Continente Europeu

Aspectos Físicos
‡ Relevo: 75% das terras européias são planas.

Maciços Antigos
‡ Montanhas muito antigas do norte e do leste do continente.

Planícies Centrais

Cordilheiras Recentes
‡ Montanhas jovens e de elevada altitude.
Alpes Suiços

Cáucaso

Clima
Dada a posição da maior parte do continente europeu na zona temperada e de uma pequena extensão na zona fria do hemisfério Norte, os climas característicos da Europa apresentam quatro estações, duas das quais são mais marcadas: o Inverno, com temperaturas mais baixas, e o Verão, com temperaturas mais elevadas.

Vegetação
Tundra - O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra.

Estepes - São formações vegetais de planície (foto), sem árvores, com uma vegetação herbácea como as pradarias, porém mais esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, portanto na faixa de transição de climas úmidos (temperados ou tropicais) para os desertos.

Vegetação Mediterrânea Ocorre nas áreas de clima mediterrâneo. Nas áreas de maior altitude, onde os níveis de precipitação são maiores, há desenvolvimento de florestas, principalmente de cedro e pinho. Em áreas mais secas, de menor altitude, há predominância de vegetação arbustiva.

EUROPA OCIDENTAL
ASPECTOS GERAIS
É integrada por nações capitalistas desenvolvidas e democráticas, nas quais a maior parte apresenta elevada qualidade de vida.

EUROPA OCIDENTAL

EUROPA OCIDENTAL
ALEMANHA

‡ Com a reunificação em 1990, a Alemanha tornou-se a maior potência econômica e nação mais populosa da Europa Ocidental. ‡ Há estímulo do governo para investimentos na parte oriental que herdou um ³atraso´ econômico do antigo regime socialista. ‡ A maior concentração industrial localiza-se nos vales dos rios Reno e Ruhr.

EUROPA OCIDENTAL
ALEMANHA

INDÚSTRIA ‡ Na indústria destaca-se nos setores: ‡ Siderúrgico: Thyssen, Krupp ‡ Automobilístico: Volkswagen-Audi, DaimlerBens-Chrysler e BMW. ‡ Farmacêutico: Bayer ‡ Eletrônico/telecomunicações: Siemens

EUROPA OCIDENTAL
ALEMANHA

PROBLEMAS INTERNOS ‡ O principal problema interno é o crescimento de grupos de extrema direita e neonazistas contrários à permanência de imigrantes provenientes de países pobres.

EUROPA OCIDENTAL
FRANÇA

INDÚSTRIA ‡ Destaca-se na atividade industrial em: ‡ Automóveis: Renault, Citroën e Peugeot. ‡ Aeronáutica: Airbus. ‡ Química: Rhodia, Saint-Gobaim e Péchiney. ‡ Telecomunicações: Alcatel.

O primeiro Airbus A380 concluído no evento A380 Reveal em Toulouse, em 18 de Janeiro de 2005_ A Airbus é um dos símbolos da globalização da economia francesa e européia.

EUROPA OCIDENTAL
FRANÇA

INDÚSTRIA ‡ Destaca-se a agroindústria com uva e vinhos finos. ‡ O país depende de energia nuclear: cerca de 75% do total consumido, havendo jazidas de urânio no Maciço Central.

EUROPA OCIDENTAL
FRANÇA

PROBLEMAS INTERNOS ‡ A nação também conheceu crescimento de grupos de extrema direita anti-imigrantes estrangeiros.

EUROPA OCIDENTAL
REINO UNIDO E A IRLANDA

‡ ‡ ‡

O Reino Unido é uma monarquia parlamentarista constituída por quatro nações: Inglaterra, País de Gales, Escócia e da Irlanda do Norte. Londres, sua capital, é um importante centro industrial, financeiro e de serviços. Outros centros relevantes são: Birmingham, Manchester, Liverpool, Cardiff e Edimburgo.

