You are on page 1of 6

O zelo e mimo familiar fez com que ficasse um pouco deslocado. pois não gostava dos vizinhos Preferia a calma do estudo. ` ` ` Era uma criança feliz. Sua mãe era piedosa e puritana. escritor boêmio romântico que foi um dos gurus do romantismo.` ` ` ` ( 1844-1900 ) nasceu em Rocken. localidade próxima de Leipzig. dócil e leal. a irmã. ` Lia a Bíblia. em companhia feminina: a mãe. cidade às margens do rio Saale. no dia 15 de outubro. Prússia. Leu Schiller ( 1759. onde cresceu. Mudou-se então para Naumburg. rejeitando maiores relações com ele. para si e para os outros ` Em 1858. aluno exemplar. Seu pai e seus avôs eram pastores protestantes. onde havia estudado filósofo romântico Fichte ( 1762-1814 ). e os coleguinhas o chamavam de pequeno pastor. e cogitava continuar a linhagem. Nietzsche teve muito desse espírito religioso durante a infância. Em 1849 perdeu o pai e o irmão. .1805) e Byron (1768-1824). Nietzsche conseguiu uma bolsa de estudos na escola de Pforta. duas tias e a avó.

Seus músculos peitorais se distendem. onde estudou filosofia e teologia. Em 1867 é chamado para o serviço militar. Escreveu um trabalho escolar sobre Teógnis (século VI a. Saindo de Pforta. Seu professor preferido. partiu então para Bonn. na maturidade. criticou-o. Com essas leituras. e arriscou atuar nas artes masculinas de fumar e beber. Nietzsche teve um período de orgias sensuais. Ritschl. Gostou muito de Platão (428-348 a.` ` ` O Romantismo teve uma importância decisiva na juventude de Nietzsche. Junto com seus colegas.) e Ésquilo (525-456). que mais tarde.C. o persuadiu a mudar para Leipzig e se dedicar à filologia. grego e a cultura grega. autores clássicos. C). o latim. Estudou muito na adolescência: a bíblia. mas teve um acidente quando montava a cavalo. começou a se afastar do cristianismo. de cultura grega. . e mais a influência de alguns professores. ` . abandonando-as em seguida por considerá-las corruptoras da percepção e pensamento.

e se interessava por música e poesia. "O drama musical grego". Tinha 24 anos. A partir desses estudos. Lá conheceu um dos únicos amigos cuja amizade durou até o fim. Dá aulas sobre Ésquilo e palestras. em 1869 lhe propôs o posto de professor e ele aceitou. C). Alguns não concordam com Nietzsche. Nietzsche completou seus estudos brilhantemente em Leipzig. mas todos o consideram um jovem de futuro promissor . ` Queria viajar para Paris. ` Nietzsche ocupa-se com muito trabalho. que era professor de teologia. como: "Sobre a personalidade de Homero". Diógenes Laércio (século III) e Hesíodo (século VIII a. Redige um texto. e realizou estudos sobre Homero. conseguiu precocemente o cargo de professor de filologia clássica da Universidade de Leipzig.` Seguindo o mestre. Overbeck. mas o professor Ritschl. A origem e finalidade da tragédia.

 Ocorre a guerra civil da França.  Por volta de 1865. Essa doença pode ser a origem dos problemas de saúde que o atormentaram por toda a vida. embora quisesse mais do que isso.  Antes da guerra. Passa então. Nietzsche e Wagner se encontraram. e queimam-se os arquivos do museu do Louvre (Paris). se encontraram. Conclui o primeiro livro. Nietzsche gostava de sua músicas. um professor da universidade casado com a irmã de Wagner. Era bom pianista e suas composições musicais chegam a dar bom volume. Meditou sobre o assunto enquanto atuava como enfermeiro. Em 1870 ocorre a Guerra Franco Prussiana. O livro tem forte influência de Wagner (1813-1883) e Schopenhauer. afim de continuar suas atividades. Através de Brockhauss. em 1868. ` Nietzsche foi músico amador. Nietzsche participa da guerra como enfermeiro. Nietzsche fica desesperado. mas logo adoece. como Tristão e Isolda. Recupera-se lentamente e volta para a Basiléia . ` Nietzsche passou a visitar Wagner em Tribschen. pois considera um crime contra a cultura. Fica com a idéia de que o estado e a política são antagonistas. que não ficava longe da Basiléia. com disenteria e difteria. O nascimento da tragédia no espírito da música. a realmente se interessar por filosofia. . Caracterizou o lugar como seu lar e seu refúgio. passava por uma livraria quando viu a reedição de um livro que não havia feito muito sucesso na época em que foi feito: O mundo como vontade e representação. Wagner era profundo conhecedor da filosofia de Schopenhauer. Encontrou nele um espelho no qual redescobriu a vida com uma natureza assustadora.

em 1888. expressa em bizarras cartas. afasta os alunos. Estudos recentes se inclinam antes para um cancro no cérebro. É polêmico. O sucesso de Nietzsche. Nice. por conseguinte. após ter-lhe feito esperar sentimentos recíprocos. Gênova. para os leitores do porvir. sua irmã morre confortavelmente sob a tutela nazista. ` Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar o posto de professor. chegando a conclusão de que nascera póstumo. No início desta loucura. ` Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas (Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua própria maneira de minimizar os efeitos da sua doença).` ` Em 1872 Nietzsche voltou à Basiléia. Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. tendo em vista a repulsa de Nietzsche ao anti-semitismo em seus escritos. Desgostoso com o silêncio sobre o seu primeiro livro. tratou de difundi-la. quando de uma estada em Nice. mas capacitador do desenvolvimento das faculdades humanas. Fala sobre a difusão da cultura na Alemanha. Falácia. Turim. No mesmo ano. Profere palestras. coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã. mas envolvente. sobreveio quando um professor dinamarquês leu a sua obra Assim Falou Zaratustra e. Nietzsche encarna alternativamente as figuras míticas de Dionísio e Cristo. Lhe vêm a idéia de que a filosofia é o médico da civilização. Entretanto. Sua voz. a quem pede em casamento. Começa então uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza. A filosofia deve ser crítica. Sua irmã Elizabeth Vöster Nietzsche falseou seus escritos após a sua morte para apoiar uma causa anti-semita. entretanto. afunda no trabalho e na reflexão. começa a escrever o Assim Falou Zaratustra. afundando depois em um silêncio quase completo até a sua morte. ` Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que. ` Uma lenda dizia que contraiu sífilis. . ` Durante toda a vida sempre tentou explicar o insucesso de sua literatura. que eventualmente pode ter origem sifilítica. Ela recusa. inaudível. Defende a tese de que o ensino não deve ser apenas profissionalizante. Sils-Maria«): ` Em 1882 ele encontra Paul Rée e Lou Andreas-Salomé. Redige uns pedaços de A filosofia na época trágica dos gregos. não passiva. durando até a sua morte.