TEMPO PARA A GESTÃO DE TEMPO

A Qualidade da Estratégia

OBJECTIVOS GLOBAIS Esta acção visa colocar à disposição dos participantes princípios que permitirão alcançar qualidade no desempenho pessoal e profissional. . Ficarão aptos para identificar a necessidade de reflectir sobre a duração dos acontecimentos e dominar técnicas para ganhos de tempo na gestão das prioridades.

A vida é cronometrada ao segundo..COMPREENSÃO DO TEMPO O tempo é o recurso mais escasso e valioso Em plena economia global o tempo. é mais do que nunca. . dinheiro Vence o mais rápido e o que alcança os objectivos no prazo mais curto..

COMPREENSÃO DO TEMPO A relação das pessoas com o tempo é variável e complexa Os hábitos e as atitudes moldam o uso do tempo No trabalho ou em casa procuramos a eficácia no uso do tempo .

:tecnológico) Imprevistos Globalização .e.COMPREENSÃO DO TEMPO Variáveis endógenas Fácil de gastar Permanente utilização Escasso .Duração limitada Representa Dinheiro Variáveis exógenas Hábitos e atitudes Meio envolvente (p.

USO DO TEMPO Poucas pessoas admitem que grande parte do seu dia (de trabalho) foi inútil A única maneira de gerir melhor o tempo é analisar a forma como se utiliza e procurar a distribuição mais eficaz .

Fixa a altura em que vai começar e assegura a finalização dentro do prazo acordado? .Concentra-se primeiro nas tarefas mais agradáveis? .considera a duração da execução? . projectos a decorrer . rotineiros.Distrai-se com chamadas telefónicas ou tem um sistema para as resolver? Categoriza os assuntos? .USO DO TEMPO Avalie o seu dia Como divide o dia? . importantes.urgentes. prioritários.Dá prioridade aos assuntos urgentes? .

USO DO TEMPO Custo do Tempo Calcule o custo do seu tempo para compreender o quanto não está a ser utilizado eficientemente. utilizando a fórmula custo por hora de trabalho = custo por minuto 60 minutos Com a ajuda de um Diário do Tempo certamente ficará com um bom ponto de partida para identificar as áreas a melhorar .

USO DO TEMPO Distribuição Ideal Tarefas de Rotina: Projectos a Decorrer: Planeamento: 15% 25% 60% Real 60% 25% 15% .

USO DO TEMPO Avaliação da Eficiência Quão perto está o seu modelo de distribuição ideal: 60.25.15? Planeie o seu dia de trabalho e verifique os resultados .

importância e duração da execução tarefa) Elaborar uma lista e classificar as tarefas (elevada. média e baixa) Compromisso com um início .PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DO TEMPO Objectivos Específicos Estabelecer prioridades de acordo com os objectivos (considerando a urgência.

e. trabalho arriscado/ incomum.PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DO TEMPO Objectivos Específicos (cont) Urgente e Importante (tendência para escolher o urgente seja muito ou pouco importante) Evite a Prorrogação (a prorrogação é o ladrão do tempo. p. tarefas fastidiosas.etc) .

logo o desconhecido) Planear o Tempo Flexibilidade (para possíveis alterações) Considerar o prazo para os acontecimentos: .curto .PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DO TEMPO Criatividade (porque se aborda o futuro.longo .médio .

LEIS E PRINCÍPIOS DA GESTÃO (algumas) Lei de Pareto ou dos 20/80 80% dos resultados obtém-se com 20% de esforço Lei das Sequências Homogéneas de Trabalho O trabalho interrompido leva mais tempo a concluir do que se for feito em acto contínuo Lei de Parkinson O tempo investido no trabalho varia em função do disponível e não do necessário .

A MAIS VALIA DA ESTRATÉGIA NA GESTÃO DO TEMPO Melhora a Qualidade de Vida Aumento da Produtividade com menor desperdício de tempo (custo) Favorece as relações sociais Diminui o stress Melhora o Desempenho Motivação Incentiva esforços Potência o desenvolvimento de sinergias Elimina fragilidades .