Palácio de Westminster, Londres

EUROPA OCIDENTAL
REINO UNIDO E A IRLANDA

INDÚSTRIA ‡ Destaca-se no setor: ‡ Petroquímico: Shell e BP (British Petroleum), com exploração de petróleo e gás natural no mar do norte. ‡ Químico e farmacêutico: Glaxo Welcome. ‡ Alimentício: Unilever.

EUROPA OCIDENTAL
REINO UNIDO E A IRLANDA
PROBLEMAS INTERNOS ‡ O principal é a atuação do IRA ± Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês) ‡ Grupo separatista que luta contra o domínio do Reino Unido sobre a Irlanda do Norte. ‡ O IRA representa a minoria católica e deseja a unificação com a República da Irlanda
(EIRE)

EUROPA OCIDENTAL
REINO UNIDO E A IRLANDA

REPÚBLICA DA IRLANDA - EIRE ‡ A maioria da população é católica. ‡ A nação apresenta menor desenvolvimento quando comparada ao Reino Unido. ‡ Um dos setores que mais se destaca é a produção de softwares, seguida da indústria de laticínios e frios, produtos químicos e eletrônica.

EUROPA OCIDENTAL
ITÁLIA

INDÚSTRIA Destaca-se: ‡ O conglomerado estatal IRI, que envolve siderurgia, construção naval, comunicações e aviação civil. ‡ Petroquímico: Agip ‡ Automóveis: Fiat-Ferrari ‡ Alimentício: Parmalat ‡ Têxtil: Benetton

EUROPA OCIDENTAL
ITÁLIA

PROBLEMAS INTERNOS ‡ O principal é a desigualdade regional entre o norte rico e sul menos desenvolvido. ‡ O norte é industrializado, e regiões como Roma e Veneza destacam-se na atividade turística. ‡ O sul é menos desenvolvido, sendo composto pela região da Calábria, Sicília e Sardenha.

EUROPA OCIDENTAL
PAÍSES NÓRDICOS
‡ Caracterizam-se pelo excelente nível nos serviços de saúde, educação e previdência social.
Países nórdicos destaques econômicos
Suécia Noruega Finlândia Dinamarca Islândia
FERRO (região da Lapônia ao norte), veículos pesados (Volvo-Scânia) e telecomunicações (Ericsson) Petróleo , madeira/papel e pescado (com destaque para o litoral recortado de fiordes) Madeira (Taiga)/papel, softwares e telecomunicações (Nokia) Agroindústria de laticínios e frios, têxtil e brinquedos Pescado e energia geotérmica

EUROPA OCIDENTAL
BENELUX
‡ ‡ Bloco de países integrados por: Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. O mais industrializado é a Holanda (Países Baixos), sobressaindo em alimentos, petroquímica e eletrônica (Phillips). Alta densidade demográfica: 380 hab./Km². O relevo e dominado por depressões e planícies. Um engenhoso sistema de diques e de drenagem propiciou a conquista de territórios (pôlderes) em relação ao mar.

Os moinhos são o símbolo nacional dos Países Baixos

‡ ‡ ‡

EUROPA OCIDENTAL
PAÍSES ALPINOS

‡ As nações alpinas são: Suíça, Áustria e Liechtenstein. ‡ A Suíça destaca-se em alimentos como a Nestlé, instrumentos de precisão como relógios e sistemas financeiros. ‡ Na Áustria os setores importantes são o químico, o madeireiro e o têxtil.

EUROPA OCIDENTAL
ESPANHA, PORTUGA E GRÉCIA

‡ Até meados da década de 70 estes países integravam o grupo de países menos desenvidos da Europa. ‡ Os três países se destacam na agricultura mediterrânea (azeitona, azeite, uva e vinho, frutas cítricas e cereais), na pesca e turismo. ‡ A construção naval é particularmente importante na Grécia.

EUROPA OCIDENTAL
ESPANHA, PORTUGAL E GRÉCIA

‡ A Espanha é o país mais rico, com grande reservas de carvão e ferro, destacando-se na siderurgia, automóveis, petroquímica, têxtil, telecomunicações (Telefônica), setor financeiro (Bancos Santander e Bilbao Viscaya). ‡ Os principais centros industriais são Madri, Bilbao (região do País Basco) e Barcelona (região da Catalunha).

