Redes de Computadores

Prof. Alessandro Brawerman

Agenda

Definições
     

Protocolo Serviços de rede Firewall Endereço físico Endereço IP DHCP

Protocolo

É uma linguagem usada na comunicação entre 2 dispositivos, formando um conjunto de regras a serem seguidas. Em redes são utilizados diversos protocolos de comunicação, com várias finalidades e em vários níveis. TCP, IP, UDP, IPX/SPX, Appletalk, SSL, ...

Serviços de Rede

É um software, ou componente de um SO para redes, que dá acesso aos recursos de hardware de um servidor. Compartilhamento de arquivos, impressoras e Internet.

Firewall

Dispositivo de hardware ou software que é executado no servidor que possui a conexão com a Internet. Monitora os dados que estão trafegando através dele e filtra as transmissões suspeitas dentro de critérios préestabelecidos.

Endereço Físico

 

Cada dispositivo de uma precisa ter um endereço único. As placas de rede possuem gravado em uma ROM um endereço físico de 6 bytes. Identificam o fabricante, o modelo e o número de série. Conhecido como MAC. Na teoria não existem duas placas de rede com endereços iguais.

Endereço IP

 

Endereço lógico usado nas redes baseadas em TCP/IP. Formados por 4 bytes, representando números entre 0 e 255. Pode ser alterado via software. Uma das etapas de configuração de uma rede, consiste em definir endereços IP para os dispositivos.

Servidor DHCP
 

Dynamic Host Configuration Protocol Software que define endereços IP que os computadores da rede irão utilizar. Sempre que um computador é ligado procura o DHCP para receber um IP.

Hubs e Switches

 

São concentradores que permitem ligar múltiplos computadores e demais dispositivos em rede. Quando dispositivos estão ligados a um hub podem existir apenas um transmissor e um receptor a cada instante. Demais têm que esperar. Apesar da espera ser de alguns milésimos gera perda de desempenho.

Hubs e Switches

 

O switch é um dispositivo mais sofisticado e permite conversações simultâneas entre dispositivos diferentes, através de canais independentes. Switches de até 8 portas custam praticamente o mesmo que os hubs correspondentes. Hub manda pacotes para todas as portas. Switche manda pacotes para apenas o destino.

Hubs e Switches

Permissões

Os recursos compartilhados de um servidor podem ser acessados pelos demais computadores da rede. Por questões de segurança dos dados, esses acessos não são totalmente livres, são protegidos por senha. Definem a permissão de cada usuário para utilizar o recursos.

Logon e Login
  

O login é o nome que identifica o usuário. Além do login é preciso fornecer uma senha. A operação de abertura de uma sessão para acesso à rede pe o logon. O logon consiste em fornecer um login e a senha.

Transmissão Serial

Não só as redes, mas também a maioria das interfaces para periféricos externos transmitem e recebem dados no formato serial, um bit por vez. No passado, a transmissão serial era mais lenta que a paralela, entretanto os atuais métodos de transmissão serial são extremamente rápidos. Permite utilizar cabos mais simples e mais baratos e atinge distâncias maiores.

Colisão

Quando vários dispositivos compartilham o mesmo meio de transmissão, existe o problema de colisão. 2 dispositivos tentam transmitir dados simultaneamente. Colisões não detectadas comprometem a integridade dos dadis e a confiabilidade da rede.