Prof.

Alencah

Substância em maior quantidade nos seres vivos.

70% do corpo do humano.

Alguns seres vivos (esporos de bactérias, cistos de protozoários e sementes de vegetais) podem viver por muito tempo sem água. Anidrobiose. Apresenta uma região positiva (a dos hidrogênios) e uma negativa (a dos oxigênios). Ou seja, é uma molécula polar.

Pode dissolver diversas substâncias – sais, glicídios, proteínas, etc... A capacidade de dissolver é causa da:
Parte positiva da água que atrai a parte negativa da molécula a ser dissolvida;  E da parte negativa da água que atrai a parte positiva da molécula a ser dissolvida.

Podem aparecer de diversas formas:
Dissolvidos na água do corpo  Formando cristais (como carbonato de cálcio no osso)  Unido a moléculas orgânicas como o Ferro à hemoglobina.

Cálcio – forma o esqueleto, atua na contração dos músculos e na coagulação do sangue. Fósforo – Atua na transferência de energia, ligada a ácidos nucléicos. Sódio – Ajuda no equilíbrio osmótico do corpo, funcionamento dos nervos e das membranas celulares. Cloro – Atua junto com o sódio e forma o ácido clorídrico do estômago. Potássio – Mesmas funções do cálcio

Magnésio – Forma a clorofila, atua com várias reações enzimáticas. Ferro – Participa da hemoglobina e da respiração celular, sua falta causa anemia ferropriva. Iodo – faz parte dos hormônios da tireóide, controlando a taxa de metabolismo. Flúor – forma ossos e dentes Cobre – Participa da produção de hemoglobina, melanina e participa da respiração celular.