You are on page 1of 11

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LEITE EM FUNÇÃO DE TÉCNICAS PROFILÁTICAS NO MANEJO DE PRODUÇÃO

Ciênc. agrotec. v.29 n.1 Lavras jan./fev. 2005 Paola Kiara Guerreiro; Márcia Regina Fragoso Machado; Gilberto Costa Braga; Eliane Gasparino; Alexandra da Silva Martinez Franzener .

.A correta adoção de medidas de higiene adequadas na produção. armazenamento e transporte do leite podem prevenir a contaminação de microrganismos psicrotróficos que representam um grave problema econômico para a indústria de laticínios.

‡ As bactérias psicrotróficas são o grupo que mais contribui para deterioração do leite e produtos lácteos. .Bactérias psicrotróficas ‡ Bactérias psicrotróficas pertencem a diversos gêneros que podem se multiplicar em temperaturas baixas.

Bactérias psicrotróficas ‡ Listeria monocytogenes. Yersinia enterocolitica e Bacillus cereus são bactérias psicrotróficas associadas com intoxicações alimentares após consumo de leite ou produtos lácteos. .

O leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: ‡ De dentro da glândula mamária. ‡ Da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque . ‡ Da superfície exterior do úbere e tetos.

.As medidas profiláticas realizadas foram as seguintes: ‡ Higiene de Utensílios e equipamentos.

‡ Higiene dos operadores/ordenhadores. .

.‡ Limpeza do Ambiente.

‡ Manejo dos animais . .

UFC X PERÍODO .

OBRIGADA! .