EUROPA OCIDENTAL
ESPANHA, PORTUGA E GRÉCIA

PROBLEMA INTERNOS ‡ O principal problema geopolítico é a atuação do grupo separatista e terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade), que luta por um Estado independente com o fim do domínio espanhol no País Basco.

A Europa Oriental
‡ A Classificação do continente europeu em Ocidental e Oriental surgiu após a Segunda Guerra Mundial, numa referência à bipolarização do mundo.

A Yugoslávia se dividiu em Sérvia e Montenegro

1980: EUA comanda boicote às Olimpíadas de 1980, em Moscou.

Alvo de Disputas
‡ Os países do Leste Europeu foram objeto de disputa pelas três principais potências que dominaram a região até 1918: o Império Austríaco, Turco-Otomano e o Império Russo.

Dominação Russa e Soviética
‡ 2ª Guerra: A URSS conseguiu alargar suas fronteiras mediante a ocupação militar das repúblicas bálticas ( Estônia, Letônia e Lituânia) ‡ Fim da 2ª guerra mundial a Europa estava dividida pela cortina de ferro . Os países do leste ficaram sob o domínio da URSS que impôs a economia planificada. ‡ Desde á ocupação soviética aconteceram vários levantes populares que eram abafados pelo exército do Pacto de Varsóvia.

Consequências do fim da URSS
‡ O fim da URSS significou a adoção da maioria dos países do leste Europeu, de modelos democráticos parlamentares semelhantes aos da Europa Ocidental

A Situação das Economias Planificadas com a Crise do Socialismo
‡ Os países da extinta URSS não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial . Os países de economia planificada priorizavam as indústrias de base, de armamento e a corrida espacial

Dados de 2009 Abertura do Mc Donald¶s na Rússia em 1990

O LESTE EUROPEU
Os países do leste europeu giravam em torno da URSS; daí serem chamados de países satélites. Nestes países só o partido comunista era legal, havia censura aos meios de comunicação e forte repressão. As modificações sofridas pela URSS na década de 80 facilitou o movimento de democratização nestes países.

REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA 1990
‡ Situação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial: Alemanha Ocidental Capitalista Alemanha Oriental Socialista

SITUAÇÃO DA ALEMANHA OCIDENTAL
‡ Crescimento econômico com o auxilio dos Estados Unidos; ‡ Seu PIB tinha alcançado o do Reino Unido e o da França

SITUAÇÃO DA ALEMANHA ORIENTAL ‡ Padrão de consumo menor que o da Alemanha Ocidental; ‡ Fuga em massa para a Alemanha Ocidental -1ª semana de 1961, 40 mil alemães orientais fugiram para a Alemanha Ocidental.

CRIAÇÃO DO MURO DE BERLIM 1961
‡ Iniciativa da Alemanha Oriental

ALEMANHA OCIDENTAL APÓS A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM ‡ Tinha se tornado um dos países mais ricos do mundo; ‡ O país vivia em regime democrático, podendo eleger seus candidatos e manifestar livremente suas opiniões.

ALEMANHA ORIENTAL APÓS A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM ‡ Era um país razoavelmente desenvolvido; ‡ Não possuíam liberdade política; ‡ Promoveram uma série de manifestações, exigindo melhor qualidade de vida e democracia.

DERRUBADA DO MURO DE BERLIM
‡ 9 DE NOVEMBRO DE 1989

REUNIFICAÇÃO
‡ Negociação com Gorbachev para a retirada de suas tropas após 45 anos de ocupação. ‡ Julho de 1990 realizou-se a união monetária e econômica, tendo o marco como moeda única ‡ 3 de outubro de 1990- Alemanha voltou a ser um só país.

DEMOCRATIZAÇÃO NO LESTE EUROPEU
‡ POLÔNIA Primeiro país a conseguir sua liberdade democrática através do Sindicato Solidariedade e da Igreja Católica.

‡ ROMÊNIA 1989- O poder de Nicolae Ceausescu foi derrubado através de uma revolta popular. Ele e sua esposa foram fuzilados diante das câmaras de televisão.

