You are on page 1of 20

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Cristiano Corrêa de Paula

BEHAVIORISMO 

A forma mais simples de aprendizagem é a habituação, isto é, a diminuição da tendência para responder aos estímulos que, após uma exposição repetida, se tornaram familiares

Definição  Teoria da aprendizagem (humana e animal) que se centra apenas nos "comportamentos objetivamente observáveis" negligenciando as atividades mentais... . A aprendizagem é simplesmente definida como a aquisição de um novo comportamento.

.o EI (estímulo incondicionado) .que surge antes do condicionamento e evoca uma RI (resposta incondicionada).o EC (estímulo condicionado) .estímulo que se emparelha sucessivamente ao EI e que acaba por evocar uma RC (resposta condicionada) em geral semelhante à RI.no "condicionamento operante" a "RC é emitida do interior do organismo" (Skinner).      O "condicionamento" é um processo universal de aprendizagem: 1) Condicionamento clássico : engloba o reflexo natural de resposta a um estímulo. Críticas: . Trata-se de um simples sistema de retroação (feedback) que obedece à lei do efeito de Thorndike segundo a qual a tendência para realizar a resposta é fortalecida se esta for seguida de recompensa (reforço) e enfraquecida se não o for. O organismo aprende a associar dois estímulos : . 2) Condicionamento instrumental (operante) : que envolve o reforço da resposta ao estímulo. Ao contrário do que acontece no "condicionamento clássico" .em que a RC é evocada pelo EC .

Trata-se de um simples sistema de retroação (feedback) que obedece à lei do efeito de Thorndike segundo a qual a tendência para realizar a resposta é fortalecida se esta for seguida de recompensa (reforço) e enfraquecida se não o for. 2) Condicionamento instrumental (operante) : que envolve o reforço da resposta ao estímulo. .no "condicionamento operante" a "RC é emitida do interior do organismo" (Skinner).em que a RC é evocada pelo EC . Ao contrário do que acontece no "condicionamento clássico" .

 1)Condicionamento Clássico: Engloba o reflexo natural de resposta a um estímulo .

Trata-se de um simples sistema de retroacção (feedback) que obedece à lei do efeito de Thorndike segundo a qual a tendência para realizar a resposta é fortalecida se esta for seguida de recompensa (reforço) e enfraquecida se não o for.    2) Condicionamento instrumental: que envolve o reforço da resposta ao estímulo. .

.  3) Condicionamento Operante: Apresentação automática das questões e análise da resposta em função do comportamento critério.

GESTALT  A Gestalt surgiu nas primeiras décadas deste século como uma espécie de resposta ao atomismo psicológico. o complexo viria pura e simplesmente da reunião de seus elementos mais simples. pelo menos o mesmo. senão enquanto partes formadoras daquele todo. era uma escola de adição. . A Escola da Forma dizia o contrário: não podemos separar as partes de um todo pois dele elas dependem e não fazem sentido. escola que pregava uma busca do todo psicológico através da soma de suas partes mais elementares.

por exemplo. o que ligaria seus elementos seria o espírito . Um desenho. não é um todo. mas o que estaria produzindo a forma total que percebemos. perceberíamos os elementos separadamente e só então eles formariam o todo através de uma ação do espírito. de uma percepção mental. Sendo assim.MONISTAS E DUALISTAS  Os monistas: os primeiros acreditavam existir uma percepção mental que diferiria da sensorial.

Para os monistas o esquema da percepção seria. enquanto que os monistas realmente romperam com eles. basicamente: estímulos sensoriais -> forma > sensação. Encontram-se nessa corrente muitos resquícios do atomismo psicológico. que é ele quem as determina. ao sustentarem que as partes dependem mais do todo que ele destas. .

Todos os elementos aparecem ao mesmo tempo. Cada parte é percebida como elemento formador do todo. os elementos de uma forma não existem em si. um tomar um ou outro como figura ou fundo tornaria a experiência diferente. pertencente a ele. . Para os monistas. singularmente. forma e matéria não são separáveis. isso só seria possível através de abstração. e um observar um ou outro.

Estas normas podem ser resumidas como: . chegou-se á elaboração de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Observando-se o comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção.

. nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. seja nas cores. .Proximidade: Partes mais próximas umas das outras.Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos.em um certo local. inclinam-se a ser vistas como um grupo. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual. .

.Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção.Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas. . . compondo uma figura que tem limites bem marcados.Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma. . É praticamente a lei mais importante. para melhor assimilação da imagem.

Se conhecermos anteriormente determinada forma. com certeza a compreenderemos melhor. por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior. .Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo. pensamento anterior ao Gestalt. .

Segundo as explicações da Gestalt. à medida que recusa-se o exercício mecânico no processo de aprendizagem. . retenção e transferência. os três elementos primordiais da aprendizagem são: aquisição.GESTALT NA EDUCAÇÃO  A aplicabilidade da Gestalt na educação torna-se importante. Apenas as situações que ocasionam experiências ricas e variadas levam o indivíduo ao amadurecimento e à emergência do insight.

O aluno aprende a partir da emergência de uma estrutura que organiza o caos anterior que impossibilita a aprendizagem. A aprendizagem se efetua somente na medida em que se estabelece no campo das relações estruturadas. possibilitando o aparecimento da totalidade organizada. 1) Aquisição: Ocorre exatamente por meio do insight. .

. Contudo. limitase à contingência das próprias estruturas a determinadas situações. 2) Retenção: É observada pela permanência das estruturas emergentes na memória do aluno e na sua reutilização.

 3) Transferência: Seria insignificante. caso considerássemos cada momento estruturado isoladamente. Conforme a Teoria do Traço. o isolamento das estruturas fica. A ligação existente entre as estruturas se dá por meio de um resíduo proveniente de uma estrutura que permite a conexão com o momento seguinte em que outra estrutura deverá emergir. em parte. . atenuado.