To help protect your privacy, PowerPoint prevented this external picture from being automatically downloaded.

To download and display this picture, click Options in the Message Bar, and then click Enable external content.

Pá carregadeira / Tratores

4. Quando em trabalho a céu aberto possuir teto de fibra ou metal 7. Possuir proteção frontal de vidro ou acrílico . 2. Cinto de segurança. Sinal sonoro de Ré. 6. Sinal luminoso quando em locais com galpões. 3. Possuir extintor PQS. 5. Quando em galpões fechados ser movida por gás veicular.Quesitos de segurança: Toda pá carregadeira e/ou similar deve possuir: 1.

Ao parar o equipamento sertificar-se que o freio está acionado E o equipamento esta em local plano com a Pá abaixada. 5. Não manter a Pá carregada e suspensa quando o equipamento estiver parado. Pedir para o motorista do caminhão a ser carregado que saia da cabine e se afaste. Ao abastecer o equipamento durante o trabalho mante-lo desligado e preferencialmente afastar-se do equipamento. Somente pessoas Habilitadas e identificadas poderão operar a Pá carregadeira. 3. 6. . 7. Fazer check list diário Para verificar condições do equipamento. 2. 4. Usar os EPI´s corretamente.Procedimento de segurança: 1.

De uso especifico: 1. 10. 2. 3. Luvas de raspa ou vaqueta. É proibido carona. EPI´s De ordem geral: 1.Procedimento de segurança: 8. 2. Não transportar ou suspender pessoas com o auxilio da Pá. Qualquer alteração no seu funcionamento comunicar superior Imediato. Capacete . 9. Calçado de segurança. Protetor auditivo. Óculos de proteção.

. click Options in the Message Bar. Importante: a força máxima e real da Pá carregadeira é no movimento de empurrar o material com a pá abaixada Porque é quando seu centro de gravidade está melhor apoiado. and then click Enable external content. PowerPoint prevented this external picture from being automatically downloaded. Quanto a movimentação: 1. To download and display this picture.To help protect your privacy.

To download and display this picture. Importante a Pá carregadeira perde 40% de sua força de Sustentação quando esta no movimento lateral ou seja se sua carga real é de 5000 k no movimento lateral essa Carga cai para 3000 k porque seu centro de gravidade está Deslocado. Quanto a movimentação: 1. and then click Enable external content. . click Options in the Message Bar.To help protect your privacy. PowerPoint prevented this external picture from being automatically downloaded.

pois o centro de gravidade dessas máquinas é muito alto.Riscos na operação: A operação de tratores e Pás carregadeiras em terrenos muito inclinados. Outros cuidados que o tratorista deve ter ao operar em terrenos inclinados são: . pode provocar o seu tombamento.

5 . . o motor.Utilize a embreagem de forma suave e devagar.Não trabalhe próximo a barrancos ou valas profundas. 6 .Afaste as rodas trapeiras do trator. 8 . principalmente quando engatado de implemento. especialmente em subidas.Calce e freie o equipamento. mantenha uma distância de.A utilização correta das marchas ajuda os freios a conter o equipamento em descida.Nunca use o ponto morto. principalmente em descidas. carreta. tanto em descidas como em subidas. 7 .No caso de choque ou tombamento.Utilização: 1 . etc. poderá haver início de incêndio. 2 . 3 . verifique se os mesmos estão corretamente calçados. entre o equipamento e o início da ribanceira. quando estiver parado. imediatamente.Não passe a marcha durante uma subida ou descida. mas sim antes de iniciá-las. a altura do barranco ou vala. desligue. principalmente em subida. para evitar o tombamento lateral. 4 . Caso contrário. aumentando a distância entre elas. Se tiver de fazê-lo.Ao desengatar máquinas e implementos do equipamento. pelo menos. e 9 .