‡ TCHECOSLOVÁQUIA A transição para a democracia ficou conhecida como Revolução de Veludo

‡ Em 1º de janeiro de 1993, através de um plebiscito o país foi dividido em : República Tcheca e a Eslováquia.

IUGOSLÁVIA
GOVERNANTE- TITO FORMAÇÃO- Seis Repúblicas: Sérvia, Croácia,Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. ‡ CARACTERÍSTICAS DAS REPÚBLICAS Eram habitadas por diversos povos, com língua, hábitos, costumes e religiões diferentes. ‡ ‡

‡ Existia uma grande diferença econômica entre as repúblicas. ‡ Durante o governo de Tito estas diferenças foram compensadas pela ação do Estado. Um Estado Forte e Poderoso ‡ Após morte de Tito as repúblicas mais ricas manifestaram desejos separatistas e várias outras clamaram pela democracia.

GUERRA NA BÓSNIA
‡ 1989- SLOBODAN MILOSEVIC, foi eleito Presidente da República Iugoslávia da Sérvia. ‡ Política adotada desde 1988 Defender as minorias sérvias dos novos governos separatistas . ‡ Reação das outras repúblicas iugoslavas:

‡ ESLOVÊNIA e a CROÁCIA- Realizaram eleições presidências e, em junho de 1991 declararam-se independentes. ‡ BÓSNIA-HERZEGOVINAEm outubro de 1991 o Parlamento bósnio declarou a independência do país, mas a minoria servia não aceitou a decisão.

‡ Milosevic, forneceu armas, munições e treinamento aos sérvios que viviam na Sérvia, e eles iniciaram uma guerra contra o governo eleito. ‡ A ONU, logo após os primeiros ataques, decretou um bloqueio internacional, que de nada adiantou a guerra prosseguiu por três anos. ‡ Em 1995 chegou-se a um acordo: Sessenta mil soldados da ONU deveriam garantir a paz na região.

GUERRA DE KOSOVO 1989
‡ No início de 1989, os kosovares iniciaram um movimento armado para separar-se da Iugoslávia. ‡ Milosevic, ordenou uma violenta ofensiva contra os kosovares. ‡ A OTAN pressionou Melosevic para acabar com a guerra. ‡ Com o fim da guerra, Melosevic, às escondidas, incentivava ataques à população kosovares.

‡ Em 1999 a OTAN, liderada pelos Estados Unidos, lançou um bombardeio aéreo maciço sobre a Iugoslávia, durante 78 dias. ‡ Em 9 de junho de 1999, Milosevic aceitou o plano de paz proposto pelo G-8. ‡ Kosovo passou a ser administrada pela ONU.

MILOSEVIC
‡ Foi indiciado por crimes contra a humanidade, e submetido a julgamento pelo Tribunal Penal, com sede em Haia. ‡ Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic
da Folha On-line

Questões

A Primavera de Praga foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, cujo objetivoera modificar as estruturas políticas, econômicas e sociais naquele país. O líder do movimento era Alexander Dubcek, que lançou estas posturas políticas em 5 de abril de 1968.

Exército do pacto de Varsóvia ocupando as ruas e abafando os conflitos.

‡ 1) De que maneira se consolidou o domínio soviético sobre os países do Leste Europeu?

‡ 2) Quando surgiu a classificação do continente europeu em Ocidental e Oriental? Explique o motivo.

Fila de desempregados na Rússia

http://josecarlosalexandre.blogspot.com/20 09_11_01_archive.html

‡ As imagens acima retratam a crise da URSS e da Rússia no Pós-Guerra Fria

‡ 3) Por que os países do bloco socialista tiveram dificuldades para competir no mercado capitalista, principalmente com os países da Europa Ocidental e com os EUA?

A corar a roupa

Zinaida Serebriakova

‡ 4) O quadro acima retrata uma forma de relevo predominante no centro do Continente Europeu. Que forma de relevo é esta? Explique sua formação.

‡ 5) Quais são os aspectos gerais de parte do Continente Europeu destacado acima?