Instrumentos de Orientação

Hoje em dia podemos encontrar facilmente à venda uma série de instrumentos que nos ajudam a orientar. Se estivermos em viagem ou simplesmente perdidos, podemos utilizar:

Bússola Mapa GPS

Mas há 500 anos atrás, como se orientavam exploradores? Que instrumentos utilizavam?

os

Ao ³movimento´ do Sol na esfera celeste. a única estrela visível na nossa esfera celeste é o Sol.Orientação Diurna Durante o dia. chamamos de Movimento Aparente do Sol. .

Esses grupos de estrelas são designados por constelações. tal como faziam nos navegadores. Ursa Maior Ursa Menor Cassiopeia Quando olhamos o céu numa noite escura e sem nuvens. as quais podemos utilizar para nos orientarmos. conseguimos ver algumas estrelas a formar desenhos no céu. .Orientação Nocturna Durante a noite conseguimos ver uma enorme quantidade de estrelas.

As estrelas da Ursa Maior parecem-nos estar projectadas num ecrã gigante. mas isso é uma ilusão óptica. todas as estrelas parecem estar à mesma distância. Os astrónomos chamam Esfera Celeste a esse ecrã imaginário que envolve a Terra e onde se projecta a luz das estrelas. .Orientação Nocturna Para um observador na Terra.

Orientação Nocturna Esfera Celeste ± Cúpula esférica que observamos do lugar onde nos encontramos. que fica por cima da nossa cabeça. Zénite (Z)± ponto mais alto da esfera celeste. Horizonte do lugar ± é a superfície terrestre onde nos situamos. e a partir da qual começa a esfera celeste. .

Orientação Nocturna .

Orientação Nocturna Devido ao facto da Terra ser redondo. os habitantes do Hemisfério Norte vêm estrelas e constelações diferentes daquelas que são vistas pelos habitantes do Hemisfério Sul. Hemisfério Norte Hemisfério Sul .

Orientação Nocturna As estrelas também mudam de posição na esfera celeste. ao longo da noite e ao longo do ano. Para encontrares mais facilmente no céu uma estrela ou constelação deves utilizar um mapa celeste. . Isso acontece devido aos Movimentos de Rotação e de Translação da Terra.

em Abril. Mapa Celeste do céu de Portugal em Abril As estrelas rodaram no sentido das setas. . podemos verificar que as constelações mudaram de posição. por exemplo. com o mapa do céu de Portugal.Orientação Nocturna Se compararmos o mapa do céu de Portugal. em Dezembro.

. tal como faziam os navegadores portugueses durante a época dos Descobrimentos. podemos recorrer às suas coordenadas celestes. Estas coordenadas podem ser medidas com um astrolábio.Orientação Nocturna ² Coordenadas Celestes Para localizar um astro no céu. As coordenadas celeste para localizar uma estrela são a altura e o azimute.

É a distância angular entre a linha do horizonte e a estrela. . os astrónomos usam coordenadas celestes.  Altura A altura indica a posição do astro acima da linha do horizonte.Orientação Nocturna Como localizar uma estrela no céu? Para localizar um objecto celeste no céu.

.Orientação Nocturna Azimute O azimute é a distância angular entre o ponto cardeal sul e o ponto no horizonte por baixo do astro.

encontra-se a última estrela da cauda da Ursa Menor.a Estrela Polar. vamos começar por localizar no céu a Ursa Maior. Prolongando cinco vezes a distância entre as estrelas ³guardas´ (as estrelas 6 e 7 na figura) da Ursa Maior.Orientação Nocturna Como localizar no céu a Estrela Polar? Uma estela também pode ser localizada usando como referência as constelações. . No caso da Estrela Polar.

. o seu braço maior aponta para o pólo sul celeste.Orientação Nocturna A Estrela Polar encontra-se junto ao pólo norte celeste. No hemisfério sul. podemo-nos orientar pela constelação Cruzeiro do Sul ou Crux. o Norte. podemo-nos orientar pela Estrela Polar ou Polaris. No hemisfério norte. Indica por isso.

. 1. 2.Verifica se sabes pág. A altura de um astro (h) é uma coordenada celeste e é a distância angular da posição que esse astro ocupa acima do horizonte. O zénite (Z) de um lugar é o ponto mais alto da esfera celeste. 1. 1. 3. 29 1. 4. O azimute de um astro (A) é uma coordenada celeste e é a distância angular entre o ponto cardeal Sul e o ponto no horizonte que fica por baixo do astro. O horizonte de um lugar é a superfície terrestre a partir da qual começa a esfera celeste. 1.

Livro ± Página 26. figura 27 .

é muito importante para os habitantes do hemisfério norte. porque permite-nos a orientação na Terra. indicando-nos o ponto cardeal Norte. .A Estrela Polar. que é a última estrela da cauda da Ursa Menor.

AGOSTO SETEMBRO A Ursa Menor parece que rodou de este para oeste em torno da Estrela Polar que parece imóvel. .