo de trabalho. viabilizando a interação da emprega com seus empregados. são ferramentas importantes pro sucesso. sugestões. importante pra .1.

valorizar o funcionário pra que ele se sinta motivado. .A elaboração de um planejamento estratégico é fundamental para que os programas sejam eficazes.  É necessário apontar os pontos positivos.

2- Motivação .

2. .  Objetivos motivacionais são fundamentais para o empregado se sentir útil e importante dentro da organização.1 ± Sistema de motivação nas organizações.

2.28) . metas e resultados.  A motivação é essencial pra eficiência do funcionário no trabalho.2 .Motivação como sistema de comunicação interna. p. objetivos.´ BRUM (1995.  ³A comunicação interna pode ser definida como um conjunto de ações que tem como objetivo tornar comum entre funcionários de uma mesma empresa.

 Investir na comunicação interna. . melhorando a produção e os conflitos são minimizados. Os empregados contribuem melhor para a empresa quando há comunicação clara. nem sempre precisa de capital. lucro para todos. podendo resultar os ganhos de produtividade.

incentivando cada um de acordo com suas necessidades.2.  Essa motivação deve ser motivada através de estratégias da equipe de RH. transformando as forças individuais em organizacionais.3 .A importância da comunicação para o público interno. A . organização deve se preocupar em observar as diferenças de cada individuo.

3.O profissional de RP como responsável pela comunicação no processo motivacional. .

 Planejar.3. . e é função do RP elaborar instrumentos para essa comunicação. coordenar e avaliar.  A comunicação nas organizações acontece a partir da troca de informações entre esta e seus públicos.1 ± A utilização de instrumentos de RP na transmissão de mensagens. Através de um plano estratégico define-se a política de negócios da empresa.

manuais. filmes. mala direta. palestras rádios. altos falante. reuniões. mural. revistas. seminários. internet etc. como caixa de sugestões. memorando. Existem dezenas de instrumentos para se comunicar com os funcionários. relatórios. quadro de avisos. . slides.