REACÇÕES QUÍMICAS

1

Velocidade das reacções químicas

REACÇÕES RÁPIDAS E REACÇÕES LENTAS

Para classificar uma reacção em rápida ou lenta, pensamos sempre no tempo que os reagentes demoram a transformar-se em produtos: nas reacções rápidas, os reagentes demoram pouco tempo para se transformarem em produtos; nas reacções lentas, a transformação dos reagentes em produtos demora muito tempo.

2

REACÇÕES RÁPIDAS E REACÇÕES LENTAS

3

A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS PODE ALTERAR-SE

Efeito da temperatura na velocidade das reacções Quando uma mesma reacção ocorre a temperatura mais elevadas, verifica-se que se torna mais rápida. Inversamente, quando se baixa a temperatura dos reagentes, a reacção torna-se geralmente mais lenta.

Maior temperatura
‡ Maior velocidade

Menor temperatura
‡ Menor velocidade
4

A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS PODE ALTERAR-SE

Efeito da concentração na velocidade das reacções Nas reacções químicas, em que pelo menos um dos reagentes está em solução, verifica-se, em geral, que: a velocidade aumenta quando se usa soluções mais concentradas; a velocidade diminui quando se usam soluções mais diluídas (menos concentradas).

Maior concentração
‡ Maior velocidade

Menor concentração
‡ Menor velocidade
5

A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS PODE ALTERAR-SE

Efeito do estado de divisão na velocidade das reacções Nas reacções químicas, em que pelo menos um dos reagentes está no estado sólido, verifica-se que a velocidade aumenta quando se usa o sólido em pedaços pequeninos, ou seja, muito dividido.

Maior estado de divisão
‡ Maior velocidade

Menor estado de divisão
‡ Menor velocidade
6

A VELOCIDADE DAS REACÇÕES QUÍMICAS PODE ALTERAR-SE

Efeito dos catalisadores na velocidade das reacções Há reacções químicas que ocorrem mais rapidamente na presença de determinadas substâncias que não têm nada a ver com essas reacções, enquanto que na presença de outras substâncias se tornam mais lentas. As substâncias que se adicionam aos reagentes com a finalidade de alterarem a velocidade das reacções químicas, sem se transformarem noutras diferentes, chama-se: catalisadores ou mais precisamente catalisador positivos, quando aumentam a velocidade de reacções; inibidores ou catalisador negativos, quando diminuem a velocidade de reacções.

Catalisador
‡ Maior velocidade

Inibidor
‡ Menor velocidade
7

VERIFICA SE SABES
Considera a reacção entre zinco sólido e ácido clorídrico para originar cloreto de zinco aquoso e hidrogénio gasoso. Selecciona entre as hipóteses A, B, C e D as que completam correctamente a frase que se segue. Quando, por qualquer processo, se aumenta a velocidade de reacção « A- « forma-se mais hidrogénio no mesmo intervalo de tempo. B- « forma-se menos hidrogénio no mesmo intervalo de tempo. C- « é necessário mais tempo para se formar a mesma quantidade de hidrogénio. D-« é necessário menos tempo para se formar a mesma quantidade de hidrogénio.
8

1-

2-

Diz justificando, como se altera a velocidade desta reacção química nas seguintes situações: 2.1- usa-se ácido clorídrico mais diluído. 2.2- usa-se a mesma quantidade de zinco mas em pedaços maiores; 2.3- aumenta-se a temperatura dos reagentes; 2.4- adiciona-se um catalisador.

9

BIBLIOGRAFIA
CAVALEIRO, M. Neil G. C.; BELEZA, M. Domingas ² FQ Sustentabilidade na Terra. 8º ano, 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Edições ASA, 2007. ISBN 978-972-41-5123-6

CAVALEIRO, M. Neil G. C.; BELEZA, M. Domingas ± FQ Sustentabilidade na Terra. 8º ano, 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Edições ASA, 2007. ISBN 978-97241-5123-6
10